sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Milagre nas pesquisa de globo e folha de SP

 Milagre da multiplicação dos tucanos:

desde o início do ano, a intenção de voto em Aécio oscila entre 16% e 20%, mostra o Datafolha; agora, o instituto dos Frias informa que, em eventual 2º turno, o tucano dobra dos 20% para 40% e 'empata' com Dilma, que tem 44%. Será?

Datafolha: 70% consideram o governo Dilma entre regular, ótimo e bom; Dilma vence no 1º turno com 36%

Fonte: CARTA MAIOR
______________________________________________________________

Datafalha: Aécio sobe sem sair do lugar !

Volume do Aécio está morto, mas ele cresce nos colonistas pigais …
O Conversa Afiada reproduz observação afiada de amigo navegante:

SENSACIONAL!!!!

E ainda tem o caso da inacreditável estabilidade do Aécio chova ou faça sol, dentro da margem de erro ou  mesmo cravados 20%, há três meses. O Data devia publicar em Anais de Estatística esse curioso fenômeno de uma oposição que cresce na interpretação pigal sem sair do lugar na Estatística.
Fonte: CONVERSA  AFIADA
_______________________________________________________________

Como desmoralizar o Datafalha

Dilma ganha no primeiro e perde no segundo: quá, quá quá !
Amigo navegante versado em Sociologia, Antropologia e Alquimia envia esse estudo de autoria desconhecida que desmoraliza o Golpe da Pesquisa Eleitoral, o GPE, praticado pelo Datafalha e o Globobe – clique aqui para ler os resultados do mais recente DataCaf.

Dilma pode ganhar já no 1º turno, mas se não ganhar, pode dar Aécio no 2º turno ou Eduardo Campos ou até Dilma mesmo.



Se essa conclusão é meio, digamos assim, ​aloprada​, é porque a pesquisa Globo-Datafolha de 17/07/2014 para as eleições presidenciais traz uma contradição em si. E um hiato não explicado entre os gráficos de inte​n​ção de votos do primeiro e do segundo turno que acaba por descrever a situação proposta acima.

Dilma ganha no 1º turno.
Já de algum tempo percebe-se uma estabilização – ​no Datafalha – ​nas intenções de voto para as eleições presidenciais de 2014. Dilma com algo em torno de 37%, Aécio 20%, Eduardo Campos próximo de 10% e Pastor Everaldo consistentemente em torno de 4%.

Basta reparar no ângulo da reta que resolve os pontos.


Isso daria a vitória a Dilma já no primeiro turno das eleições. O empate técnico – Dilma 36% X Todos os outros 36% – é na verdade um ruído estatístico provocado pela presença de 7 candidatos nanicos, com 5 deles pontuando. Na campanha eleitoral não serão sequer notados, dado o tempo exíguo de televisão que terão.

Há aqui um dado relevante. Existem 3 estratos diferentes nesses dados. O percentual de Dilma é praticamente 60% maior do que o de Aécio, o de Aécio é mais que o dobro do de Eduardo Campos. De Eduardo Campos para baixo, os valores são pequenos demais para serem distintos.



Logo, caso houvesse segundo turno, a polarização se daria entre Dilma e Aécio, mas não é isso ​o ​que os gráficos abaixo irão mostrar.

Dilma perde no 2º turno.

​Quá, quá, quá !​

Quando se analisa​m​ os gráficos de intenção de votos no segundo turno, ​segundo o Dataflha, ​o que se nota é uma contínua queda de Dilma com seus votos perdidos sendo consistentemente ganhos por Aécio e Eduardo Campos indistintamente.

Basta reparar no ângulo da reta que resolve os pontos.



Esses dados são incoerentes com a estabilização e com a situação estratificada mostradas nos gráficos do primeiro turno.

​Se ela é estavel no primeiro turno, porque desabaria no segundo ?​

O eleitor, na hipótese de um segundo turno, parece não distinguir Aécio de Eduardo Campos, mas há uma enorme diferença entre eles no primeiro turno.

Além disso, Aécio e Eduardo Campos dão saltos no segundo turno que são inconsistentes com as preferências eleitorais do primeiro turno e com o total de indecisos que é de 14%. Aécio obtém um acréscimo de 20 pontos percentuais e Eduardo Campos aumenta fantásticos 30 pontos. Dilma acrescenta apenas 8 pontos percentuais aos que já possui.

Então, qual é a explicação para tal diferença? A Folha tenta:
“A oscilação negativa de Dilma no primeiro turno e a aproximação de seus rivais em simulações de segundo turno são coerentes​ (sic)​ com o aumento do percentual de eleitores que julgam o atual governo como ruim ou péssimo”.​”Coerentes”, como, cara pálida ?

Isso não dá conta de explicar a discrepância entre as intenções de votos do primeiro e do segundo turno. Mesmo porque, aqui também o quadro é próximo da estabilidade.



A única explicação possível seria na base do “everybory hates Dilma”.

Ou seja, como uma segunda opção, todos os eleitores de Eduardo Campos votam com Aécio e todos os eleitores de Aécio votam com Eduardo Campos. Ambos são “adversários-aliados” há muito pouco tempo para já terem formado tal grau de identificação. E ainda tem-se que parte dos eleitores de Eduardo o são, na realidade, de Marina Silva. Vê-los votando no PSDB seria muito interessante. Além do mais, deveriam chamar para si todos os votos dos indecisos.

Fácil? Então, lembremos da pesquisa de 15 dias atrás, quem está positivamente na cabeça do eleitor é Dilma e não seus adversários.



Continua a questão​;​ se nada muda, por que tudo muda do primeiro para o segundo turno?

Enfim, é aguardar a próxima pesquisa.

Se os dados desta se mantiverem, então, Dilma continuará vencendo no primeiro turno, mas será ultrapassada por ambos, Aécio e Eduardo Campos, no segundo. E aí, ou dormiremos com um barulho desse ou a Globo-Folha nos trarão uma explicação
.

Fonte: CONVERSA AFIADA
____________________________________________________________
A conta da nova pesquisa não fecha

Nova pesquisa eleitoral.

Por ela, Dilma ganha no primeiro turno.

Mas o PIG não se dá por achado e resolve propor uma simulação de segundo turno.

Nesta, Aécio salta de 20 pontos para 40 pontos. Que seriam todos os 8 de Campos, mais todos os 3 do Pastor Everaldo, e mais todos os outros candidatos nanicos, e ainda pegaria de sobra mais oito pontos de brancos e nulos. Ainda assim ficaria 4 pontos atrás de Dilma, coisa que o PIG anuncia como empate técnico no segundo turno.

Um verdadeiro prodígio para levar Aécio a pé de igualdade com Dilma num segundo turno.

Que segundo turno? A pesquisa é clara: Dilma vence no 1º turno.

E as manchetes do PIG são "Aécio empatado com Dilma no Segundo Turno".

Isso sim é manipulação, e falta de estudo, pois a conta não fecha.

Vai ficar em recuperação de matemática igual minha neta de 12 anos, mas ela não é candidata, nem trabalha no PIG ou no IBOPE, é só uma adolescente viajando no mundo virtual. No mesmo mundo onde para o PIG a fantasia torna-se realidade.

Fonte: SQN
____________________________________________________________________________



Já vivenciei muita armação em campanhas eleitorais aqui no Brasil nos últimos 40 anos.
Muita coisa suja, como o caso Proconsult, o debate Collor x Lula,  a ascensão de Cesar Maia, os aloprados e a dinheirama, a campanha do obscurantismo e outras mais , muito mais, não menos conhecidas.
Porém, neste ano, o que se vê com essas pesquisas de intenção de votos é uma afronta contra a inteligência das pessoas e, mais, uma tentativa de modificação da realidade, violenta e desafiadora, produzidos por setores da imprensa da velha mídia.
Até mesmo conceitos elementares de estatística estão sendo manipulados por essas mídias, sempre com o mesmo intuito de alterar o quadro eleitoral.
O resultado da pesquisa acima de Folha de SP e Globo aponta. mesmo com todos os exercícios de ajustes feitos pelo instituo responsável pela pesquisa, uma vitória de Dilma já no primeiro turno da eleição. 
E eis as manchetes , em primeira página, de hoje, em o globo e na folha de SP :
" Dilma e Aécio empatam em segundo turno"
Como é que é ?
Dilma vence no primeiro turno com mais do que o dobro da soma de votos de todos os demais candidatos juntos, porém empata no segundo turno com Aécio ?
Ou seja, o caro leitor encara umas dez pessoas na rua e aplica uma surra em todos ao mesmo tempo, porém  se uma das pessoas que apanhou lutar sozinha com o caro leitor , ela vence.
Ahhhh!, então tá
E o que dizer de 70% do eleitorado, que considera o governo Dilma como regular, bom ou ótimo, mas que, segundo  data folha não votaria em Dilma.
Data folha define, com provas estranhas, que o brasileiro é masoquista.
Ainda segundo o instituto aloprado, todos os eleitores que não votaram em Dilma no primeiro turno, votariam em Aécio no segundo turno, incluindo aí todas as ideologias , de centro, direita e esquerda. Algo impensável.
Ainda segundo o instituto o índice de rejeição de Dilma é muito elevado, porém a candidata tem 70% de aprovação nos que acham o governo regular, bom e ótimo.
Ou seja, eu acho bom ,tá tudo bem,  mas não quero.
Ou melhor, esse prêmio da mega sena que eu tanto desejei e  ganhei eu não quero.
Um mar de incoerências.
Uma manipulação grosseira e violenta, pois vindo de veículos da imprensa, que tem o dever de informar, pode ser considerado como um atentado contra a democracia .
E aí, meu caro leitor, os demais veículos da velha mídia, sejam de rádio, TV e impressos, não fazem nenhum tipo de questionamento sobre essa aberração de dados, reproduzindo apenas os resultados.
Cabe a mídia progressista fazer o enfrentamento necessário contra mais um crime, apresentando dados e análises que provam estarmos diante de mais uma armação para enganar a população.
Entretanto, como sabe o caro leitor, esse enfrentamento ainda não alcança a visibilidade necessária para sensibilizar grande parte da opinião pública, logo, não é descartada a possibilidade de outras formas de enfrentamento, até mesmo mais agudas e contundentes, de forma a chamar aa tenção da opinião pública sobre o que está em jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário