segunda-feira, 9 de junho de 2014

Hidrovia sem água


Publicado em 09/06/2014

Hidrovia tucana não tem água ! Quá, quá, quá !

Não fosse o PiG, esses tucanos de São Paulo não passavam de Resende.

Saiu no Muda Mais, que a Fel-lha de SP (*) está louca para saber de quem é:

Hidrovia sem água?



“O custo do transporte na água é nove vezes menor que o rodoviário”, de acordo com matéria da edição 126 da revista Carga Pesada, especializada em transportes. Este é um dos motivos da hidrovia Tietê-Paraná ser fundamental hoje para a escoação de grãos das regiões Sul, Sudeste e Centro-oeste do Brasil. Ela favorece, inclusive, o comércio do Mercosul, uma vez que a via leva aos países do bloco.

Mas o governo de São Paulo não parece entender de gestão dos recursos hídricos e isso tem causado lapsos de abastecimento já há alguns meses. Tudo graças à falta de planejamento e investimento por anos seguidos. Agora, mais um problema se apresenta neste setor: os rios da bacia Tietê-Paraná estão com o nível abaixo do normal, o que inviabiliza o transporte de grãos e celulose pela hidrovia. As barcaças estão paradas às margens do rio à espera de chuva.

Para manter em funcionamento a hidrovia, não basta pedir a São Pedro para ajudar com chuva que garanta o nível da água dos rios. São necessários investimentos em técnicas que propiciem o escoamento, como rebaixamento de leito, além de planejamento, para que estes investimentos aconteçam em tempo de prevenir quebras no ritmo de funcionamento.

Em outubro do ano passado, o governo federal assinou acordos com o governo estadual de São Paulo, para a realização de investimentos em projetos e melhorias na hidrovia Tietê-Paraná, na ordem de R$ 134 milhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2). Como há décadas não eram feitos investimentos no setor em São Paulo, os recursos do PAC 2 ainda não tiveram impacto nesta primeira estiagem após o acordo.

No futuro, esses investimentos do governo federal serão responsáveis pela eliminação de gargalos e permitirão movimentar cerca de 11,5 milhões de toneladas de cargas para a hidrovia, o dobro da movimentação de hoje, que é de 6 milhões de toneladas, de acordo com dados do Portal Brasil.

Fonte: CONVERSA AFIADA
__________________________________________________________________

  Alckmin encontra solução para falta de água

 Fonte: SQN
__________________________________________________________________


Para os tucanos , essa turma até mesmo cômica do PSDB, hidrovia significa colocar as embarcações na água  e já estaria pronto.

Os tucanos tem dificuldade para entender que um rio não necessariamente é uma hidrovia, ou que para a existência de uma hidrovia são necessárias intervenções no leito do rio para garantir a eficácia no transporte, mesmo em períodos de estiagem.

O  tal choque de gestão do PSDB tão usado como marca do partido, já virou motivo de piada, tendo em vista as sucessivas trapalhadas dos governos tucanos, principalmente em  questões hídricas.

Da fantástica inauguração do volume morto da reserva cantareira a hidrovia sem água, o governo tucano de São Paulo deixa o mundo boquiaberto.

Nessa toada a próxima inauguração do governo Alckmin será a de um aeroporto em uma caverna.
        

 








     
               imagem do novo aeroporto de São Paulo











Nenhum comentário:

Postar um comentário