sábado, 21 de junho de 2014

O curió da globo

Leonencio Nossa:

A identidade falsa que a Globo forneceu a Curió

publicado em 21 de junho de 2014 às 10:55

“Identidade falsa que a Rede Globo forneceu ao torturador Sebastião Curió – do livro “Mata!”, de Leonencio Nossa.”
Dica @palmeriodoria, encaminhada por Stanley Burburinho, via e-mail
Wikipedia: “(…) A guerra suja deixava de ser uma ação ostensiva para cair na clandestinidade, comandada diretamente pelo Centro de Informações do Exército, o CIE.
Aparece na história, então, um personagem que se tornaria célebre na região: Sebastião Curió. Major à época, Sebastião Rodrigues de Moura, com curso de especialização no Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), do Comando Militar da Amazônia, ex-lutador de boxe, foi enviado ao Araguaia com o codinome de Marco Antonio Luchini, um engenheiro florestal dos quadros do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), para montar uma operação de inteligência e aniquilar os últimos focos da guerrilha. (…)”

PS do Viomundo:  Leonencio Nossa é jornalista, autor do livro Mata, da Companhia das Letras. A editora afirma: “O autor  teve acesso exclusivo ao lendário arquivo pessoal do major Sebastião Rodrigues de Moura, o Curió, um dos protagonistas da repressão da ditadura militar à guerrilha. O autor revela pela primeira vez detalhes das torturas e assassinatos que vitimaram dezenas de pessoas na década de 1970 na região do Araguaia, entre militantes do PC do B e simpatizantes locais”.

Fonte: VIOMUNDO
_________________________________________________________________________


Trombone alvorada weril

E lá estava a Rede Globo fornecendo crachá e identidade falsa de jornalista para que um torturador pudesse transitar livremente para cometer seus mais horrorosos crimes.
O canto de Curió, assim como o de globo até os dias atuais, tem sempre a mesma nota.
Nota da violência, do crime , da morte, do banditismo, da tortura, da mentira, da negação dos princípios civilizacionais.
E ainda surge uma marinho cara de pau afirmando que o apoio a ditadura foi um erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário