quinta-feira, 29 de maio de 2014

A História se repete


Rodrigo Vianna: Felipão abre as portas da Comary para a Globo

publicado em 29 de maio de 2014 às 15:44

FELIPÃO ABRE AS PORTAS PARA A GLOBO; E AS DIFERENÇAS ENTRE DAVID LUIZ E HENRIQUE
por Rodrigo Vianna, de Teresópolis, no Escrevinhador

O sol finalmente brilhou na Granja Comary. Depois de tanto nevoeiro e garoa nos últimos dias, tudo ficou claro, límpido. Insclusive o time titular. E também a velha perceria entre Globo e CBF…
Felipão não faz segredo de nada. Hoje, num treino com campo encurtado, deixou evidente que vai pra Copa com a mesma equipe que ganhou a Copa das Confederaçõers: Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luis Gustado, Paulinho, Oscar e Neymar; Hulk e Fred.
No trato com a imprensa, aparecem já algumas diferenças com o estilo de Dunga em 2010.
Na África do Sul, eu vi de perto: não havia moleza pra jornalista, muito menos pra Globo. Ficou famosa, por exemplo, a decisão de Dunga de barrar Fátima Bernardes na entrada da concentração em Johannesburgo. Ela havia acertado (com a assessoria da CBF) uma “exclusiva” com um dos atletas. Dunga não quis saber. Barrou a Globo. Dunga queria mostrar que não haveria em 2010 nada parecido com a baderna midiática de 2006. Na Alemanha, Parreira liberou geral, jogadores viraram estrelas de TV, e a turma da Globo fazia fila pra uma entrevista atrás da outra.
Felipão adota um estilo intermediário. Hoje, liberou a entrada de Luciano Huck no gramado, pouco antes do treino. O apresentador levou um menino em cadeira de rodas pra conhecer os atletas. Atrasou o treino com bola em 15 minutos. Veterano em coberturas, o repórter Roberto Thomé disse a meu lado: “os jogadores já tinham feito o aquecimento, e em vez de irem pra campo estão ali participando da gravação; depois alguem sofre um estiramento e quem vai assumir a responsabilidade?”
Como diz meu colega Thomé, em seu blog, já tem jornalista (não da Globo, claro) com saudades do Dunga…
Felizmente, não houve problemas com os atletas. Fizeram um treino duro, sério. Felipão dosa bem as brincadeiras (além de algumas concessões ao “circo midiático” global) com a firmeza para cobrar e orientar os jogadores.
A manhã de quinta terminou com treinos de finalizaçao: Fred e Neymar mostraram muita disposição, sem gracinhas, concentrados.
Do outro lado, os zagueiros treinavam domínio de bola, em cruzamentos sobre a área. E aí ficou patente a diferença abissal de categoria entre David Luiz , de um lado, e Henrique do outro.
A bola morria no peito do zagueiro do Chelsea. Ele não falhou nenhuma vez. Henrique mostrou as limitações que todos conhecemos: a bola escapava ao domínio dele, e o ex-palmeirense “espanava” todos os chutes.
Se bem que – na história das Copas – há bons exemplos de jogadores brasileiros que entraram em campo na última hora e (sem grande categoria na comparação com outros craques) deram conta do recado. Exemplo mais recente: o volante Kleberson em 2002. Outro mais antigo: Amarildo (no lugar de Pelé, em 62).
Ok, não dá pra comparar Henrique com Amarildo… Mas se precisarmos dele em 2014, que o zagueirão seja pelo menos um novo Kleberson! Tomara que não seja necessário. Dá um certo medo, vendo as “espanadas” dele de perto, aqui no gramado perfeito da Comary…
Fonte: VI O MUNDO
______________________________________________________________________





Felipão define titulares em treino aberto para família Huck e fechado para fãs

Por Bruno Winckler - enviado iG a Teresópolis  - Atualizada às 

O técnico Luiz Felipe Scolari fez o primeiro treino com definição de titulares da seleção brasileira na manhã desta quinta-feira na Granja Comary, em Teresópolis. A 14 dias da estreia na Copa do Mundo contra a Croácia, dia 12 de junho, em São Paulo, a CBF concedeu acesso especial ao apresentador Luciano Huck, que interrompeu a atividade ao lado dos filhos Joaquim e Benício. Do lado de fora do CT da seleção, crianças da região de Teresópolis gritaram os nomes de Neymar, Felipão e Fred, mas não tiveram acesso liberado pela CBF.




Bruno Winckler/iG
Luciano Huck assiste treino da seleção com os filhos


No campo, Felipão escalou o mesmo time titular que entrou em campo contra a Espanha em 30 de junho na final da Copa das Confederações: Julio Cesar; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar; Hulk, Neymar e Fred. O time reserva teve Jefferson; Maicon, Dante, Henrique e Maxwell; Ramires, Hernanes, Fernandinho, Willian; Bernard e Jô. O único gol do treino foi marcado por Oscar.
Antes do treino coletivo os jogadores receberam o apresentador da TV Globo dentro do campo. Ele gravou um quadro para seu programa ao lado de um garoto deficiente numa cadeira de rodas. Todos foram muito festejados pelos jogadores.
A CBF informou que abrirá alguns treinos na preparação da seleção brasileira para alguns torcedores locais de Teresópolis. O grupo de 30 crianças vetado nesta quinta-feira é formado por estudantes de uma uma escola da cidade que teve acesso ao clube Comary, vizinho à sede da CBF. Era preciso um pedido prévio para liberar o acesso. Carlos Alberto Parreira disse nesta semana que a CBF pretende realizar sorteios nas rádios locais para moradores da cidade assistirem a um ou outro treino. 




Bruno Winckler/iG
Afastados mais de 200 metros do campo da Granja Comary, crianças de Teresópolis não tiveram acesso liberado
Fonte: Portal  IG
___________________________________________________________________



As crianças que começam a acompanhar o futebol, principalmente em época de copa do mundo tem uma curiosidade natural com seus ídolos, os jogadores da seleção.

Os filhos de Luciano Huck não são diferentes.

Entretanto a CBF não pode permitir privilégios apenas porque Luciano Huck é funcionário da TV globo, a emissora que tem os direitos de transmissão dos jogos da copa.

Muitas crianças simples e autênticas, pessoas reais, passam horas nas proximidades da concentração da seleção querendo alguns segundos de proximidade com seus ídolos.

Algumas passam o dia inteiro aguardando uma oportunidade de visitar a concentração.

Já Luciano teve autorização da CBF para entrar no recinto, interromper a atividade dos jogadores, e com isso ganhar alguns minutos de importância, já que nestes dias que antecedem o início do mundial todas as lentes estão voltadas para a Granja Comary em Teresópolis.

Não é a primeira vez que a TV globo e seus funcionários misturam direitos de transmissão do evento, com inserções ao pior estilo reality show dos jogadores e , também , privilégios inconcebíveis, o que acaba afetando o trabalho de todos os profissionais de imprensa envolvidos na cobertura do evento.

O direito de transmissão dos jogos não assegura privilégios para os funcionários de globo.

Isso inclusive é prejudicial para a preparação dos jogadores, já que  junto com pessoas como Luciano Huck, inevitavelmente, existe um clima de exibicionismo  e ôba ôba.

Na copa do mundo da Espanha, em 1982, lembro de uma cena em que um repórter da TV globo teve exclusividade para entrevistar o jogador Zico, na véspera da fatídica partida contra a Itália, na piscina da concentração brasileira, com direito a entrevista com microfone estando ambos com sunga de banho, em um total clima de já ganhou.

Na copa da África, em 2010, o técnico  Dunga da seleção brasileira não permitiu tais privilégios para a tv globo, o que gerou um clima de perseguição da emissora com o treinador, que bateu no teto logo após a negativa de Dunga em liberar o jogador Luís Fabiano para um entrevista , exclusiva, com um funcionário da TV globo, Alex Escobar, que seria gravada e apresentada no programa Fantástico com o objetivo específico de auferir melhores índices de audiência para o programa.

Dunga agiu com razão, já que nem ele nem a seleção poderiam servir de alavanca e privilégios para  uma programação em decadência.

Logo após a eliminação da seleção para a Holanda, os funcionários das empresas globo envolvidos com a cobertura  da copa - no rádio, TV jornais - passaram a agredir violentamente o treinador Dunga sempre citando o caso da negativa da entrevista exclusiva para o Fantástico.

Na copa de 2006, na Alemanha, em que o treinador era o atual coordenador da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, os privilégios para os funcionários  das empresas globo aconteceram naturalmente, assim como facilidades para os jogadores, o que gerou uma crítica do jogador Kaká de que o profissionalismo passou longe na comissão técnica e no grupo de jogadores da copa de 2006.

Nestes dias que antecedem o mundial, a presença dos membros da comissão técnica, principalmente Felipão e Parreira, em programas das empresas globo já ganha contornos de saturação, onde um forte componente exibicionista também já se faz presente, também em alguns jogadores sempre disponíveis para as lentes e microfones.

Liberar o convívio dos jogadores com crianças da cidade, em horários específicos,  é algo excelente para todos os envolvidos.

A história nos ensina, com fatos, que privilégios para alguns setores da mídia, sempre foram nocivos para a preparação da seleção.

Cabe ainda alertar aos membros da comissão técnica, que a TV globo está em um acentuado processo de decadência e queda de sua audiência e com a copa espera recuperar algumas posições e , para isso, não medirá esforços em obter toda sorte de privilégios.

Já o povo brasileiro, que torce pelo sucesso da seleção, não tem nada a ver com os problemas de globo.

Só falta o programa do Luciano Huck ser transmitido diretamente da Granja Comary.

Nenhum comentário:

Postar um comentário