sexta-feira, 25 de abril de 2014

Chove

ONS eleva otimismo sobre hidrelétricas em abril


por Consumidor Consciente
cantareira estiagem ONS eleva otimismo sobre hidrelétricas em abril
Sistema Cantareira em março de 2014. Foto: Sabesp
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) elevou as estimativas de chuvas para abastecimento dos reservatórios das hidrelétricas em abril, e aumentou a previsão para o nível das represas do Sudeste/Centro-Oeste ao final do mês, para 38,3 por cento ante 36,8 por cento previstos na semana passada.
Já a melhora na expectativa de chuvas para essa região, onde estão alguns dos principais reservatórios para abastecimento de energia do país, subiu cinco pontos percentuais em relação à previsão da semana anterior, para 76 por cento da média histórica.
“A revisão de fechamento do mês de abril prevê afluências levemente superiores às previstas na revisão anterior para os subsistemas Sudeste/Centro Oeste e Sul, e estabilidade para os subsistemas Nordeste e Norte”, informou o ONS no Relatório do Programa Mensal de Operação divulgado nesta quinta-feira.
Para o Sul, o ONS elevou a previsão do nível de reservatórios ao fim de abril para 43,4 por cento, ante 42,8 por cento previstos na semana passada. No Nordeste, a previsão foi ajustada de 43,1 para 43,6 por cento, e no Norte, foi reduzida de 90,6 para 90,4 por cento.
Na semana que vem, de 19 a 25 de abril, deverá ocorrer chuva fraca isolada nas bacias dos rios Uruguai, Jacuí e Iguaçu, e chuva fraca nas bacias dos rios Paranapanema, Tietê, Grande, Paraíba do Sul, Paranaíba e São Francisco, segundo o ONS.
A geração térmica estimada é de 15,52 gigawatts médios, ante 17,6 GW médios previstos para esta semana.

Preço cai no Norte e Nordeste
Além da melhora nas chuvas, o ONS também estima um menor crescimento da demanda de carga de energia em abril em todo o país, que deverá ser de 3,9 por cento. Na semana passada a expectativa do ONS era que fosse registrado um aumento de carga de 5,5 por cento em abril.
Essa melhora nas expectativas colaborou para redução nos custos de operação do sistema elétrico e redução dos preços de energia de curto prazo dado pelo Preço de Liquidação de Diferenças (PLD) no Norte e no Nordeste na semana que vem.
No Nordeste, houve uma redução de 7 por cento em média no preço, para 695,92 reais por MWh, e no Norte, a queda foi de 4 por cento, para 665,37 reais por MWh.
Apesar da melhora nas previsões, o PLD continua no máximo permitido nas regiões Sudeste/Centro Oeste e no Sul, a 822,83 reais por megawatts-hora (MWh), segundo informações da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).
Fonte: ENVOLVERDE 
___________________________________________________________________

Este blog, ontem, quinta - feira, publicou o artigo acima do ENVOLVERDE  em que o Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS - eleva o otimismo sobre o aumento do nível dos reservatórios das hidrelétricas, principalmente os reservatórios das regiões sudeste e centro-oeste.
Natural , já que no mês de abril, até hoje, tem chovido nas regiões .
Curiosamente, e não foi a primeira nem a segunda vez, o jornal o globo, em sua versão impressa de hoje, apresenta uma chamada de matéria de capa, onde afirma que o ONS tem uma expectativa de que no mês de novembro deste ano os reservatórios das regiões sudeste e centro-oeste, estarão com algo em torno de 15% de sua capacidade.
O caro  e atento leitor que acompanha o noticiário  diariamente, sabe que o assunto do nível dos  reservatórios, assim como o SECÃO do governo Alckmin, em São Paulo, andaram bem sumidos , ou mesmo no limbo, nos  últimos dez dias.
Na questão sobre energia, pouco se falou sobre o nível dos reservatórios, concentrando-se o noticiário sobre aumentos nos preços das tarifas de energia, assunto coerente com o falatório infernal do Brasil em ruínas que prolifera na velha mídia.
Já vem se tornando rotina as empresas globo seguirem a pauta dos blogues, principalmente se o assunto contraria os interesses da velha mídia, como foi o caso da notícia acima de ENVOLVERDE, que fala em otimismo e aumento do nível dos reservatórios, palavras e assunto inconcebíveis para a velha mídia tão empenhada em criar no imaginário das pessoas  um clima oposto. de tragédia, muito choro e de um pais sem rumo em ruínas.
Com o nível dos reservatórios das regiões sudeste e centro - oeste subindo um pouco neste mês de abril, chegando próximo de 40%, elimina-se qualquer possibilidade de racionamento de energia elétrica para este ano , mesmo com a seca que ocorreu no período das chuvas.
Cabe lembrar ao caro leitor, que o período de chuvas na região começa entre setembro e outubro e não ocorrendo uma nova seca o sistema volta a operar com tranquilidade.
Mesmo assim, globo priorizou como chamada de matéria em primeira página, o pior cenário possível, e assim o  fez por causa da postagem de ontem do PAPIRO.
É aquela velha conversa, no jogo de cara ou coroa, globo apresenta como noticia que a moeda pode cair de pé.
Vale também ressaltar que os blogues progressistas estão tirando o sono da velha mídia.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário