quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Vinte tonalidades do rojão

1 - Nos dias próximos a virada do ano, políticos e jornalistas de oposição, em grande número, publicaram votos de que o ano de 2014 fosse repleto de manifestações populares.

2- As manifestações que vinham diminuindo já pelo final de 2013, aumentaram no mês de janeiro de 2014.

3 - A velha mídia, com a natural falta de assuntos que caracteriza o início do ano, começou a debater a possibilidade de protestos durante a realização da copa do mundo.

4 - Os programas esportivos, que até então deitavam falação sobre a justiça desportiva e a confusão do final do campeonato brasileiro de 2013, mudaram o foco e passaram a debater a possibilidade de protestos, além, claro, de uma enxurrada de opiniões, ou torcida ?, sobre atrasos irrecuperáveis no cronograma de entrega dos estádios  que serão utilizados para os jogos da copa.

5 - O prefeito do Rio de janeiro, no mês de janeiro, autorizou o aumento das passagens de ônibus  do transporte coletivo do Rio de Janeiro.

6 - Trens e metrô voltaram a apresentar problemas e acidentes no mês de janeiro, sendo que um acidente com uma composição da Supervia paralisou o sistema  ferroviário do Rio e do Grande Rio por um dia inteiro, o que causou um enorme mal estar e revolta na população.

7 - As "manifestações" voltaram a acontecer, inicialmente contra a Supervia e o sistema ferroviário.

8 - Em seguida "os manifestantes" se voltaram contra o aumento das passagens dos ônibus do Rio de Janeiro.

9 - Um rojão foi disparado durante uma "manifestação" e um cinegrafista da tv bandeirantes veio a falecer.

!0 - No final de semana seguinte ao rojão, com o cinegrafista ainda em coma, a revista época, das organizações globo, circulou com matéria de capa onde acusava o candidato ao governo do estado, Antony Garotinho, de ter ligações com o crime organizado no estado

11 - Antes de terem sido apresentados pela polícia  como os dois supostos responsáveis pela morte do cinegrafista, o jornal o globo insinuou explicitamente que um deles teria ligações com o partido PSOL e com o deputado Marcelo Freixo.

12 - Identificado o responsável pelo disparo do rojão que matou o cinegrafista, e a declaração do advogado de que partidos políticos financiam as "manifestações", o jornal  globo passou a acusar  deputado Garotinho e seu partido como suspeitos de envolvimento nas manifestações.

13- Com a declaração de que partidos estariam financiando as "manifestações", a velha mídia passou a noticiar que diretórios de partidos políticos do Rio de Janeiro estariam financiando as "manifestações. Cabe lembrar que o esquema de caixa dois do PT é chamado pela velha mídia de mensalão do PT, enquanto o mesmo esquema com o PSDB é chamado de mensalão mineiro. O uso da palavra diretório do partido não teria sido pro acaso.

14 -Alguns portais e blogues criticam a ação dos black blocs sem que nenhum deles saiba exatamente o que são e o  que querem os black blocs.

15 - o jornal o globo publica editorial criticando a violência e manifesta preocupação com a liberdade de imprensa. ????????????????????

16 - o advogado que defende os acusados pelo crime afirmou que partidos políticos financiam os protestos, porém se recusa a apresentar os nomes dos partidos e dos políticos envolvidos.

17- portais e blogues na internete apresentam uma versão, com vídeos do momento do atentado, em que uma outra pessoa, supostamente um policial a paisana, aparece com vestimenta idêntica ao suposto criminoso que foi detido.

18- em entrevista, o deputado Marcelo Freixo , do PSOL, afirma que a cidade do Rio de Janeiro está sendo controlada por interesses de grandes empresas, incluindo as organizações globo.

19 - os jornais e as emissoras de rádio e de tv da velha mídia, a cada momento lançam novas suspeitas sobre o crime, em uma  rede de informações confusas que mais ajudam a confundir do que esclarecer os fatos

20 - A cidade do Rio de Janeiro é a vitrine do país para protestos e atos de violência que possam ter desdobramentos ou repercussão no cenário nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário