sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Passarela do Samba Darcy Ribeiro

Publicado em 27/02/2014

A Globo dizia que o Sambódromo ia cair

Sai amanha o “Bloco do 12″ nos 30 anos do Sambódromo !

Niemeyer explica a Brizola que, apesar do jornal nacional, o Sambódromo ia ficar de pé ...

O Conversa Afiada reproduz convocação de Oswaldo Maneschy, fiel brizolista.

Como se sabe, 30 anos atrás, o Brizola entregou a cobertura exclusiva do primeiro desfile das escolas de samba no Sambódromo à TV Manchete, para desespero do Roberto Marinho.

Ah, que saudades do Brizola !

(Como se sabe, quando não há desfile, há salas de aula de um Brizolão no Sambódromo …


Bloco do 12, o bloco que faz escola, sai amanhã no Centro



Leonel Brizola e os 30 anos de fundação da passarela do samba serão lembrados nesta sexta-feira (28/2) por iniciativa dos pedetistas do Rio de Janeiro, no “Bloco do 12, o Bloco que Faz Escola” que vai animar o Carnaval no Centro da cidade a partir do meio-dia – com concentração no Largo Albino Pinheiro, entre o prédio da Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, o Teatro João Caetano e o Real Gabinete de Leitura Português.

A homenagem a Brizola, Darcy Ribeiro e Oscar Niemeyer pela construção do sambódromo, será animada pelos integrantes da bateria da escola de samba Estácio de Sá e um trio elétrico.

Quando Brizola construiu o sambódromo, com o objetivo de ser também uma grande escola o ano inteiro, houve intensa campanha dos que a ele se opunham – dizendo que a passarela do samba ia cair, que não teria visibilidade para o desfile, que a sonorização não seria possível, etc. Ele foi construído no prazo recorde de 110 dias dando dignidade e grandiosidade ao desfile das escolas de samba e acabou definitivamente com o monta e desmonta das arquibancadas tubulares, fonte de corrupção, usadas durante anos.

No carnaval daquele ano, 1984, Darcy Ribeiro também introduziu várias mudanças, a principal delas a divisão do desfile das escolas do primeiro grupo em dois dias – para tornar o espetáculo melhor e menos cansativo para espectadores e participantes.

A participação no Bloco do 12 nesta sexta é livre, quem quiser pode se juntar na homenagem ao criador do sambódromo e fundador do PDT. Além de músicas de carnaval, será executado também samba especialmente composto para lembrar os 30 anos de fundação do sambódromo, de autoria de Reginaldo Bessa e Jacques Galinkin.
 
O Globo há 30 anos, charge publicada na 1ª. página em 03.03.1984

Fonte: CONVERSA AFIADA

___________________________________________________________________________

Foi em 1984.

O país vivia a expectativa de aprovação da emenda das 'diretas já'. 

Como é de conhecimento do caro leitor, a globo  tentou esconder o movimento das diretas já da população. 

No local onde o sambódromo foi construído, a Av. Marques de Sapucaí, por baixo passa um rio, motivo pelo qual a globo escreveu uma enxurrada de asneiras - aliás globo escrever asneiras é pleonasmo - dizendo que a obra não ia dar certo e o sambódromo corria o risco de desabar. Passados trinta anos , a Passarela do Samba Darcy Ribeiro continua de pé, forte e firme, enquanto o que vem caindo ao longo desse período são a audiência e a credibilidade de globo.

O sambóbromo saiu em menos de quatro meses, e não foi só isso, tornou-se referência para o país inteiro com várias cidades em diferentes estados  construindo seus sambódromos.

Brizola, Darcy e Niemeyer, sinônimo de sucesso.

O local viveu momentos históricos em desfiles, como os mendigos da Beija-Flor, a Kizomba da Vila Isabel, a Paulicéia Desvairada da Estácio de Sá, O Segredo da Tijuca e outros tantos não menos importantes.

A praça da Apoteose, logo após a inauguração, teve um de seus momentos mais emblemáticos, quando a população ainda embalada na campanha das diretas,  superlotou o local e assistiu a um antológico show de Milton Nascimento.

O sambódromo será o local de encerramento da maratona nos jogos olímpicos de 2016 na cidade maravilha mutante. 

É também  local de comemoração de torcidas, com as conquistas de times de futebol. A torcida do Fluminenese marcou a comemoração do título brasileiro de 2010 para o sambódromo.

De 1984 prá cá o sambódromo cresceu, ganhou arquibancadas  e ainda pode crescer mais  no setor de início dos desfiles, isso se o prédio da Justiça, na esquina da Marques de Sapucaí com Presidente Vargas, for para outro local, dando lugar para mais um módulo de arquibancadas. 

Já globo continua a mesma, ou pior, regrediu. As charges violentas em primeira página  de seu jornal continuam, ainda hoje,  como estratégia de ataques aos seus opositores. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário