quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

O Apagão Midiático

Isenção: primeira página da Folha de hoje tem 11 chamadas: 8 contra o governo e o PT; uma contra os impacientes usuários do metrô de SP que já não toleram as falhas seguidas no serviço tucano 

Fonte: CARTA MAIOR

______________________________________________________________________

Defeito em linha de transmissão causou apagão; manchete garrafal no site do Valor Econômico: 'Dilma comanda abafa sobre risco energético'

Fonte: CARTA MAIOR 

_________________________________________________________________________ 

O apagão de Dilma e a falha do Metrô causada pelos passageiros

publicado em 4 de fevereiro de 2014 às 22:59


 As escolhas da Folha, ontem e hoje: Dilma acusada; Alckmin acusando 
por Luiz Carlos Azenha

No meu tempo o jornalismo servia para esclarecer. Hoje, propaga qualquer bobagem dita por internautas como se fosse verdade factual.
A queda de energia que deixou milhões de brasileiros sem luz por algumas horas, ontem, não foi causada pelo calor. Nem tem relação com a declaração do ministro, no dia anterior, de que não há previsão de desabastecimento. Tanto não há que o abastecimento foi retomado.
Um apagão causado por uma falha do sistema de distribuição — qualquer falha — não tem relação com a capacidade de produzir energia.
A Folha, como se vê acima, logo deu um jeito de colocar o problema no colo da presidente Dilma.
Ela tem de responder, sim, pelos investimentos no sistema elétrico, tanto quando o governador Geraldo Alckmin pelos investimentos no Metrô paulistano.
Mas, curiosamente, quando houve pânico no Metrô de São Paulo causado pela falha em um dos trens na estação da Sé a Folha não citou Alckmin.
Pelo contrário. A nota oficial do Metrô atribuiu o problema a usuários que acionaram o sistema de emergência de sete composições, sem explicar que não o fizeram por capricho.
Só lá no miolo é que veio esta informação:
O vendedor Washington Ormundo, 42, contou que estava dentro de um trem entre as estações Anhangabaú e Sé quando houve o problema. Após a composição ficar parada por 40 minutos, com o ar condicionado desligado, passageiros quebraram as janelas e desceram no túnel. Durante o percurso até a Sé, ele diz que seguranças do metrô também circularam pela linha, pedindo aos passageiros que retornassem ao trem e dizendo que, caso contrário, a situação não seria normalizada. “Foi total falta de preparo. Sabiam do problemas desde 18h30 e não impediram a entrada de pessoas nas estações. O povo foi se acumulando e a situação piorou. Não temos como receber Copa do Mundo coisa nenhuma”, afirmou.
Ou seja, a culpa é da Copa.
Fonte: VI O MUNDO
_________________________________________________________________________

No verão, o PiG tenta o Golpe do “apagão” !

O Ataulfo Merval voltou ! Ôba !

Ilustração de Dom Dhyone Bonfim, no Facebook do C Af

Faltou energia por 30 minutos em onze estados, por conta de um curto circuito de origem ainda desconhecida.

O Governo não acredita – por enquanto – que a culpa seja do forte consumo derivado do intenso calor deste verão.

É o bastante para o PiG (*) tentar, como faz em todo verão, o Golpe do Apagão.

Como se sabe, Apagão de verdade foi o do Príncipe da Privataria, que roubou dois pontos percentuais do PIB, tomou R$ 600 de cada brasileiro, e ajudou a eleger o Lula em 2001.

Aquilo é que foi apagão.

Não durou meia hora.

Durou seis meses.

Como sabe do efeito eleitoral de um apagão – que a Urubóloga antecipa todo ano, com a proximidade do verão – o PiG se lança às águas dos reservatórios ralos.

Não vai haver racionamento, apagão ou nada que impeça a Dilma de se re-eleger, como se depreende do que disse o Tolmasquim ao Conversa Afiada.

Esse é o tema da manchete dos três pigais jornais.

E tema de um interessante editorial do Valor, o PiG que foi cheiroso e hoje recende a confinamento de suínos:

- é culpa é de falhas na política do Governo, que atrasa as obras nos rios Madeira – Santo Antonio e Jirau – , e no Pará, Belo Monte.

Interessante.

Por que o notável editorialista não manda um e-mail à Bláblárina e aos bagrólogos instalados no Ministério Público, no Ibama, na Funai ?

E por que não convida para um debate o James Cameron, aquele que se vestiu de índio para dinamitar Belo Monte ?

Clique aqui para ler sobre “Teles Pires e a questão do fio d’água”.

O notável editorialista pigal observa que não adianta nada essas hidrelétricas ficarem prontas se não houver linhas de transmissão.

Um jenio !

É o mesmo que dizer “não adianta a Dilma fabricar automóveis se não fabricar rodas … !”

E quem disse que não vai haver linha de transmissão ?

Não havia no apagão do FHC, quando o Malan e o Padim Pade Cerra – o planejador-mor – não deram dinheiro para trazer a energia que sobrava no Sul (o que fez a vida da Dilma, secretária de Energia do Rio Grande …).

O notável editorialista também critica a política da Presidenta de reduzir a tarifa de energia.

Um rombo fiscal !

É a velha lorota do “equilíbrio fiscal” que os neolibelês (**) perseguem, em vão …

Até as aguas de março, os Golpistas do Verão vão se divertir !

Para tudo se acabar na quarta feira.
Fonte: CONVERSA AFIADA
____________________________________________________________________
Há um apagão geral na velha e decadente mídia.
A Folha de SP, hoje, em primeira página, afirma que  6 milhões de pessoas no país foram atingidas pela queda de energia que ocorreu ontem.
Já o Jornal do Brasil e O Dia afirmam que foram 3 milhões de pessoas atingidas .
A rádio CBN, do sistema globo, ontem, durante a queda de energia, misturava notícias sobre o incidente e o nível dos reservatórios de energia. Não existe nenhuma relação entre os fatos.
O jornal o globo , de hoje, estampa chamada de primeira página citando o ministro de Minas e Energia com a declaração de um dia anterior onde o ministro afirmou que o país não corre risco de desabastecimento de energia. De fato, uma queda  acidental no sistema não tem nenhuma relação com racionamento/desabastecimento de energia elétrica, porém o diário carioca da famiglia marinho tenta relacionar os fatos.
Em sua coluna de hoje no globo, Merval, o imorrível , cita  declaração do candidato Campos, de que o país está fora dos trilhos, em uma referência a queda de energia de ontem. Porém, nada fala sobre os trilhos milionários de São Paulo.
As emissoras de rádio do Rio de Janeiro, destaque para Band News fm, falavam do acidente relacionando-o ao nível dos reservatórios , o que não é verdade.
O acidente. com o corte de energia , teve início às 14:03 , sendo que às 16:24 todas as cidades já tinham o fornecimento normalizado ( alguns repórteres falavam normatizados). Em alguns locais o corte de energia não durou nem uma hora, mas mesmo assim a rádio CBN levou ao ar entrevista com o proprietário de uma sorveteria, que estava preocupado com possíveis prejuízos. Rapidamente, na mesma CBN, um "professor especialista", com opiniões técnicas "profundas" contra o governo federal, deitava falação sobre a possibilidade de o sistema energético brasileiro estar estressado e operando "no limite", o que , segundo especulação do "especialista" poderia ter sido a causa da queda de energia.
O jornal o globo de hoje reproduziu como manchete a declaração do "especialista útil", sem que  o ouvinte tivesse quaisquer outras avaliações técnicas, mesmo contraditórias.
Há um mentirão na velha mídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário