terça-feira, 17 de dezembro de 2013

A Imprensa Joinville

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Rivais detonam 3ª vitória no tapetão do Fluminense


 
Não foi apenas a opinião pública que condenou a decisão do STJD em rebaixar a Portuguesa e salvar o Fluminense do rebaixamento na Série A do Brasileiro. Desde o veredicto final, por volta das 19h, uma série de piadas e provocações se multiplicaram nas redes sociais. E até dirigentes, jogadores e esportistas entraram no movimento contra o Tricolor carioca.
Fonte IG

A imprensa esportiva poderia ter um mínimo de responsabilidade.
A "opinião pública" , que  supostamente condenou a decisão do STJD foi cuidadosamente construída pela maioria da imprensa esportiva ao longo da última semana.
O Portal IG afirma que foi a 3ª vitória do Fluminense no tapetão. 
Vamos aos fatos:
Em 1996 o tricolor caiu , pela primeira vez, para  série B do campeonato brasileiro. Como de costume, aceitou naturalmente as leis e regras da competição, porém, uma confusão envolvendo o Corinthians, sem nada a ver com o Fluminense, fez com que o Fluminense permanecesse na séria A. Não houve ação do Fluminense , logo não houve vitória  para comemorar.
Em 1997, o tricolor caiu novamente para a série B, e naturalmente aceitou o rebaixamento .
Em 1998, o Fluminense, disputando a série B, caiu para a série C e mais uma vez aceitou as regras da competição.
Em 1999 o tricolor disputou a série C e foi campeão  , o que lhe assegurou a subida para série B em 2000. Ocorre que o campeonato da série A de 1999 teve, entre os rebaixados, o Botafogo . O Botafogo entrou na justiça para pedir os pontos de um jogo contra o São Paulo que escalou de forma irregular o jogador Sandro Hiroshi. Ganhou os pontos  e, com isso a classificação do campeonato mudou, fazendo com que o Gama, de Brasília, caísse para a série B. O Gama não gostou e entrou na justiça comum paralisando o campeonato da série A de 2000. Com isso, a CBF, organizadora das competições ficou impossibilitada pela justiça de organizar a série A de 2000. Para que não ficássemos sem campeonato, o clube dos 13 , sem o envolvimento da CBF, resolveu organizar uma competição, que ficou conhecida como Copa João Havelange, que na prática foi o campeonato brasileiro da série A de 2000. Como a competição não estava sendo organizada pela CBF, o clube dos treze poderia escolher quem bem entendesse para participar da competição, e assim o fez convidando o próprio Gama,  envolvido na confusão e o São Caetano e o Fluminense, clubes que estavam na série B. O Fluminense não moveu nenhuma ação, apenas se beneficiou da confusão e dos erros que outros cometeram, logo não houve vitória para comemorar. Terminada a copa João Havelange, vencida pelo Vasco, a CBF , já livre do Gama, reconheceu a competição como campeonato nacional e os últimos colocados seriam rebaixados para série B, o que todos os clubes concordaram. Logo o Fluminense , que fez uma excelente campanha na copa João Havelange ficou na série A.
Agora , em 2013, o time foi rebaixado para série B, o que foi aceito com naturalidade no clube,Eis que então surgem as súmulas dos jogos onde a Portuguesa e o Flamengo poderiam ser punidos , com perda de pontos, por conta de escalação de jogadores em situação irregular, Como se sabe, foram punidos como manda a lei e, mais uma vez, sem que o Fluminense comandasse qualquer ação, o Tricolor se beneficiou na classificação do campeonato e permaneceu na série A. Não houve mais uma vez vitória para comemorar.
Nada disso é explicado pela imprensa esportiva , que prefere fazer o papel de torcida organizada, incitando intolerância e ódio entre torcedores, que acaba levando às cenas que vimos em Joinville.
O Fluminense, como demonstram os fatos, não deve nada no tocante a série B e ao longo das competições sempre respeitou as regras e decisões e, não tem culpa de ter tido alguma sorte e com isso  se beneficiar com erros e incompetências de outros clubes. 
Os envolvidos no caso foram Portuguesa e Flamengo, denunciados corretamente e corriqueiramente pela CBF no tocante ao regulamento de competições. O STJD, é um fórum de justiça desportiva, não rebaixa nem confere permanência de nenhum clube em alguma série de competições nacionais. Apenas julga e encaminha a sentença para a CBF, que por sua vez comunica aos clubes envolvidos  a sentença e possíveis consequências em caso de alteração de posição na classificação da competição.
A imprensa esportiva brasileira também é organizada, assim como as torcidas organizadas.
Ocorre que a organização da imprensa se volta para mediocridade, incompetência e incitação à violência.
Joinville também é digital.
A propósito, ouvi jornalistas dizendo que o Fluminese deve pedir para disputar a série B. Caso o tricolor fizesse isso , poderia receber uma severa punição da CBF, pois estaria infringindo o regulamento das competições.



Nenhum comentário:

Postar um comentário