sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Samba da Comunicação

Apos criticas ao samba Beija Flor emite comunicado

By   dezembro 11, 2013
O enredo de 2014 da agremiação nilopolitana aborda a importância e a história da comunicação, considerando as necessidades da humanidade, desde os mais remotos estágios da civilização, até os dias atuais. Seu ápice é uma homenagem ao multimídia José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni – ‘O Astro Iluminado da Comunicação Brasileira’.
O nosso samba, que não se prende a um cronograma pré-determinado, será responsável por contar, em versos, o que será apresentado na Avenida Marquês de Sapucaí, através de fantasias e alegorias.
Algumas duras críticas foram feitas ao nosso hino para o carnaval 2014 e, cabe ressaltar, aceitamos sim críticas construtivas. Refletimos muito sobre elas, lembrando inclusive que a música é uma questão de gosto particular. Logo, as pessoas têm o direito de aprovar ou não.
Entretanto, ficaríamos deveras gratos se alguns estudiosos e profissionais da imprensa, formadores de opinião, fossem mais sérios, mais cuidadosos e mais responsáveis ao fazerem suas avaliações. Salientamos isso por observar colocações que consideramos realmente absurdas.
Certos críticos comentam que versos do samba, como “…Vem, a festa é sua, a festa é nossa, de quem quiser…” exaltam uma famosa emissora de televisão, associando-a ao Boni e explorando uma questão de mídia. Na verdade, tais versos são de autoria do próprio homenageado que, na época, de fato, trabalhava na citada empresa e emprestou sua criatividade e talento para a feitura dos jingles dela.
Cabe ressaltar que a referida empresa hoje é uma potência e que Boni muito contribuiu para isso, junto à sua equipe. Ele, aliás, imprimiu um alto padrão de qualidade nos lugares por onde passou e, principalmente, na implícita emissora de televisão que hoje é referência mundial no que tange à qualidade e à comunicação.
O samba, que foi escolhido criteriosamente após três meses de audição, é melodicamente lindo e harmonicamente perfeito. A opção pela forma poética e a utilização de figuras de linguagem em nada deixa a desejar. A obra, feita primordialmente em primeira pessoa, reflete exatamente o que foi pedido na data da entrega da sinopse e o sentimento que desejamos transmitir. Ela possibilita a comunicação direta com o público, um de nossos grandes objetivos para o próximo carnaval.
Fonte: MANCHETE ON LINE

Parece que as críticas ao samba da escola de Nilópolis mexeram na comunicação do samba.
Lendo o comunicado da escola, não se pode deixar de ressaltar que de fato a tv globo tem um excelente padrão de comunicação. 
Entretanto, isso não é tudo.
Grandes bandidos tem elevado QI, inteligência.
A questão que se impõe não é a inteligência ou o excelente padrão de comunicação, mas , sim, a maneira e propósitos como são usados. 
No caso da tv globo, é sabido que a emissora explora com eficácia as nuances da comunicação em benefício próprio e em interesse de sua ideologia, algo que é deplorável e inaceitável para uma concessão pública . Isso pode ser verificado não apenas na comunicação jornalística das empresas globo, mas também se faz presente em toda a programação da grade da emissora, passando por programas humorísticos, novelas e até mesmo na escolha cuidadosa de enlatados que serão exibidos.
Atuando em um segmento em que se torna possível formatar a consciência do público, a comunicação eficaz é um ingrediente indispensável, e a qualidade dessa comunicação deveria ser o compromisso público.
Infelizmente, o que se vê em globo, e na maioria esmagadora de mídias privadas  , é uma comunicação que atende interesses privados.
Assim sendo, o conceito de alto padrão de qualidade cai por terra.
Considerando-se que a definição de Qualidade pode ser entendida com  "Adequação ao Uso", a comunicação de uma concessão pública, necessariamente, deveria se voltar, através de todas as suas formas de comunicação, ao interesse público.
Dito isto, conclui-se que a comunicação é excelente, porém a qualidade é sofrível e inaceitável.
No tocante a Excelência, esta contempla a boa comunicação, a qualidade correta e a assertividade, padrão raro em mídias privadas.
O texto da escola não poupa elogios a emissora.
Cabe lembrar que a tv globo  detêm os direitos de transmissão dos desfiles, e em alguns anos  próximos passados, influenciou na escolha dos enredos das escolas.
O homenageado, também é sabido, tem saúde fragilizada e uma vitória da escola de Nilópolis no carnaval de 2014 seria um reconhecimento público , popular, mas que não revela, de fato, os males que uma comunicação seletiva fez ao país nas últimas décadas.
Lendo o comunicado da escola, diante de tantos elogios à rede globo, imaginei que em algum momento leria que a escola de Nilópolis teria decidido transferir seu desfile do carnaval de  2014 para as instalações do Projac 

Nenhum comentário:

Postar um comentário