terça-feira, 1 de outubro de 2013

Tecnologia e Sujeira

Meteorito é descoberto horas antes de passar próximo à Terra




Um corpo celeste com tamanho aproximado ao do meteorito de Chelyabinsk (que deixou centenas de feridos na Rússia) passou próximo à Terra na noite de sexta-feira. As informações são da agência RIA Novosti.
Segundo o site da agência russa, o objeto passou a cerca de 11 mil quilômetros do nosso planeta. A pedra foi detectada por cientistas da Universidade de Moscou.
"(O meteorito) foi descoberto na noite de sexta-feira por nossa estação perto do lago Baikal e nove horas depois ele passou a 11,3 mil quilômetros da superfície da Terra, abaixo da órbita geoestacionária de satélites. Ele tinha cerca de 15 metros", diz Vladimir Lipunov, pesquisador da universidade e do Instituto Astronômico Sternberg
A princípio, os cientistas achavam se tratar de um objeto feito pelo homem, como um motor de foguete, mas descartaram essa opção ao não encontrarem dados do objeto nos registros de lixo espacial.
Fonte: JORNAL DO BRASIL

Mais um pedregulho sem destino tira um fino da Terra.
Impressiona que com toda a tecnologia disponível não se possa prever com razoável antecedência a aproximação de meteoritos.
Trombadas cósmicas são normais, mas não deixa de causar espanto que pedregulhos passem bem perto da Terra e só sejam identificados poucas horas antes.
A pedra passou a 11 mil km da superfície da Terra, mais ou menos a distância entre o norte do Amapá até a Antártida. Muito perto para distâncias espaciais.
Interessante notar que os cientistas russos que identificaram a pedra, acreditavam, a princípio, tratar-se de um objeto feito pelo homem algo como um motor de foguete.
Motor de foguete a deriva ????
Sabemos que o lixo espacial é um problema que se agrava. São comuns parafusos ( alguns grandes ), luvas de astronautas, pedaços de coletores para energia solar, pedaços de fuselagem de foguetes, satélites fora de operação e outros. 
A Terra vai criando seu cinturão de lixo,e vez por outra alguma coisa despenca.
A sujeira na periferia do planeta ,desta forma, está em perfeita coerência com a sujeira na superfície.
O modelo é , em essência, sujo e insustentável, na superfície e no espaço.
Tudo segue uma lógica do descartável sem que se tenha cuidados com os resíduos.
Vivemos em um planeta onde o lixo de uma residência vai para o terreno vazio ao lado da residência. Quando não existe terreno vazio ao lado, o lixo vai para grandes aterros sanitários. Por vezes tambem vai para os mares, formando grandes ilhas de resíduos. 
E até mesmo na órbita da terra a sujeira  indica aos visitantes de nosso planeta, como um cartão de visitas e de boas vindas,  que por aqui vive uma humanidade suja e irracional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário