quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Seleção ou Morte

"Diego Costa só pensou nele", critica Felipe Andreoli

Jornalista e humorista do CQC lamentou a postura do atacante brasileiro que preferiu defender a Espanha.

Fonte: TERRA

Quando a gente pensa que a velha mídia esgotou seu repertório de asneiras, eis que sempre aparece alguém para dizer, em alto e bom som de voz com imagem, mais uma besteira.
A asneira da vez vem do fascista programa CQC da Band, aliás programa sempre presente na lista de barbaridades. 
O jogador de futebol, Diego Costa, nascido no interior do estado de Sergipe deixou o país com 17 anos de idade para tentar a sorte no futebol europeu.
Certamente quando saiu do Brasil, ninguém conhecia o rapaz, ninguém perguntou o motivo de sua saída, ninguem ofereceu alguma ajuda para que ele permanecesse no Brasil.
Quantos jovens existem por aí tentando a sorte como jogador de futebol?
Dessa multidão de jovens, apenas poucos, bem poucos, conseguem o sucesso de Diego Costa.
Pelo mundo inteiro há uma legião de jogadores de futebol brasileiros, todos desconhecidos aqui no Brasil.
Alguns bem sucedidos e naturalizados nos países onde atuam que acabam ficando por lá e jamais retornam ao país.
Diego Costa saiu do Brasil em um pau de arara aéreo, para tentar a sorte.
Venceu , e é grato àqueles que o acolheram, desejando assim naturalizar-se espanhol e jogar pela seleção da Espanha.
Seu sucesso em gramados europeus chamou a atenção do treinador da seleção brasileira que resolveu convocá-lo para um amistoso.
O atleta rejeitou o convite, naturalmente, e o assunto invadiu a idiotice da velha imprensa, ou a velha imprensa idiota, dá no mesmo, que viu na decisão do atleta um ato de anti patriotismo, uma traição a pátria, uma rejeição ante um chamado à luta de vida ou morte que será travada no próximo ano nos lindos verdes campos gramados da terra do cruzeiro. 
Brasiiiiiiiiiiiiiiiiilllll ! 
Gritam, ao som de elevados decibéis no espectro eletro acústico, os fanáticos adeptos da confraria de Galvão Bueno e outras coisas deploráveis que abundam e inundam o espaço informativo do esporte.
No mundo globalizado, como previu João Saldanha de forma brilhante lá pela final dos anos da década de 1980, as competições mais importantes do futebol serão aquelas entre clubes, e não entre seleções nacionais.
O conceito de seleção nacional vai se diluindo com  o tempo na medida em  que os jogadores sequer atuam em seus países de origem, isso principalmente em países que não tem ainda os recuros e organização das principais praças de futebol do planeta.
É claro  que em países com um povo de auto estima baixa, o sucesso de um atleta esportivo ou mesmo de uma equipe nacional, pode se transformar em ato de heroísmo com direito a momentos de intenso júbilo entre os nativos, com condecorações, festividades para toda a população e dias de imenso êxtase.
Não que tenhamos superado essa fase de vira-latas, mas o país, já por bom tempo,  ocupa um lugar de destaque no cenário mundial, e a população não precisa de heróis para se sentir valorizada. 
Deve, sim,  aprender a valorizar e cultuar seus compatriotas luminares, sem que se sinta ofendida pelo sucesso de outros. 
Isto posto, o jornalista do CQC engana-se quando afirma contaminado por inveja, que Diego Costa teria pensado apenas nele ao rejeitar o pedido de Felipão. 
Não, meu caro. 
Diego Costa pensou nele, pensou em seus familiares da distante  cidade de Lagarto  e certamente deve também ter pensado na idiotice da imprensa esportiva brasileira.  
Sua decisão é normal e não é a primeira. 
Muitos outros jogadores se recusaram a jogar pela seleção brasileira sem a questão da nacionalidade mutante. 
Engraçado que esta mesma imprensa, recentemente, mais precisamente há três anos atrás, pedia , insistentemente que o jogador argentino do Fluminense  , na época, Dario Conca, se naturalizasse brasileiro para jogar pela seleção.
Assim sendo, meu caro jornalista esportivo humorista, o que já é um pleonasmo, Diego Costa não pensou apenas nele . 
Você, sim, pensou apenas em você e com um agravante de ter pensado como vira-lata pouco evoluído.

Nenhum comentário:

Postar um comentário