segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A Ofensiva Conservadora para Censurar a Internete

O conservadorismo e a ação vermelha para ocupar a internet

publicado em 30 de setembro de 2013 às 5:37

O cartaz não é uma piada; o texto, sim

POR QUE O CONSERVADORISMO RESISTE AO MARCO CIVIL DA INTERNET?

Resumo publicado na Carta Maior
“Que o PT está atento às novas mídias sociais é sabido desde
que, nas últimas eleições, ficou claro que o partido tinha uma verdadeira organização digital dedicada a espalhar pela rede críticas e acusações aos adversários políticos (…)
Basta ver a malhação digital orquestrada recentemente contra as atrizes globais que se vestiram de preto para protestar contra o resultado do julgamento do Supremo Tribunal Federal que, aprovando os embargos infringentes, adiou para as calendas gregas o cumprimento das penas (…)
O surgimento de José Dirceu por trás do “fenômeno” Midia Ninja, depois das manifestações de junho, e os financiamentos oficiais às atividades do grupo, mostram como o partido está atento às experiências nesse setor (…)
Ricardo Augusto Poppi Martins, o assim chamado coordenador de Novas Mídias e outras Linguagens de Participação, ligado ao gabinete do ministro Gilberto Carvalho(…) participou (em Cuba) de um “seminário” sobre o uso da Internet em ações políticas. Pode-se imaginar o que aprendeu por lá (…)
Há nesse campo, portanto, ações oficiais e outras, ilegais ou clandestinas, que só demonstram como o PT está à frente dos outros partidos no uso dessas novas ferramentas virtuais. Ontem, a presidente Dilma deu novos passos para aprofundar a atuação do governo nesse campo” (Merval Pereira, no Globo, 28/09/2013.
Fonte: VIOMUNDO

O cartaz não é uma piada; o texto, sim.
Uma referência de VIOMUNDO ao texto existente no cartaz.
Ou seria o texto do Merval, o Ataulfo imorrível, a piada ?
O texto de globo bem poderia ser uma peça da guerra fria. 
Segundo o autor, o imorrível Ataulfo, comunistas, articulações, reuniões e treinamentos em Cuba ( teriam sido em sierra maestra ? ), mídias politicamente orientadas, ações de desestabilização e conscientizações vermelhas de inocentes e puras criaturas por parte de membros do PT, estão em curso e podem ameaçar o mundo democrático e civilizado dos negócios.
Para o globo, o tatu bola vermelho se aproxima perigosamente dos corações e mentes das pessoas, que desamparadas, desprovidas de  normas e regras que impeçam a livre circulação de idéias comunistas, ficam expostas a toda sorte de informações perigosas, manipuladas, produzidas por um exército de militantes conectados  a rede mundial de computadores e, ainda, com um amplo, total e irrestrito apoio, estridente e histérico,de sites e blogues sujos que nada mais fazem do que atacar a imaculada credibilidade da velha imprensa, esse sim, o segmento que pode produzir as informações e conteúdos verdadeiros e de interesse do conjunto da sociedade.
O caro e atento leitor certamente já percebeu que Merval, o Ataulfo imorrível, trombeta conservadora da velha imprensa,  sente o golpe da realidade que se impõe, ou seja, uma diversidade de conteúdos informativos e opinativos que a rede mundial de computadores viabiliza à qualquer cidadão.
Com a intenete, o caro e atento leitor tem sua bancada para produzir informações e opiniões, e mais, com uma possibilidade de reverberação de conteúdos nunca antes vista na história. 
A velha imprensa, ainda saudosa dos tempos das olivas lideranças que em carreata inauguraram a ponte Rio-Niterói, sente-se desconfortável e perdida na realidade das redes sociais e da internete. 
Jornais e revistas impressas agonizam com a queda de vendas e alguns são vendidos à gigantes da rede mundial de computadores pelo prêço do quilograma de tomate. Sim caro e atento leitor, o kg do tomate, do colar brega de Braga da globo, está na casa de R$ 1, 40.
A intenete vem mudando o paradigma das comunicações, das trocas entre as pessoas e colocando a velha imprensa e seu aparato midático em evidência, principalmente por conta das omissões, mentiras e manipulações produzidas pelos meios tradicionais de jornalismo e de entretenimento.
Merval, o Ataulfo imorrível, alerta que nas últimas eleições o PT, sempre o PT, tinha uma verdadeira organização ( só faltou a palavra aparelho) digital pronta para espalhar críticas contra os adversários políticos.
É provável que nas eleições municipais de 2012, o PT tivesse acordado para a realidade das redes sociais e sua importância, também, no cenário político e com isso utilizasse a rede para a campanha de seus candidatos.
Como disse ,o PT talvez tenha sido um dos partidos mais atrasados no uso das redes sociais em campanhas eleitorais.
Nas eleições de 2010, o PT sofreu com os partidos de oposição que utilizaram com extrema competência as redes sociais, principalmente o Partido Verde e sua candidata Marina Silva, que usaram a rede mundial de computadores com sucesso naquelas eleições. Cabe ainda lembrar, que os partidos de oposição receberam ajuda de uma consultoria estrangeira especialista em marketing político eleitoral que sugeriu uma ampla utilização da internete e das redes sociais, inclusive para divulgar criticas e acusações contra o PT, partido do governo.
Coube a um expert indiano, guru na área, a tarefa de alavancar as campanhas das oposições. O resultado o caro leitor lembra-se; uma profusão de ataques violentos, mentirosos, retrógrados e ultra conservadores contra o PT e seu candidato , que acabaram por desvirtuar o debate na campanha, deixando de lado os verdadeiros temas de interesse nacnional.
Ainda serviu de inspiração para as oposições, lugar onde o imorrível se situa,  a campanha de Hussein Obama para a presidência dos EUA, em 2008, onde a utilização proativa da internete teria sido o principal fator para a vitória do democrata, assim com fizera outro democrata americano, John F. Kennedy, com a utilização da emergente televisão na campanha eleitoral no início dos anos da década de 1960.
Não satisfeito em sua tentativa de criar uma realidade, tal qual um feiticeiro medieval, Merval acusa as redes socias de uma malhação orquestrada contra as atrizes globais em seu protesto pela decisão do STF que aprovou os embargos infringentes e com isso adiou a conclusão  julgamento da ação penal 470. A declaração do colunista de o globo pode ser atribuída a ignorância ou má fé, ou ambas,  pois a manifestação nas redes socias, atualmente, ganha, guardadas as devidas proporções, um caráter de clamor popular, ou mesmo opinião pública. A mesma opinião pública ou clamor popular que a velha imprensa, com a estridente trombeta de globo a frente, tanto afirmou existir por ocasião do julgamento da AP 470 e que , de fato e na prática, jamais existiu sendo apenas a orientação política dos veículos da velha imprensa publicadas como sendo a opinião do conjunto da sociedade. Tal fato mereceu , inclusive, uma declaração em tom de repúdio por parte do ministro do STF que apresentou o voto de minerva, pois, segundo o magistrado, a pressão exercida pela velha imprensa para o voto último dos membros da corte, foi descabida, deslocada da opinião pública e perigosamente anti-democrática, já que a suprema corte do país estava sendo coagida a  atuar em função dos interesses de grupos de pressão.  Cabe lembrar, conforme a chamada de artigo de hoje em CARTA MAIOR, abaixo,  que o colunista pede da suprema corte um decisão política, em total desprezo pela ciência do Direito, como se  a suprema corte fosse uma trincheira para validação de teses de uma parcela minoritária da população  engajada em reverter a agenda vitoriosa nas urnas.


Celso de Mello x mídia: ressaca de um julgamento político
Num julgamento marcado por uma catarse midiática, um voto técnico ancorado no Direito e na jurisprudência - como deveria ter sido todo o julgamento - acabou parecendo insólito. "Há alguns que ainda insistem em dizer que não fui exposto a uma brutal pressão midiática. Basta ler, no entanto, os artigos e editoriais publicados em diversos meios de comunicação social (os 'mass media') para se concluir diversamente!", rebateu Celso de Mello enfático. Tem razão o decano.
Fonte: CARTA MAIOR

Diante dos fatos e da racional realidade,e como é bom constatá-los, a suposta malhação contra o protesto das obedientes atrizes globais, nada mais foi do que um clamor popular, tendo em vista o patético conteúdo que a performance proporcionou diante da realidade dos fatos. Cabe o registro que mesmo veículos alinhados com globo no julgamento da AP 470, como o jornal Folha de SP, deram destaque as saudáveis gozações de que foram alvo as meninas de Ataulfo.
Está em jogo uma campanha para censurar e até mesmo limitar a ação cidadã na internete, e Ataulfo, o imorrível, lança as pedras no centro do lago, na expectativa para a votação do marco civil da internete que acontecerá no final do mês de outubro.
E para terminar, sem a menor pretensão em esgotar o assunto, dos grandes partidos políticos e políticos do alto clero, o PT, sem dúvida, foi o partido que mais demorou a utilizar as redes sociais.
Por estarem agora  acusando PT, o que estariam fazendo, ou programando para fazer,  Merval, o Ataulfo imorrível, e os partidos de oposição na rede mundial de computadores ?




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário