sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Mundo Irracional - 2


Mujica: "humanidade ocupou o templo com o deus mercado"

Destoando dos discursos feitos pelos seus pares durante a 68ª Assembleia Geral da ONU, o presidente uruguaio José Mujica criticou veementemente o consumismo e defendeu que “enquanto o homem recorrer à guerra quando fracassar a política, estaremos na pré-história. "É através da ciência e não dos bancos que o planeta deve ser governado. “Pensem que a vida humana é um milagre e nada vale mais que a vida. E que nosso dever biológico é acima de todas as coisas, impulsionar e multiplicar a vida. Deveríamos ter um governo para a humanidade que supere o individualismo e crie cabeças políticas”.Fonte: CARTA MAIOR

 A seguir o discurso, na íntegra, de Mujica.



Desde a chegada de Hugo Chavez ao poder na Venezuela, em 1999, aos dias atuais, a América do Sul tem sido o local onde a maioria dos governantes ocupam lugar de destaque não apenas no continente mas em todo o mundo.
O discurso de Mujica na assembléia da insignificante e inoperante ONU, assim como o discurso de Dilma, reafirmam o compromisso do continente sulamericano com a civilidade e com  democracia.
Com idéias e ações que destoam da irracionalidade do mundo atual, a América do Sul vem se transformando com processos politicamente avançados,com destaque para o Uruguay, Bolívia e Equador.
A declaração de Mujica de que o mundo , principalmente os grande países, ainda vive com conceitos e práticas da idade da pedra, principalmente quando recorre a guerras, foi precisa e exata.
E todos nós que pensávamos que a idade da pedra tinha terminado, não por falta de pedras mas pela evolução do homem, vemos nos dias atuais que as cavernas, os porretes e a irracionalidade reinam do Ártico ao Antartico, com grande concentração de irracionais no norte, americano e europeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário