sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Só Depois do Beijo da Novela

Jogadores peitam a Globo.
Pela mudança no futebol

Atletas querem mudar calendário de jogos



A partir do Blog do Miro, o Conversa Afiada reproduz texto do Brasil de Fato sobre o movimento que surge com objetivo de mudar o futebol brasileiro, como já defendeu, explicitamente, Alex:

Não deixe de ler “Final alemã. A Globo quebrou o futebol brasileiro
Em tempo: O Globo Esporte de hoje comentou sobre atraso de uma hora no treino do São Paulo, por conta de reunião do goleiro Rogério Ceni com o restante elenco.

Na mesma matéria, entrevistaram o técnico Muricy Ramalho, deram a escalação da equipe para a próxima partida, noticiaram algumas outras irrelevâncias, e NÃO disseram o motivo da reunião do goleiro com o elenco.

Rogério explicou aos demais atletas, por cerca de uma hora, o movimento acima citado no post. Muricy, na mesma entrevista coletiva, disse apoiar a mudança, que é salutar para o futebol brasileiro. Os demais veículos esportivos noticiaram a manifestação como causa do atraso. Já a Globo…

A Globo, por sua vez, fez o que está acostumada: ocultou o que não lhe convinha. Comentou sobre o atraso no treino, mas não falou sobre o movimento em nenhum momento da reportagem. Como se sabe, a emissora manda e desmanda no calendário do futebol brasileiro.

Quem se informar só pela Globo jamais saberá da existência desse protesto. Ao contrário. Vai continuar assistindo aos jogos até a meia-noite de quarta-feira, já que as partidas só começam após o último beijo da novela, como disse o Alex.

João Andrade
, editor do Conversa Afiada.

Só mesmo um movimento organizado pelos jogadores poderá mudar a realidade viciada, nociva e anti-democrática do futebol brasileiro.
Controlado pela CBF e pela TV Globo, o futebol brasileiro agoniza.
Com jogos do campeonato brasileiro, as terças, quintas e domingos, os jogadores, principais estrelas do espetáculo, chegam a ter convulsões e vômitos após as partidas. 
Muitos pedem para ficar de fora em algum jogo, outros pedem para sair no intervalo do jogo, pois o desgaste físico tangencia a desumanidade.
Para o próximo ano, ano da copa, a irracionalidade extrapolou todos os limites .
Com a temporada encerrando  este ano em 9 de dezembro, as federações estaduais, em sua maioria, marcaram o início dos campeonatos estaduais para o dia 13 de janeiro, quatro dias após o retorno das férias dos jogadores.
Ora, isso é inaceitável.
Para se preparar adequadamente para a temporada anual, os jogadores necessitam de um mínimo de 30 dias após o retorno das férias.
A voracidade das federações, de CBF e da tv globo compromete o espetáculo.
Outro aspecto que necessita de mudança urgente é a indecente exclusidade  dos direitos de transmissão das partidas de futebol, sempre com a tv globo, que para não alterar sua grade de programação exige que as partidas de meio de semana tenham início às 22 horas, após a novela, ou como disse Alex, "só depois do beijo da novela'.
O trabalhador, que também é torcedor, e gosta de assitir as partidas de seu time nos estádios, fica impossibilitado devido ao horário. 
Acordando por volta das cinco ou seis da manhã, teria apenas 4 horas de sono caso fosse assistir partidas no meio de  semana. 
Mesmo em casa, com transmissão leifertizada pela tv, o trabalhador fica com o horário de descanso comprometido, pois o futebol  leifertizado da globo acaba por volta da meia -noite .
Os estádios, belísssimos e reformados, ficam vazios quando deveriam ser mais uma importante fonte de receita para os clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário