segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Um Perfil de Globo e da Velha Imprensa

  •  *Mídia atiçou maciçamente 'a onda de protestos' do 7 de Setembro e pariu um rato. *

    Fonte: CARTA MAIOR

    _______________________________________________________________

    Mercado sucumbe aos fatos e prevê PIB maior e inflação menor

    Estimativas são do boletim Fucos, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira
    Fonte: JORNAL DO BRASIL
    _____________________________________________________________ 
  • Leitores falam sobre o fracasso do “maior protesto da História” no 7 de setembro. A Copa do Mundo vem aí

    publicado em 8 de setembro de 2013 às 17:28

    “Cobertura desproporcional”, por Vitor Teixeira, via Facebook
    Fonte: VI O MUNDO
    __________________________________________________________________
      PIG Brother Brazil
     
  • Fonte: VI O MUNDO
  • __________________________________________________________________ 
A cobertura da velha imprensa para os protestos de  7 de setembro foi desproporcional, como bem ilustrado na charge acima.
Caminhando pelas ruas , aqui do Rio de Janeiro, no dia do protesto avistei  algo em torno de 7 helicópteros, todos da velha imprensa, sobrevoando a área central da cidade. 
Tudo isso para registrar meia dúzia de pessoas de rostos cobertos.
O que emerge de forma clara e inequívoca é que a velha imprensa sucumbiu aos fatos, seja em relação aos protestos que tanto incentivou, seja em relação a situação econômica do país, seja em relação ao conflito na Síria, o jornalismo de uma nota só da velha imprensa ficou pelo caminho.
O reality show do conflito esperado, com o monstro em movimento , foi mais um papelão dessa imprensa que perdeu o tempo e a noção do ridículo.
Em mais uma desculpa esfarrapada, na tentativa de justificar seus erros, o globo de hoje, 09.09.13, apresenta chamada de primeira página que diz o seguinte:
" medo de violência diminui número de manifestantes nos protestos"
Ao afirmar que o medo de atos de vandalismo e violência teria sido o motivo pelo qual os protestos foram pífios, globo  se coloca em lugar em que nunca esteve, ao tentar justificar a pouca adesão de manifestantes. 
Nos protestos de junho último, todos foram pegos de surpresa pela magnitude das manifestações de rua. 
Isso é fato.
Globo, no início dos protestos, acusou os manifestantes de vândalos e baderneiros, para depois apoiar os protestos com uma pauta de combate a corrupção ,em uma tentativa de capturar e conduzir o movimento.  
Em parte foi bem sucedida, já que o que motivou milhões de pessoas  a irem às ruas foi  um misto de sentimentos e percepções, que até hoje desafiam os especialistas no assunto em tentar explicar o fenômeno. 
A velha imprensa ainda vibrou, tal qual um adolescente , com a queda dos índices de popularidade da presidenta Dilma após os protestos, porém esqueceu-se , ou não viu, que todos os partidos políticos , assim como políticos, tiveram queda em suas popularidades logo após os protestos de junho.  
Assim sendo, globo , eufórica, conduzia o noticiário por caminhos ainda mais críticos e violentos sobre o governo federal e, ainda apontava o país em uma situação de desgoverno, isso nos aspectos político, econômico e social, prevendo, através de seus obscuros colunistas, um apocalipse emergente.
Passados apenas pouco mais de dois meses daquele junho em que o monstro saiu as ruas, roncou e se movimentou assustando a todos, isso segundo globo, a realidade dos fatos é bem diferente daquela que a velha imprensa retrata diariamente, em sua tentativa de construção de um perfil deslocado da realidade factual.  
A economia do país vai bem, pois até mesmo o mercado, onde globo fica de quatro e reza pelo patrão, refez suas expectativas para um crescimento do PIB e queda da inflação, conforme noticiou hoje o JB, no texto acima. 
A popularidade da presidenta Dilma está em um viés de alta e as últimas pesquisa de opinião indicam que ela venceria as eleições de 14 no primeiro turno.
Assim sendo, o que autoriza globo afirmar que a pouca adesão aos protestos de  7 de setembro teria sido o medo de violência ?
Se no início dos protestos de junho globo não sabia de nada, mudando de lado de acordo com o vento e até hoje seus especialistas não sabem identificar o que teria motivado o monstro a se movimentar, como pode afirmar que foi o medo da violência que limitou o número de manifestantes ?  
Ou é arrogância, ou mentira, ou manipulação, ou todos juntos.  
Mais uma vez globo não aprende com seus erros e insiste em ignorar a verdade factual, verdade essa que fez globo sucumbir, mais uma vez, por muitas vezes, como tem ocorrido nos anos de governos populares e democráticos do PT.
Cabe lembrar aos colunistas intelectualmente limitados de globo e da velha imprensa, que as motivações para os protestos de junho último não podem ser embaladas, utilizadas e servidas em self service para novos protestos , isso no caso de globo ter o perfeito conhecimento do que motivou os protestos de junho, o que globo não tem.
O mantra de combate a corrupção entoado pelas organizações globo (um antro de sonegadores, ladrões, bandidos e corruptos), não seduz nem o mais ingênuo de seus leitores e telespectadores, haja visto que tal mantra é sempre orientado para políticos do governo e do PT e, como foi apresentado em um cartaz durante manifestações ' corrupto e bandido tem em qualquer partido'.
Acrescente-se  a esses fatos, as notícias de corrupção que brotam pelos quatro cantos sobre os governos do PSDB em São Paulo. 
Notícias essas que tem sido ocultadas , tal qual fazem os mágicos, pelos veículos da velha imprensa.
Os protestos de junho último certamente foram motivados por vários sentimentos , porém alguns foram mais significativos e merecem o devido destaque.
Em um mundo conectado  em tempo real, todo e qualquer acontecimento local afeta o conjunto, ainda mais se  acontecimentos dizem respeito a revoltas populares, onde a democracia, a liberdade e a participação popular tem sido a tônica das demandas. 
O que tem acontecido de protestos pelo mundo , contagiou também o Brasil. Isso é fato, e está inserido em uma percepção global de mudanças. 
Entretanto , dentro de cada país, condições próprias e específicas ajudam a moldar a insatisfação popular. 
No nosso caso, a violenta repressão da polícia de São Paulo ( polícia com histórico crescente de violências contra o povo ) contra manifestantes que exigiam preços mais justos para os péssimos transportes coletivos das cidades, algo que toda a população percebe, aliada a intensa propaganda de globo para copa das confederações de futebol onde estádios suntuosos, carísssimos e luxuosos, contrastando com os péssimos serviços públicos  oferecidos a população, foram o estopim para as manifestções já presentes em um imaginário da situação mundial desses últimos quatro anos.
Uma vez nas ruas, outras pautas explodiram.
A velha imprensa, com a patética globo a frente, apresentou, e tem apresentado, a corrupção como fonte de todas as insatisfações populares, o que não é verdade. 
Para isso, agarram-se na maior farsa jurídica de nossa história, o julgamento da ação penal 470, conhecida como mensalão, com sendo o assunto de maior relevância do país, o que também não é verdade, seja pela conjuntura econômica favorável do país, seja pelo pouco caso que a população fez do julgamento.
Arescente-se a tudo isso, o fato da velha imprensa apresentar análises pífias e deslocadas da realidade, pois sempre que se apresenta para fazê-lo não consegue se livrar de suas crenças políticas  e econômicas limitantes , fazendo de seus diagnósticos algo sempre que em pouco tempo  a população vê sucumbir, como a situação de agora.
Acuada e sem credibilidade, globo já pensa em transmitir as partidas de futebol que sempre tem exclusidade para fazê-lo, o que é péssimo, do alto das coberturas dos novísssimos estádios de futebol, longe do povo, com medo da realidade e perto do céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário