sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Um Olhar Sobre a Espionagem

A espionagem virou notícia.
Desde tempos distantes que a espionagem é uma prática de governos e corporações. Espiões sempre existiram e sempre existirão.
Então qual é a novidade nas espionagens que foram denunciadas ?
Essa é a questão que deve ser debatida.
Muito se escreve na velha imprensa sobre as trapalhadas do governo dos EUA em suas práticas de bisbilhotagem mundial. 
Os EUA sempre espionaram outros países e até eles mesmos .
Dizem, os entendidos da velha mídia, que as práticas de bisbilhotagem por governos ficou mais fácil com a internete e, devido a isso, profileram as espionagens. De fato, com a internete ficou bem mais fácil, porém também ficou mais fácil desmascarar as práticas de espionagem.
O jornal o globo de hoje, 06.09,13, saiu com uma chamada de primeira página  que diz o seguinte:
" em tempos de internete espiona quem pode e defende-se quem puder"
A chamada do artigo, de autoria de Nelson Motta, um milleniun's boy, induz o leitor a uma compreensão de que a força deve suplantar a razão, orientação ideológica típica do diário carioca. Não li o artigo, logo vou me deter , apenas, a chamada de capa.
Em tempos antes de internete era muito difícil se apresentar evidências objetivas e concretas de práticas de espionagem, sejam por governos ou corporações. Talvez, uma das mais emblemáticas evidências do uso da bisbilhotagem, nas últimas décadas, tenha sido o caso  Watergate, onde o trabalho de apresentar as provas foi feito por jornalistas, em tempos em que o jornalismo investigativo era algo sério e exigia a competência dos profissionais do ramo. Atualmente, em tempos de www, proliferam denúncias, com evidências objetivas, de práticas de espionagem por governos e corporações, assim como também proliferam denúncias de ações ilegais de governos , sejam em guerras ou em reuniões em salões de  palácios. 
Wikileaks, Edward Snowden, Bradlley Mannig, são casos de divugação de assuntos  que , em tempos passados teriam sidos bem mais difíceis de virem a tona sem a internete.  Ainda há o caso do jovem, que participou da criação do creative comons, que conseguiu dados de várias bibliotecas de universidades, compilando e distribuindo uma enorme variedade de dados científicos. Por isso, assim como Wikileaks,  Snowdem e Manning, foi perseguido e preso e, não resistindo a pressão das autoridades americanas, suicidou-se na prisão. Ele tinha 25 anos.
Para os governos envolvidos nas práticas de espionagem com a era internete, nem a criptografia de dados se constitui uma barreira. O mesmo se aplica aos jovens da geração www, que com extrema facilidade podem desmascarar governos e corporações.
O governo dos EUA foi desmascarado, com extrema facilidade, por suas práticas de espionagem, graças a internete e mais, por jovens que certamente ainda trarão mais novidades sobre esses atentados contra a soberania dos países e contra a tão saudada democracia que os EUA desejam para todo o mundo
O globo, em sua chamada de artigo acertou no assunto, mas errou no foco e perdeu-se no tempo, como sempre correndo atrás do conhecimento.
A questão que se impõe é que com a internete as mentiras de governos e corporações , inclusive espionagens, vem a tona com facilidade, como demonstrado com as evidências históricas até então de amplo conhecimento.
Em alguns casos, raríssimos a bem da verdade, essas evidências de desmascaramento de práticas de bisbilhotagem anti democráticas e criminosas, ganham, até mesmo,  um caráter paradigmático, no tocante  ao conhecimento envolvido.
espiões em retirada
   


Nenhum comentário:

Postar um comentário