sábado, 20 de julho de 2013

McPapa

McDonald´s será o restaurante oficial da visita do Papa Francisco ao Brasil

Acordo firmado com a organização da Jornada Mundial da Juventude prevê a entrega de um cartão especial com o qual os participantes poderão comprar lanches da rede de fast food
19/07/2013
da Redação
A visita do Papa Francisco ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude terá como restaurante oficial o McDonald´s. A rede de fast food assinou, no final do mês de junho, um acordo de exclusividade com a organização do evento, que acontece no Rio de Janeiro a partir da terça-feira (23) e espera reunir 2 milhões de pessoas.
Os participantes ganharão um cartão especial com o qual poderão comprar lanches no restaurante. O McDonald´s teria, inclusive, desenvolvido até um “combo do peregrino”, composto por um sanduíche mais acompanhamentos.
Não é novidade a parceria do McDonald´s com grandes eventos. Nas Olimpíadas de Londres, em 2012, a rede de fast food e a Coca-Cola tiveram exclusividade na comercialização de alimentos e bebidas. Na ocasião, o McDonald´s construiu o maior restaurante da rede no mundo, com capacidade para 1.500 pessoas sentadas, para receber os turistas.
O McDonald´s é patrocinador oficial dos eventos da FIFA, como a Copa das Confederações e a Copa do Mundo, o que lhe garante exclusividade de publicidade e comercialização de alimentos.
Irregularidades
A rede de fast food, no entanto, enfrenta diversas denúncias de irregularidades trabalhistas no Brasil. Recentemente, um inquérito foi aberto pela Polícia Federal para investigar o McDonald´s por suspeita de submissão de seus funcionários a condições análogas à escravidão. A PF instaurou o inquérito policial, que corre sob segredo de Justiça, após denúncia de não pagamento de salários a uma funcionária durante os oito meses em que ela trabalhou em um dos restaurantes da rede.
Além disso, em março deste ano, a Justiça do Trabalho determinou que a rede de fast food regularize a jornada de trabalho dos 42 mil funcionários das 600 lojas da Arcos Dourados, maior franquia do McDonald´s no país. A decisão atendeu a uma ação do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Pernambuco contra a jornada móvel e variável praticada pela rede de fast food. A cláusula contratual estabelecia que os trabalhadores seriam remunerados pela hora trabalhada, sem terem uma jornada diária fixa pré-determinada, ficando à disposição das necessidades da empresa.
A decisão judicial também determinou uma série de adequações trabalhistas. Entre elas, obrigou o McDonald´s a permitir que os funcionários possam levar sua própria alimentação para consumir nas dependências da empresa durante o expediente. Conforme constatado pelo MPT/PE, os trabalhadores só podiam comer os lanches fabricados pela própria rede de fast food e eram proibidos de se ausentarem das lojas da rede nos horários de refeição.

Fonte: BRASIL DE FATO
Não basta a invasão dessas redes em eventos esportivos, o divino também tem fome.
E que fome !
No caminho brasileiro do Papa Francisco, que até o momento emite sinais de aproximação com os pobres, excluídos e escravizados, uma rede de lanchonetes que escraviza seus funcionários, viola direitos trabalhistas e contribui com o que existe de mais nocivo para nutrição humana, tanto em hábitos como em nutrientes.
Tudo se transforma em oportunidade, para poucos, e falta de opções, para muitos.
Um evento esportivo, um show de rock, um evento religioso , um funeral.
O importante é que pessoas estão reunidas., e se assim estão , a exclusividade deve ser garantida, para poucos.
As baianas do acarajé da cidade de Salvador não se curvaram as violentas exigências da FIFA.
Os peregrinos que estarão reunidos para ouvir Francisco, poderão saborear um McPapa.
Em breve, quem sabe nos próximos dias, redes de lanchonete  estarão disputando a exclusividade para fornecer lanches para manifestantes nas ruas.
Tudo em acordo com as emissoras de tv que transmitem as manifestações.
Os coxinhas irão adorar.
Em um mundo decadente e opressor a ganância não tem limites.
Nem Deus escapa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário