sexta-feira, 7 de junho de 2013

Terrorismo de Estado

Espionagem dos EUA tem acesso livre aos dados dos internautas
Microsoft, Apple, Google, Facebook, Youtube e Skype são algumas das empresas envolvidas neste “Big Brother” em escala global
Publicado por Esquerda.net
Ao contrário do que acontece no escândalo conhecido esta semana com a maior empresa de comunicações via telemóvel nos EUA, a Verizon,  que dá acesso aos espiões norte-americanos ao registro das chamadas feitas e recebidas mas sem o conteúdo das conversas, o programa PRISM mostra o conteúdo dos emails e o histórico de navegação na internet.
Segundo o diário britânico Guardian, o pontapé de saída do programa PRISM foi dado em 2007, com a Microsoft (que detém o servidor de correio Hotmail) a aderir em novembro. Três meses depois foi a vez da Yahoo e, no início de 2009, a Google, proprietária do Gmail. No ano seguinte, foi a vez do Youtube, outro produto da Google e, em 2011, entraram no PRISM a empresa de videochamadas Skype e a AOL. A Apple foi a última gigante da internet a aderir, em outubro do ano passado.

(Mike Licht/Flickr)
O programa dá acesso direto aos servidores destas empresas por parte da Agência Nacional de Segurança (NSA), o que é uma alteração substancial em relação à prática legal de entrega dos dados e comunicações dos utilizadores quando são requeridas pela justiça norte-americana.
A lei de vigilância norte-americana, alterada após os atentados de 11 de setembro, permite à agência de segurança obter o conteúdo das comunicações dos clientes destas empresas que vivem fora dos EUA e dos norte-americanos que comunicam com pessoas fora do país. Na prática, segundo o documento da NSA obtido pelo Guardian com data do mês passado, os espiões têm acesso ao conteúdo dos emails e dos chats de vídeo e voz, às fotografias, vídeos e outra informação que estejam alojados nos servidores das empresas, transferência de arquivos e também à informação sobre a hora em que o utilizador entra e sai desses populares programas de comunicação online.
A proporção do escândalo é colossal: muitos milhões de cidadãos em todo o mundo podem ver as suas comunicações recolhidas pela espionagem norte-americana sem necessidade de um pedido a qualquer entidade judicial. Em vez de ficar à espera de respostas aos pedidos de mandato, que envolviam a confirmação de que todos os envolvidos estavam fora dos EUA, neste momento apenas é necessária a suspeita de que uma das partes está fora do país para avançar com o recolhimento de dados.
Os resultados estão à vista no relatório da NSA, com o número de comunicações interceptadas no Skype aumentando 248% no ano passado, 131% no Facebook e 63% na Google. O documento indica ainda que a próxima empresa a entrar será a Dropbox, que oferece alojamento para os arquivos dos utilizadores. Ao todo, a NSA admite ter produzido no ano passado mais de dois mil relatórios por mês ao abrigo do PRISM, um aumento de 27% em relação a 2011.
Para Janet Jaffer, da organização de defesa das liberdades civis ACLU, a situação revelada é “chocante”, já que a NSA faz parte do aparelho militar e tem um acesso inédito às comunicações entre civis. “Trata-se de uma militarização sem precedentes da nossa infraestrutura de comunicações”, refere Jaffer, dizendo que isso é “profundamente perturbador para quem se preocupa com a separação” entre militares  e a população civil.
Uma fonte da administração Obama reagiu às revelações do Guardian e do Washington Post, garantindo que a lei não permite a coleta dessas informações de nenhum cidadão norte-americano ou vivendo nos EUA. “A informação reunida no âmbito deste programa é das mais importantes e valiosas” e “é usada para defender o país de um grande número de ameaças”, diz, em defesa do PRISM. Quanto ao silêncio acerca deste programa criado com cobertura política, o Washington Post escreve que “os membros do Congresso que conheciam o programa estavam obrigados por juramento a não revelar a sua existência”.


Alô, alô,  pessoal da espionagem !  Aquele Abraço !

Quero dizer para vocês, em português abrasileirado, que não é necessário se preocupar comigo.

Caso queiram saber o que penso, basta ler meu blogue pelo acesso direto.

Concordo que há muito o que se preocupar no mundo atual quanto as ameaças que existem.

Por outro lado, e sempre existe um outro lado mesmo que não se perceba, quando existem ameaças  é porque existem oportunidades.

A internete e seu repertório de redes sociais pode ser entendida como uma excelente oportunidade para construção de uma  nova consciência global.

Essa consciência não passa pelas emissoras de tv privadas e também pelos grandes veículos da imprensa, seja dos EUA, seja do Brasil, ou de qualquer país.
 
Isso significa que a grande imprensa privada mundial, junto com seu aparato midático, se constituem em uma grave ameça para aos povos no tocante a uma compreensão exata e precisa da realidade que vivemos.

Em uma análise fria e precisa, ocultar, manipular e distorcer as informações, assim como foi feito para justificar a invasão e pilhagem do Iraque por vocês, é uma modalidade de terrorismo e, também , uma forma de escravizar as pessoas no tocante a formatação das consciências através de informações falsas.

Aqui no meu blogue, vocês terão a oportunidade de ler matérias que combatem toda forma de terrorismo e de violação da democracia.

Lerão, também, críticas contra um modelo econômico -político mundial que vem levando o mundo aos caos.

Lerão críticas contra o terrorismo de estado que é praticado pelos estados terroristas dos EUA e de Israel.

Quanto a paranóia hipócrita de vocês quanto ao terrorismo, devo dizer que o terrorismo sempre existiu na história e continuará a existir sempre que houver motivação para atos de terror.

E o mundo que vivemos atualmente, em uma farsa de democracia mesmo em países que se dizem democráticos como os EUA, é uma caldo para fermentar atos de terrorismo, mesmo que seja contra o próprio corpo, como fez o cidadão da Tunísia a atear fogo em seu corpo por conta das violentas limitações impostas por um sistema mundo político-econômico que o impedia de viver.

Seu ato desencadeou toda a onda da primavera árabe, assim como fez Ghandi ao colher o sal nas águas.

Outros, por outro lado, se utilizam de seus corpos como artefados para incendiar e explodir outros tantos .

Analisar o terrorismo é antes de tudo analisar suas motivações, seja o terrorismo praticado por grupos extremistas, ou por estados extremistas., como os EUA.

Enquanto um se utiliza da violência para chamar a atenção contra a violência que o impede de viver, o outro usa a violência como estratégia de dominação imperialista e opressão dos povos.

A vigilância que a espionagem de vocês tem hoje não vai resolver os problemas de atos de terrorismo, ao contrário, pode aumentar.

Talvez seja isso que interessa a vocês , ou seja, um aumento de atos de terrorismo para que vocês possam justificar mais terrorismo contra os povos.

No mundo do WWW, não existe mais um estilo de vida referência que todos os povos devem seguir.

A globalização, a verdadeira que ainda não chegou, não será pela homogeinização de povos, culturas  e  de governanças cênicas, ao contrário, será pela diversidade cultural, étnica, religiosa, em um só povo, em perfeita sintonia com as leis naturais.

Leis naturais essas que não contemplam um modelo capitalista predatório e destruidor da vida, em todas as suas formas e manifestações.

Pode-se afirmar, sem medo de errar, que o capitalismo, com seu repertório de lucro e acumulação é incompatível com a vida, com a ciência.

Essa consciência que brotra nas discussões pelas redes sociais é vista como algo incômodo pelos estados terroristas que vasculham a internete, pois se opõe ao modelo sistema mundo atual.

Modelo esse que deseja e impõe que todas as pessoas sejam iguais nos hábitos alimentares, culturais, na visão política e conômica, e mesmo na religião.

Modelo que cria e dissemina uma legião de autômatos.

A plutocracia que governa o mundo  quer um planeta para no máximo 3 bilhões de pessoas, e para isso, muito terrorismo e violência contra os povos vem sendo implementado.

Com a internete somos um só corpo, sem rosto, sem identidade, uma mente global que criará o seu próprio destino.

Tudo pode estar apenas por  um gesto.
 
A ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário