sábado, 8 de junho de 2013

Primatas no Shopping Center



Mais uma excelente charge dessa usina de criatividade e talento que é Bessinha.

As charges de Bessinha conseguem traduzir com perfeição os assuntos abordados.

No caso acima, nada melhor para definir o estágio atual dos partidos de oposição no Brasil com todo o seu repertório de ideias, verborragias e teses incompreensíveis, não apenas para a população mas principalmente para eles mesmos
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Pode-se incluir no campo da oposição toda a velha imprensa e seu aparato midático.

Enquanto escrevo sobre a charge acima,  não posso deixar de mencionar o papel da propaganda na vida das pessoas.
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De uma forma ou de ou de outra, o chargista e o publicitário procuram  retratar a realidade através de fábulas, parábolas, metáforas, alegorias que possam dar luz a aspectos marcantes e  proporcionar um entendimento imediato sobre o assunto abordado.

Quando falo de entendimento imediato, me refiro aquela compreensão que é assimilada de forma direta, independente da organização sistemática e ordenada dos tijolinhos da razão.

Entretanto, a razão  das pessoas que tomam contato com essas expressões não é abandonada, ao contrário, é processada, ou deveria ser,  imediatamente após a compreensão inicial.

Sim, caro leitor, dependendo da peça produzida, como no caso da maioria das peças publicitárias da atualidade,   a razão pode ficar comprometida pelo forte teor dos estereótipos sugeridos nas propagandas, fazendo com que desejos de vingança, manifestações de inveja prevaleçam.

Quando a frustração por não possuir o bem de consumo abordado é o carro -chefe da peça, mesmo que direta ou indiretamente, um forte desejo em adquirir o bem de consumo pode tomar conta de pessoas atingidas por tais conteúdos, contribuindo para o aumento da violência nas cidades.

O que leva um jovem a matar uma pessoa para roubar um tênis, ou um aparelho celular ?

Em primeiro lugar a frustração por não poder adquirir o bem de consumo.

Cabe ressaltar que tal frustração é incentivada pelos padrões e códigos de moda e consumo da sociedade, que são construídos de diversas maneiras , sempre , claro, com o auxílio dos meios de comunicação que ora se apropriam desses padrões e códigos e ora são os criadores .dessas modas
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E aí nesse lugar se situa também, enquanto uma expressão de comunicação, a publicidade e todas as formas de propaganda.

Seria ideal que a publicidade e a propaganda, em todas as suas manifestações como até mesmo aquelas embutidas em expressões culturais e de entretenimento, contribuísse para e evolução e o crescimento da sociedade, despertando o que existe de melhor nas pessoas , e não o contrário , como acontece com frequência nestes tempos de profunda decadência da cultura ocidental.

O que a propaganda consegue  é uma evolução nas pessoas ao estilo da charge de Bessinha.

Assim compreendo a charge acima não apenas como o processo de decadência da oposição política no Brasil, mas sim, e principalmente, como a decadência  de todo um conjunto de valores , percepções e práticas que ainda dominam a cultura e a sociedade baseada apenas no consumo de bens, como é a sociedade atual.

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