sexta-feira, 28 de junho de 2013

Ecos dos Protestos IX

O protesto pela redução do aumento de 0,20 centavos na tarifa de ônibus na cidade de São Paulo, organizado pelo movimento do passe livre, foi o passo que a direita e a velha mídia desejavam desde o início dos governos do PT.

Principalmente depois da violenta repressão policial  contra os manifestantes,efetuada pela polícia militar do estado de São Paulo e que causou reprovação na maioria da população brasileira, a direita e a velha mídia agiram rápido , capturaram os protestos e transformaram as manifestações em um movimento violento e reacionário( mesmo com as insistentes e repetitivas notícias na mídia de que se tratava de protestos pacíficos) em defesa de  ideais retrógrados e fascistas. 

Incapazes de colocar o povo nas ruas nesses dez anos de  governos democráticos e populares do PT, apesar de várias tentativas ( vide Cansei e outras palhaçadas ) a direita e a velha mídia encontraram o passe livre para seus anseios políticos.

Normal que o movimento que se iniciou pela redução do aumento nas tarifas de ônibus tenha sido capturado, já que qualquer ação política de massa que se apresente sem liderança ou ideologia será conduzida por interesses políticos externos ao movimento. 

Esse fato foi percebido por esse blogueiro, ainda no dia 14 deste mês com a postagem Quem Sabe Faz a Hora, em um chamamento para que a esquerda fizesse aquilo que a direita se adiantou em fazer, já que política sem liderança não existe.

Isto posto, como um breve histórico dos acontecimentos, a sociedade hoje passa a ter conhecimento dos principais atores dos protestos, dos interesses envolvidos e dos possiveis resultados após  o orgasmo cívico dos últimos dias. 

Certamente a direita e a velha mídia não desejavam que "o movimento" desembocasse em  uma reforma política,  uma discussão sobre tarifa zero para os transportes públicos em grandes cidades, um debate sobre educação e saúde públicas gratuitas e de qualidade e um processo de transparência das açoes de governos incluindo instalações de CPI's, em todas as esferas governamentias , para avaliar e expor os gastos com os transportes públicos e os grandes eventos esportivos do país. 

A agenda já surrada da velha mídia era , e é, a mesma dos últimos dez anos, ou seja, desgastar o governo e dependendo do desenrolar dos  acontecimentos promover um golpe de estado, assim como outros que já foram apenas ensaiados  e outros que foram bem sucedidos em países da America do Sul que estejam trilhando caminhos semelhantes ao de nosso país.

Não foi o que aconteceu. 
Apesar da esquerda não ter sido capaz de capturar os protestos no início, a direita não atingiu plenamente seus objetivos e , ainda terá de conviver , ao que tudo indica para os próximos capítulos, com as ações e políticas públicas que podem fazer o país avançar na democracia reduzindo a violência do poder econômico sobre a população, fenômeno esse que é mundial.

Não por acaso, e sim por extrema necessidade, a velha imprensa e seu aparato midiático, emitem claros e inequívocos sinais de recuo. 

Com a proliferação de reinvidações que tomou conta das ruas nos últimos dias, uma em especial, está levando a velha mídia ao desespero. 

Cresce, em uma velocidade só comparável  a de uma colônia de bactérias bem nutridas, uma corretente das manifestações que exige a democratização dos meios de comunicação de acordo com os preceitos constitucionais. 

Uma manifestação está marcada para o dia 3 de julho, na porta da tv globo na cidade de São Paulo, entretanto o movimento, este sim autêntico, emite sinais de ampliar a manifestação para todo o território nacional. 

Ao perceber a abrangência do protesto, inclusive com outros sinais como a rejeição total do público do estadio do Mineirão aos profissionais da globo e   depredação de vários automóveis da imprensa, a velha mídia , nos dias de ontem e hoje, emite sinais contraditórios, por um lado, mas convergentes, por outro.

No jornal local do Rio de Janeiro da tv bandeirantes, a cobertura dos protestos passou a evidenciar com veemência, o que ainda não tinha acontecido, os grandes prejuízos ao patrimônio público e privado por conta dos atos de vandalismo e violência que tem acontecido. 

Cabe lembrar que este blogue, há mais ou menos dez dias atrás, já chamava a atenção para os prejuízos causados inclusive com o fechamento estratégico por " manifestantes" de todas as principais rodovias do estado de São Paulo.

Voltando a cobertura da imprensa pelo  telejornal da Bandeirantes, a repórter chama a atenção para o fato de que a polícia estará presente para reprimir atos de violência e vandalismo, inclusive com o uso de armas letais , se assim julgar necessário. 

Nos outros telejornais na noite de ontem, a reprovação a violência e ao vandalismo não foi diferente, tendo inclusive, no jornal do SBT,  generosos segundos para citações sobre a marcha do sal de Ghandi, a marcha dos direitos civis de Luther King e as Diretas já, como exemplos de manifestações pacíficas. 

Hoje o popular extra e o jornal o globo, ambos das organizações globo, citam em primeira página a palavra Paz e  também frases  que  dizem sobre a diminuição dos protestos. 

O caro leitor já percebeu, que esse movimento "pacifista" por um lado e violento por outro, da velha mídia,tem nas próximas manifestações que exigem a democratização dos meios de comunicação  a sua motivação principal.

Cabe lembar ao caro leitor, que os movimentos sociais organizados, os partidos políticos, o movimento estudantil ,os sindicatos e centrais sindicais sempre que fazem suas manifestações nas ruas dos país, o fazem de forma pacífica e civilizada e até mesmo com grande organização, como as longas marchas promovidas pelo MST. 

Assim sendo ,a ameaça midiática aos movimentos sociais de recebê-los com armas letais em caso de manifestações nas portas de veículos de mídia, em tese e historicamente não se justifica. 

Assim como os pedidos de paz que de um dia para o outro  proliferam nos mais  reacionários e violentos setores da sociedade brasileira, como é o caso da velha imprensa,  e dirigidos aos movimentos socias organizados, também não se justificam, e , ainda mais, soam contraditórios.

Importante ressaltar que a Paz, tão falada e desejada  , não necessáriamente significa uma ausência de conflito. 

A PAZ, em essência, é uma cultura que deve ser cultivada e praticada pelos povos . 

No mundo atual, e o Brasil  aí se inclui, a Paz é uma utopia distante, já que os povos sofrem diariamente com a violência do poder econômico,que aumenta a exclusão social, escraviza milhares de pessoas, incentiva toda forma de preconceitos ( etnico, religioso, social e outros ), diminui os direitos civis e esfacela as liberdades. 

Certamente o mundo vive a cultura da violência, da força,em um processo ainda líquido de fascismo. 

Cultura essa que é incentivada diariamente pelos meios de comunicação de massa, principalmente a tv, através de suas grades de programação. 

Como escrevi acima, soa contraditório, cínico e hipócrita, ouvir pedidos de Paz oriundos da velha mídia, aliás um dos segimentos mais violentos da soicedade.

Ainda abrindo um parênteses sobre o asunto, foi revoltante ouvir, ontem, Obama dizer que se inspirou em Nelson Mandela. 

Não me consta que um dos maiores homens da história, como é Mandela, tenha apoiado a tortura,o terrorismo, as prisões que se assemelham aos campos de concentração da segunda guerra mundial, a regressão dos direitos civis, dentre outras barbaridades e violências produzidas pelo governo dos EUA. 
Talvez Obama tenha  de fato  se inspirado em Bush II. 

Voltando a nossa violenta realidade, cabe ressaltar que as verdadeiras manifestações do povo , e aí não estão incluídas as manifestações conduzidas pela velha mídia, não apenas são pacíficas mas tem em suas agendas propostas que sempre acenam para uma cultura de  Paz, pois visam a consolidação do processo democrático, a liberdade de todas a vozes, a justiça social, a garantia dos direitos civis, e a qualidade vida para os povos das cidades e do campo. 

Em suma, constituem uma cultura de paz e assim sendo são legítimas e devem ser incentivadas e, por serem assim são, via de regra, violentamente reprimidas pelas força econômica e policial. sempre com o apoio da velha mídia.


Liderança popular

Lula convoca movimentos sociais para ir à ruas pelo Brasil 

É a manchete de hoje do portal VERMELHO.

Em paz e por uma cultura de paz os movimentos sociais e o povo organizado livremente voltarão às ruas para exigir que suas reivindicações sejam ouvidas e atendidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário