sábado, 29 de junho de 2013

Ecos dos Protestos- X





Depois do tsunami que passou pelas ruas do país muitos incêndios aconteceram.  Em um rescaldo do que sobrou de suas intenções, a velha mídia assim se posiciona neste final de semana:

1 - Folha de SP
O jornal  da ditabranda apresenta em primeira página manchete, em letras garrafais, em que pesquisa de seu instituto atribui queda da popularidade da Presidenta Dilma , de 57% para 30%, uma redução de 27% para as pessoas que consideram o governo da presidenta como ótimo ou excelente.
Entretanto, o percentual da população que considera o governo como regular, ótimo ou excelente é de 73%, ou seja, pessoas que não rejeitam o governo. Ainda consta da pesquisa que 73% da população aprova a decisão da presidenta em criar uma assembléia constituinte para a reforma política e outros 68 % aprovam a criação de um plebiscito.
O que esteve , e ainda está , nas ruas nesse momento é a manifestação da população com uma pauta de reivindicações, e não a aprovação do governo. Ao dar ênfase no governo na manchete escandalosa, Folha ignora a ação da presidenta em resposta as reivindicaçoes do povo e reforça a tese  da verdadeira intenção da velha mídia ao intervir nos protestos.

2 - Veja
A capa de veja apresenta o planalto prestes a desabar de um precipício, onde já desabam bandeiras vermelhas , bolas de futebol e  políticos.
Assim como Folha de SP, veja ignora os desdobramentos das manifestações, a ação presidencial  e as questões propostas  e aceitas pela presidência. Veja, ao que tudo revela pela capa, esperava um desabamento (fruto da captura das manifestações pela velha mídia) que não ocorreu e,  assim como folha, ignora o povo e suas reivindicações.

3 - Época
A semanal de globo apresenta na capa uma foto da presidenta , sem rosto,  pergunta cadê a estadista e ainda afirma que Dilma mudou de assunto.
Ao que tudo indica  pelos acontecimentos e pelos fatos, a presidenta está envolvida nas questões relevantes reivindicadas pelos manifestantes e inclusive já tomou várias medidias, como se espera dos estadistas. Época, assim como folha e veja, mantém o foco na imagem da presidenta e também ignora o povo e o assunto de interersse no momento que são as decisões tomadas pela presidência da república, como por exemplo a constiutinte, que globo sente arrepios só de ouvir tal possibilidade.

O caro leitor , sempre atento aos movimentos da velha mídia, percebeu que para a imprensa o que estava em jogo nas manifestações era algo bem diferente das reivindicações do povo.

Pelas manchetes dos principais jornais e revistas deste sábado, com exceção da sempre equilibrada Carta Capital, toda  imprensa revela, de forma clara e inequívoca, seu foco na presidência da república na expectativa de um desgaste da imagem da presidenta em um claro processo de jogo político visando as eleições de 14. 

As oscilações na aprovação pessoal da presidenta ocorreram mais na faixa entre ótimo e regular , algo que não necessita nem de sabão para a limpeza, basta água.

Na postagem anterior ( ecos dos protesto IX) expliquei ao caro leitor  a necessidade de a esquerda ter capturado um movimento sem lideranças, mas que tem uma pauta progressista e de esquerda.
Caso o fizesse  a esquerda estaria no seu lugar e , certamente, incluiria outras pautas afins.
Ao ser capturado pela direita e pela velha mídia, o movimento progressista das ruas não desapareceu , mas ganhou outras pautas incompatíveis com o caráter progressista inicial.
Uma delas, certamente, foi a tentativa de derrubar o governo Dilma e  desgastar a imagem da polítca e da presidência,.
Foi um tiro no pé.
O que emergiu das ruas desagrada profundamente a velha mídia e a direita, daí a insistência em focar a presidenta como sendo a notícia principal.
A presidenta é notícia, claro, mas sim pelas medidas que vem tomando.
Felizmente, mesmo depois da captura das ruas feita pela velha mídia, a esquerda conseguiu equilibrar o jogo e ainda extrair avanços para o processo democrático
Parabéns para todos os blogues e portais sujos !
Falando em sujo, a velha mídia tomou uma calça arriada e, pelo profundo conhecimento que o povo brasileiro tem sobre as formas curvas que ficaram visíveis na foto, pode-se dizer que são deploráveis, desagradáveis e nojentas.





________________________________________________________





__________________________________________________________________________________ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário