terça-feira, 25 de junho de 2013

Ecos dos Protestos - III

No último final de semana uma manifestação ( mais uma) aqui no Rio de janeiro, na zona oeste da cidade, produziu cenas lamentáveis.

Um grupo de manifestantes, pobres, na maioria pretos, vestidos com bermudas, sandálias de dedo e com as camisas cobrindo os rostos, ao melhor estilo membros do crime organizado, invadiu e destruiu uma concessionária de automóveis, incluindo quase uma dúzia de veículos que ali se encontravam.

A reação da velha mídia foi imediata.

Classificou os manifestantes como vândalos e desordeiros e ainda ficou indignada com o grande prejuízo que o grupo causou para os empresários do local.  

Justa e perfeita a abordagem da velha mídia. 

Entretanto, no mesmo dia uma outra cena se repetia por mais um dia. 

Grupos de manifestantes bloquearam  todas as principais rodovias de acesso à cidade São Paulo, além dos acessos ao aeroporto internacional de Guarulhos. 

Uma tática clara de guerrilha, ou terrorismo, certamente elaborada por pessoas  que provavelmente não devem vestir bermudas, sandálias de dedos mas que também mantém os rostos muito bem escondidos. 

Tal bloqueio não só impede o ir e vir da população  de toda a cidade, como impossibilita a movimentação de carga para todos os estabelecimentos comerciais e industriais. 

Como o caro leitor sabe, a maioria dos estabelecimentos  trabalha com estoques mínimos, e a reposição desses estoques segue uma logística que tem por base uma técnica conhecida como just in time, ou seja, o estabelecimento recebe a mercadoria que é  utilizada/comercializada quase que imediatamente.

Imagine então , caro leitor, o gigantesco prejuízo para os empresários de toda a cidade de São Paulo e para a economia.  

Comparado com o prejuízo da concessionária invadida, o bloqueio das rodovias produziu um prejuízo infinitamente maior.   

E que fez a velha mídia ?

Apenas mostrou os bloqueios sem fazer nenhum tipo de comentário e análise sobre a tática de guerrilha, sem chamar os manifestantes de vândalos ou algo parecido  e sem mencionar o gigantesco prejuízo.

Fica claro, e o  caro leitor já percebeu, que existem manifestantes e coberturas midiáticas. 

No caso dos vândalos que invadiram a concessionária de automóveis , as imagens geradas pelas emissoras de tv deixam claro que se tratava de moradores de comunidades locais que se aproveitam das manifestações para produzir ações de vandalismo e furtos. 

Nesse caso, a velha mídia pede polícia.

Já os manifestantes que fecharam a cidade de São Paulo, a velha mídia nada diz a respeito.

Em meio aos vândalos da concessionária e aos órgãos infiltrados, o povo se manifesta nas ruas acreditando que a horizontalidade dos grupos ( grupos sem liderança) e o caráter apartidário das manifestações, garantem independência das manifestações. 

Desconhecem portanto,que suas manifestações, independente do caráter apartidário, são um ato político e em política, como disse Tancredo Neves, não existe vácuo, ou seja, não existe ausência de liderança. 

Sempre que essa ausência aparece alguém irá ocupá-la.

Assim sendo, fica claro para o caro leitor, a insistência da velha mídia em apresentar as manifestações como algo que rejeita a política e os políticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário