segunda-feira, 24 de junho de 2013

Ecos dos Protestos - I

Ronaldo, o fenômeno, apareceu ontem ( 23.06.13) na primeira página do diário esportivo Lance.

O Diário enaltecia o ex-jogador como sendo "o novo", já que Ronaldo pedia o fim da roubalheira no país.

Ao lado da foto do fenômeno um outro ex -jogador, Paulo André, criticava a realização da copa do mundo no Brasil e foi apresentado pelo diário como sendo "o velho".

O velho e o novo , lado a lado, no que pode ser entendido como uma metáfora das tensões existentes atualmente no país e na manipulação da velha imprensa nos protestos.

O novo , que pede o fim da roubalheira assim como manifestantes guiados pela tv globo, é funcionaŕio da tv globo , membro do comitê organizador da copa ( ligado a CBF) e garoto, ou melhor, homem de meia idade propaganda de empresas que patrocinam o evento na tv globo.

É do conhecimento de todos que a relação de globo, CBF e empresas patrocinadoras de eventos esportivos no país tem sido alvo de várias denúncias de favorecimento , corrupção e práticas ilegais , a ponto de um atual candidato a presidência da CBF afirmar que a tv globo é um reduto de gângsters.

Cabe ainda lembrar as tentativas de parlamentares em criar uma CPI para investigar as práticas da CBF, o que não foi possível, ainda, por tratar-se a CBF uma entidade de caráter privado, assim como seus parceiros envolvidos .

Entretanto cabe lembrar que o futebol é parte da identidade do povo brasileiro.

O novo , segundo o diário Lance, comenta na tela da tv aquilo que ele ajudou a organizar e ainda esse "novo" faz propaganda de empresas envolvidas no evento que o novo trabalhou para criar.

Em suma, o novo é uma salada de conflitos de interesses que grita pelo fim da roubalheira, com crachás de empresas e entidade supostamente envolvidas em práticas ilegais.

O novo é um atentado a ética, uma hipocrisia ,o que não deixa de guardar uma semelhança como o mundo atual.

Acredito que Ronaldo tenha sido sincero em seu comentário sobre o fim da roubalheira, porém não se sabe de que roubalheira o fenômeno se refere.

Já o velho, é velho pois entende que o povo não vive apenas de pão e circo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário