domingo, 2 de junho de 2013

Deu Lagarto na Cabeça

Ubaldo: jogo do bicho
é melhor que Bolsa Família

Quem é melhor: o comandante Borges ou a estadista chilena do Cerra ?

Trecho do artigo de João Ubaldo Ribeiro no Globo e no Estadão com um “comandante Borges”:

(…)

— Quer dizer que você é a favor da legalização (do jogo do bicho).

— Eu sou. Mas não tanto para acabar essa mamata e, sim, para ajudar a amenizar outra mamata, o Bolsa Família. Eu não aguento ouvir falar no Bolsa Família! Eu fico à beira de uma síncope! A legalização do jogo do bicho ia contribuir bastante para desbastar o Bolsa Família. Era só botar gente atualmente viciada em Bolsa Família para trabalhar anotando bicho. Trabalho leve, na medida certa para o freguês do Bolsa Família, que não se dá bem pegando no pesado, que é que você me diz dessa ideia? Eu sei, você está discordando de mim. Falar em trabalho aqui no Brasil é uma falta grave! Vencer na vida é conseguir uma mamata! Emprego bom aqui é o de vigia, que recebe adicional de trabalho noturno e de periculosidade para dormir no emprego! Vida boa quem tem aqui é ladrão, bandido e cangaceiro!


Mais uma pérola de Ubaldo, o escritor que ri.

Associar a legalização do jogo do bicho com a geração de empregos, especificamente para acabar com o Bolsa Família, é o mesmo que dizer que o Brasil não precisaria fazer a copa do mundo e as olimpíadas  e investir os recursos para esses eventos em educação, etc...

Com uma visão causa e efeito , em assuntos e áreas da vida  onde tal visão não se aplica e  o que deve prevalecer é uma visão  abrangente de  uma gama de programas e ações governamentais, Ubaldo, tal qual um lagarto perdido e faminto, mira em um inseto  mas o que come é apenas um pedacinho de papel, na noite escura em que está mergulhado com seus pares da imprensa.

Jogos de azar, independente se sobre bichos ou humanos, que por vezes se parecem, devem ser tratados segundo uma outra lógica que envolve diversas questões no campo legal, moral e social.

O programa Bolsa Família, recomendado pela ONU para outros países como uma referência de distribuição de renda, combate a fome e redução da pobreza, é um programa bem sucedido e que merece  a aprovação do povo brasileiro.

Ubaldo , que é nordestino, região de  principal foco do Bolsa Família, sabe, ou deveria saber, que o povo nordestino nada tem de preguiçoso, vagabundo ou desonesto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário