quarta-feira, 22 de maio de 2013

Vá ser poeta, dotô !






Vai ser poeta, meu filho!...


Jornal do BrasilWander Lourenço*




No poema O menino que carregava água na peneira, de Manoel de Barros, o eu-lírico observa que a mãe reparou nos despropósitos, cismas e esquisitices das atitudes do filho até perceber que ele aprendera a lidar com as palavras e seus prodígios; e, com ternura, lhe diz: “– Você vai ser poeta!” Em tempos de banalização da poesia, porém, desconfio que o sujeito contemporâneo, quando não se adapta ao emprego, estudo ou casamento, por uma espécie de inspiração divina, desvairadamente se habilita a rascunhar odes, elegias e sonetos.
Ao se julgar um Manuel Bandeira, Gabriela Mistral, Pessoa, Drummond, João Cabral ou Cecília Meireles, sem se dar conta acaba por azucrinar a paciência de um pobre cristão, que se torna pouco afeito à lira de Orfeu, justo por não se entusiasmar com a deturpação da arte de Camões, Neruda e Vinicius de Moraes. É poesia de procedência duvidosa made in Brazil, como o leite malhado do Rio Grande do Sul.  Se o leitor ainda não parou para observar, peço que atente para alguns casos típicos de trovadores a varejo, espalhados pelos botequins ou saraus a recitar ao cidadão que, constrangido, ainda é obrigado a adquirir um livro ou folheto artesanal.
Sem sombra de dúvida, a poesia é a “profissão” do momento, uma vez que brotam poetas como mato, embora, com exceção de Manoel de Barros, Ferreira Gullar, Ivan Junqueira e Carlos Nejar, daria para se contar nos dedos da mão direita o número de bardos detentores de originalidade e talento. De outra feita, a safra é tão significativa em gênero, número e grau (etílico homérico!), que penso em aconselhar o governo federal que os exporte para o Oriente Médio, EUA ou China, a fim de que se aumente o tal bendito pibinho da presidenta Dilma Rousseff. Deus que os perdoe, mas há quem sugira que se organize um Concurso Nacional de Poesia, com a seguinte premiação: Primeiro lugar, um passe do pastor Marcos Pereira; ao segundo colocado, um tour de ônibus pela cidade do Rio de Janeiro. Ao terceiro lugar, uma bicicleta.
São os tempos pós-modernos que produzem poesia tipo C em toneladas, sem controle de qualidade e estoque, mas com prazo de fabricação, validade e entrega (delivery ou self service?), assegurados pelo direito do consumidor. Na contemporaneidade lírica, para ser admirado pelo espectador ou leitor, é fato que bastaria ao poeta, para reconhecimento público e editorial, dar sete cambalhotas e dois saltos mortais; plantar três bananeiras sem perder o fio da meada do recital; se atirar ao chão a simular espasmos de epilepsia ou coisa parecida; e mostrar seios ou bunda à farta para delírio da plateia, sob o slogan em néon ou laser: uma imagem vale por mil vocábulos. Mas, afinal, o poema é feito da visceral e sagrada Palavra posta em versos ou de pirotecnia acrobática provinda da caraminhola da Deborah Colker e do Circo de Soleil?
Posteriormente, o performer dana-se a discursar a não poder mais a favor da inconstitucionalidade do aumento da maioridade penal, a denunciar o absurdo da legalização do plantio de cana-de-açúcar na Amazônia, a clamar pelo cúmulo dos desperdícios tupiniquins das obras faraônicas para a Copa do Mundo e Olimpíadas ou a esbravejar diante da queda de braço entre o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional. Poesia que é bom, necas!... Aliás, por que pensar em estética estilística ou versificação, já que obra dever ser escancarada, livre, leve e solta para orgasmo coletivo e catarse alheia, fincados no âmago de cada declamação apoteótica ou apocalíptica, conforme a cosmologia ou o Big-Bang da explosão bíblica: “No princípio era o Verbo...”.
Para fácil identificação, eis o perfil social deste indivíduo que se matriculou em sete cursos universitários, e, por ser autodidata anarquista e livre pensador, não se encontrou em nenhum percurso acadêmico; se aventurou em treze ofícios e, por ser alternativo e transgressor, não conseguiu se adaptar ao trabalho regular com horário e carteira assinada; casou-se quatorze vezes, divorciou-se, e mora com a mãe do poema em epígrafe, até se deparar com a alma gêmea de sua musa amada. E como a vida imita a arte, a venerável senhora lhe aconselharia: “– Vai ser poeta, meu filho, e vê se não enche o saco do bode velho do Dionísio!...”.
*Wander Lourenço de Oliveira, doutor em letras pela UFF, é escritor e professor universitário. Seus livros mais recentes são ‘O enigma Diadorim’ (Nitpress) e ‘Antologia teatral’ (Ed. Macabéa). - wanderlourenco@uol.com.br


Muito bom!

O caro leitor, sempre atento, percebeu que a partir de agora, segundo a observação do  autor, um doutor em letras e escritor, temos um perfil, ou quiça um texto base, dos neopoetas brasileiros.

Sim, caro leitor, o perfil, ou quiça esboço esforçado, fala de um novo poeta que surge em grandes quantidades, tal qual os cupins em fuga desesperados com o fogo na colméia.

São os neopoetas, pois todos, ou a maioria, manifestam-se sobre questões do cotidiano , seja no campo político , seja no campo social.

Independente da crítica do autor, bem formulada no tocante a concepção acadêmica que por sua vez nem  sempre dialoga com a realidade social, o poeta nada faz do que extrair da realidade o óbvio esquecido, ignorado, ocultado pela cegueira da cultura de massa supercial vigente em tempos de exaltação a imagem.

"a silutea caminhava pela noite escura , com a luz trêmula da lamparina"

um trecho de uma poesia , de um grande poeta iraquiano, que revela nada mais que o óbvio, o cotidiano, o invisível para a maioria das pessoas.

O poeta é esse sujeito, que independente de sua profissão de diplomata, engenheiro, professor , ou mesmo escritor e poeta, relata aquilo que todos veem , diariamente, mas não enxergam, eternamente.

" da janela de minha casa observava a menina, na casa do outro lado da rua, se lambuzando com chocolate"

Uma passagem do poema Tabacaria , de Fernando Pessoa.

Comer o chocolate, sentada na porta da casa , talvez seja algo que a maioria não perceba e, menos ainda, dê algum sentido.

Somente os poetas podem fazẽ-lo, e mais, dar vida e sentido as coisa mais simples.

O autor, com um discurso que tangencia o político, tangência similiar a passagem de alguém por uma grande bunda em um trem lotado ,já que o autor se manifestou sobre as proliferações de bundas na poesia performática, o que não necessariamente significa que o acadêmico tenha  uma inclinação pelas regiões glúteas, apenas uma constatação, se coloca no mesmo lugar dos poetas que se utilizam de questões sociais e políticas em suas performances.

Os trovadores a varejo, citados pelo autor, via de regra são manifestações da periferia dos grandes centros urbanos e, essas pessoas, poetas, se utilizam do seu dia  a dia, de suas aflições, da vivência em suas comunidades, do esquecimento por parte das autoridades, da opressão história que vivenciam para externar suas percepções da realidade que, inevitavelmente não podem estar dissociadas da luta pela vida, pela sobrevivência.

Esses , imagino, e o caro e atento leitor também , que seriam os trovadores a varejo, os que brotam como mato, segundo a crítica do autor.

Esse movimento, sim, considero como um movimento, pode ser comparado ao movimento da poesia marginal, surgido nos anos da década de 1960 e 1970, onde um forte conteúdo político, social estava associado a uma estética estilística livre.

Talvez isso incomode o autor, acadêmico, de orientação política de direita como se percebe nas entrelinhas do texto, e atento observador de bundas , peitos, e acrobacias, talvez marcadas por imagens bíblicas que a mamãe o obrigou a ver.

A poesia, talvez o autor não saiba, está presente nas vida de grandes homens, que  durante suas vidas , se dedicaram de forma brilhante as suas profissões, fosse no campo da arquitetura, o poeta Niemeyer, da física, os poetas Einsten ( também músico) e David Bohn, na psicologia, Karl Jung,  apenas para citar alguns.

A poesia, entendo , deve ser livre, sem amarras, sem preconceitos, sem esteriótipos e, mais ainda, deve ser incentivada, assim como o ensino da Filosofia e das Ciências Sociais, em todas as instituições de ensino da rede pública, desde cedo, bem cedo, sem que a mamaẽ precise dizer para o filho que ele deve ser  poeta, pois a poesia , em essẽncia, assim como os artes de uma maneira geral, são indispensáveis para o sucesso de qualquer pessoa, em qualquer profissão, inclusive no ensino das letras.

Vá ser poeta, dotô !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário