segunda-feira, 13 de maio de 2013

Quando um Ato de Terror é Apenas um Tiroteio

Polícia divulga vídeo que mostra um dos suspeitos do tiroteio em Nova Orleans

  • Recompensa para quem informar pistas dos criminosos será de US$ 10 mil
  • Ataque em desfile do Dia das Mães deixou ao menos 19 pessoas feridas
O Globo (Email · Twitter)
Com agências internacionais
Publicado:
Atualizado:

NOVA ORLEANS - A polícia americana divulgou nesta segunda-feira um vídeo captado pelas câmeras de segurança mostrando um dos suspeitos do tiroteio ocorrido durante um desfile do Dia das Mães, em Nova Orleans. O ataque na tarde de domingo deixou ao menos 19 pessoas feridas. Nenhum suspeito foi preso, mas a polícia procura por três pessoas que estariam envolvidas no ataque. O FBI afirmou não ter qualquer indicação de que o episódio seja um ato terrorista. A recompensa para quem informar pistas dos criminosos será de US$ 10 mil.
Segundo o último informe policial, dez homens, sete mulheres e duas crianças ficaram feridos no incidente - alguns baleados e outros machucados depois de caírem em meio à confusão. Cerca de 300 pessoas estavam no local, assistindo à tradicional parada de jazz na cidade.
De acordo com informações do canal local WWLTV, nove pessoas foram levadas ao Hospital Universitário por equipes de emergência, oito com ferimentos de tiros. Três pessoas estariam em estado crítico. Pelo menos cinco delas teriam se machucado ao tentar fugir do local.
No domingo, o superintendente da polícia de Nova Orleans, Ronal Serpas, informou que um dos suspeitos é um homem de pele escura, entre 18 e 24 anos de idade, com cabelos curtos. Ele vestia uma camisa branca e shorts jeans. As autoridades acreditam que os suspeitos tenham trabalhado juntos, usando ao menos duas armas.
A polícia acredita se tratar de violência de rua e pediu a ajuda das pessoas que estavam no desfile para identificar os atiradores através de fotografias ou qualquer informação sobre os suspeitos, que foram vistos fugindo em direção à Claiborne Avenue.
Não é a primeira vez este ano que a cidade registra um episódio de violência durante uma parada. Cinco pessoas ficaram feridas após uma festa em homenagem a Martin Luther King Jr. No carnaval, outras quatro foram baleadas num tiroteio no bairro francês.

Feira de armas tem como público-alvo jovens e crianças
Observando as principais notícias na grande imprensa nesta segunda-feira de 2013, 13 de maio, vejo que o caro leitor, e os consumidores de notícias, continuam escravos de um jornalismo cada dia mais limitante, superficial e totalmente direcionado para os interesses políticos, doutrinários e econômicos desses veículos de mídia.

Revirando o lixão de informações da mídia dominante no país, surge a notícia na maioria das mídias, sobre mais um atentado nos EUA.

Dessa vez, em que não foi muito diferente de outras vezes, algumas pessoas se aproveitam de um evento em espaços públicos, com grande concentração de pessoas , para explodir artefatos ou sair atirando com armas de fogo.

O resultado é sempre o mesmo:
dezenas ou centenas de pessoas feridas, outros tantos mutilados, e claro, mortos.

O novo atentado aconteceu no domindo, ontem,  por ocasião de uma parada em comemoração ao dia das mães.

O anterior aconteceu em Boston, em uma comemoração com direito a uma prova de maratona no atletismo, mas por ocasião do dia do patriota.

Os dois em um intervalo de um mês.

Patriotismo e mães devem irritar segmentos da sociedade americana.

O que chama a atenção, em todo o lixão da grande imprensa, é a declaração do FBI de que este último atentado do dia das mães, não foi um ato terrorista.

Nenhuma mídia no lixão, se preocupou em questionar ou refletir sobre o terror, independente se acontece por motivações políticas internacionais, domésticas, ou mesmo fruto de uma violência urbana patológica.

A grande imprensa apenas reproduziu a informação do FBI de que o atentado de ontem não teve motivações terroristas, estando o mesmo inserido na violência "normal e corriqueira" dos grande centros urbanos.

Cita , ainda, o FBI, que esses atentados são comuns e acontecem regularmente nos EUA.

Toda essa "informação" é uma violência, um ato de terror contra todo e qualquer cidadão que tenha , ao menos, um QI 50.

O caro leitor, inteligente e atento , deve estar se perguntando qual o diferença entre o terror que explode um artefato e leva a tragédia e a dor à várias famílias e  o terror que sai atirando com arma de fogo e produz a mesma tragédia e dor.

Não existe diferença, ambos são atos de terrorismo, ambos não avisam quando vão atacar, o que irão atacar, como irão atacar.

Ambos tem o objetivo de causar o pânico, o terror nas populações.

A diferença que salta aos olhos e interessa ao estado americano, e por consequência interessa a grande mídia do Brasil, é que o terror da bomba, supostamente organizado e executado por pessoas muçulmanas é uma ameaça aos valores americanos, um risco para a soberania daquele país.

Em assim sendo deve ser evitado e atacado, mesmo que justifique a redução dos direitos dos cidadãos e , até mesmo, ações militares para invadir outros países que supostamente estariam contribuindo para a barbárie ao retirar a vida de pessoas inocentes.

O caro leitor deve ainda se lembrar, pois aconteceu em abril deste ano, da cobertura midiática na perseguição dos bárbaros que explodiram a bomba de Boston. 

Também se lembra das imagens das vítimas mutiladas e o do sofrimento dos familiares dessas vítimas.

Claro, foi um grande espetáculo,  onde rios de lágrimas sinceras correram pelos olhos de espectadores por todo o mundo.

Já o atentado terrorista de ontem, ao que parecenão foi executado por algum muçulmano mas os prováveis culpados devem ser americanos pretos ou de origem latina, por exemplo, o que terá o destaque do lixão midiático como tal.

Nesse lixo de informação nehuma reflexão sobre uma violência patológica em um país onde 90% da população é propietária de , pelo menos, uma arma de fogo.

E mais ainda, pois pelo que se pode concluir sobre as informações fornecidas pelo FBI, o terrorismo é aquilo que nós, os americanos, desejamos que ele seja, independente se pessoas morrem com frequência vítimas de atos de terror nas cidades da América livre.

Voltando para a país do cruzeiro, nossa grande mídia não questiona  nem muito menos faz qualquer tipo de reflexão sobre uma cultura que se pretende hegemônica e que , a cada dia, vai se revelando violenta e doentia.

Cabe ainda lembrar que os valores americanos são predominantes nas grades das emissoras de tv do Brasil.

Assim sendo, venho lembrar ao caro leitor, para assinar a proposta popular de  democratização dos meios de comunicaçãoo do Brasil, de maneira a garantir um equilíbrio na produção de conteúdos e que nossa cultura e valores tenham  espaço garantido nas mídias.

Participe!

Assine!

Divulgue!

Nenhum comentário:

Postar um comentário