quarta-feira, 3 de abril de 2013

Terra de Gado

sábado, 19 de fevereiro de 2011


Consumo de carne X Degradação Ambiental


Sanguessugado do Jader Resende
Saudações Seres!Perdoem-me os carnívoros, mas gostaria de compartilhar alguns dados com os tão estimados leitores, visitantes, com relação ao consumo de carne e a degradação Desse Planeta:
Água
A pecuária é uma das maiores consumidoras de água. São necessários de 20.000 a 30.000 litros de água para produzir 1kg de carne, mas apenas 150 litros de água para 1kg de trigo. A produção de um único hambúrguer consome uma quantidade de água suficiente para 17 banhos de chuveiro.
Desmatamento
A criação de animais de corte é responsável por 90% do desmatamento de florestas tropicais. Para cada hambúrguer de carne bovina são necessários 50m2 de floresta.
Energia
Nos Estados Unidos, mais de um terço de todas as matérias primas e dos combustíveis fósseis são usados na criação de animais para consumo humano. A produção de um único hambúrguer consome a mesma quantidade de combustível fóssil que um carro popular pequeno em um percurso de 32km.
Terra
Cerca de 80% das áreas cultiváveis são usadas para a criação de animais. Em um hectare de terra podem ser plantados 22.500kg de batatas, mas, na mesma área, só podem ser produzidos 185kg de carne bovina.
Só no Brasil o número de cabeças de gado é superior à sua população, são quase 170 milhões de brasileiros contra quase 200 milhões só de bovinos (IBGE,2000).Segundo a FAO (Órgão das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a criação desses animais é responsável pela emissão de 18% dos gases do efeito estufa, número superior ao emitido pelo setor de transportes. São cerca de 37% das emissões globais de metano e 65% de óxido nitroso, gases com efeito dezenas de vezes superior que o gás carbônico.

A produção de carne contribui para a fome no mundo :

.a quantidade de comida produzida para alimentar os rebanhos de corte nos países desenvolvidos seria suficiente para acabar com a fome e a desnutrição no mundo inteiro.
. se o rebanho norte-americano fosse reduzido à metade, poderia-se cultivar alimento suficiente para eliminar a desnutrição de quatro vezes a população dos países subdesenvolvidos.
. se os norte-americanos reduzissem seu consumo de carne em apenas 10% por um ano, seria possível cultivar mais 12 milhões de toneladas de grãos para o consumo humano, ou o suficiente para alimentar 60 milhões de pessoas.
Florestas:
. No Brasil, Costa Rica, Colômbia, Malásia, Indonésia e Tailândia, as florestas tropicais estão sendo destruídas para dar lugar a pastos para gado. Mas a carne produzida não beneficia a população pobre desses países: é vendida às pessoas de maior poder aquisitivo ou exportada para outros países. Nos últimos 25 anos, metade das florestas tropicais da América Central desapareceram graças à produção de carne para o mercado norte-americano.
Estima-se que pelo menos 90% das espécies de plantas e animais de todo o planeta vivam nos trópicos, a maioria ainda não catalogada pela ciência. Além de dizimar os ecossistemas, a destruição das florestas provoca erosão, que causa enchentes e a redução das chuvas. E sem as florestas, que absorvem o dióxido de carbono da atmosfera, haverá o agravamento do efeito-estufa.
fonte: www.taps.org.br, www.consciencia.ne, ecoviagem.uol.com.brbuscado no Tudo que me faz 
bem



Mclogodon.jpg
Leve seus filhos ao McDonald's e ajude a disseminar o McCâncer infantil!!!
10413.gif
Capeta-2.jpg
McLanche Feliz fez pacto com o CAPETA!!!!



É isso que dá comer Mc Lanche Feliz todo dia





Enquanto isso , por aqui no Brasil, a pecuária avança pelas terras da amazônia.
No país do gado, sim, eles são em maior número que os humanos, gados poderosos alteram nosso código florestal para que seus iguais possam desfrutar de mais e mais espaços para viver e comer bem.
Sim, eles comem rações preparadas com soja , milho , além claro de hormônios e antibióticos.
A soja e o milho são oriundas de gigantescas áreas plantadas exclusivamente para esse fim, ou seja, alimentar o gado e também outros animais.
O que sobra vai para os humanos, esses inferiores.
Para que tudo isso aconteça, e que pessoas endinheiradas do norte possam consumir carnes, as florestas são totalmente desmatadas e, considere ainda meu caro leitor, que para a produção de 1 Kg de carne bovina são necessário 25 000 litros de água, volume bem menor que o da capacidade cisternas para captação de água das chuvas,  instaladas pelo governo fedral em residências  de áreas que sofrem com escassez de água.
O gado verde a marelo avança célere pela amazônia e , continuando sua conquista, em breve chegará na Guiana. 
Enquanto isso 4 bilhões de pessoas no mundo, em uma população de 7 bilhões, vivem na pobreza e miséria, sendo que mais de 1 bilhão passam fome.
Esse é o mac mundo "feliz", em que os defensores  ainda dizem que amam muito tudo isso e , ainda empurram para você, caro leitor, hamburguers e outras porcarias pobres em nutrientes.
O hambúrguer é produzido  com o que existe de menos nobre na carne bovina, incluindo raspagens e mesmo cartilagens do boi, que depois de moído, prensado e com muito tempero , pode ser engolido.
Esse hambúrguer ainda consumiu o equivalente em água a 17 banhos de chuveiro.
Podemos concluir que o Brasil é um dos maiores exportadores de água boa, e mais, não ganha nada com isso. 
Também perde com os gastos em saúde, já que que as carnes amplamente sugeridas para consumo, através da violenta propaganda, estão associadas com outros alimentos de alto valor calórico, como pães , refrigerantes, biscoitos, etc... que contribuem significativamente para a principal epidemia mundial, que é a obesidade.

http://desciclopedia.org/wiki/Imahttp://desciclopehttp://desciclopedia.org
A técnica secular de amaciar a carne

Nenhum comentário:

Postar um comentário