terça-feira, 30 de abril de 2013

Jabá Gordo

Denúncias de cobrança de jabá envolvem Domingão do Faustão



O blogueiro Marcus Vinicius, do Blognejo, escreveu sobre as denúncias de jabá cobrado em programas da Globo.


Uma condensação, abaixo:

“Essa semana o colunista Léo Dias, do Dia, resolveu botar a boca no mundo e falar, inclusive citando nomes, sobre o jabá cobrado em alguns programas da Globo para a apresentação de artistas.

Esse caso já havia sido divulgado em alguns veículos de imprensa sem mais detalhes na época do ocorrido, há cerca de dois anos, mas agora o colunista resolveu citar nomes.

O principal caso aconteceu no programa do Faustão. Em 2011, houve uma mudança grande na equipe do programa, com a saída de várias pessoas da área de música, inclusive do diretor musical Luiz Schiavon.

O apresentador Fausto Silva teria descoberto que alguns membros da produção cobravam um valor dos artistas para que eles fossem agendados no programa.

De acordo com o colunista, o grupo Exalta Samba pagou o equivalente a R$ 220 mil por duas datas no programa, mais precisamente na época do lançamento do DVD “Ao Vivo na Ilha da Magia.

Outro caso de jabá em programas da Globo citado pelo colunista se deu na novela “Avenida Brasil”. Segundo Léo Dias, o grupo Aviões do Forró pagou a um produtor da Globo um alto valor (que ele não especificou) para ter a música “Correndo Atrás de Mim” como tema da personagem Suélen, vivida pela atriz Isis Valverde.

O valor do Jabá no programa do Faustão mais ouvido nas rodas de conversa costumava ser de R$ 80 mil. Pelo menos foi esse o valor que eu mais ouvi as pessoas dizendo que era cobrado por lá. A cobrança de jabá para a inclusão de músicas em trilhas de novela, entretanto, apesar de não ter me espantado, é novidade pra mim.

Até porque, segundo o próprio colunista Léo Dias, a Globo já tem a política de dar preferência para a inclusão de músicas de artistas da própria gravadora, a Som Livre.”

Fonte: Blog Diário do Centro do Mundo


O leitor agora entendeu o motivo de apenas certos tipos de músicas e artistas aparecerem nos programas da tv globo.
Também entendeu o motivo da proliferação do sertanejo, sambanejo e axé.
Entendeu , mais ainda, que a qualidade não é prioridade na escolha dos artistas musicais, dos filmes, do entretenimento
Entendeu, na totalidade, que tudo na tv atende interesses econômicos imediatos.
Entendeu que tudo é uma grande mentira, uma enorme enganação que visa distrair o espectador dos assuntos que de fato interessam.



Nenhum comentário:

Postar um comentário