quarta-feira, 24 de abril de 2013

Cartão Vermelho

Charge de Amorim para o Amorimcartoons



Mais uma da tv globo.

Os campeonatos estaduais, que já não atraem o público, ainda sofrem com as investidas da emissora que detem a exclusividade de transmissão dos jogos.

O regulamento da Federação de Futebol do Estado Rio de Janeiro -FFERJ - permite que a tv globo possa alterar os dias e horários dos jogos da competição.

Você sabia, caro leitor ?

No caso acima Fluminense, Botafogo, Volta Redonda e Resende farão as semi-finais do segundo turno da competição, a Taça Rio.
Também pelo regulamento, Fluminense e Volta Redonda deveriam se enfrentar no sábado e Botafogo e Resende no domingo.

A tv globo inverteu a data dos jogos e colocou Fluminense e Volta Redonda no domingo.

As cláusulas do regulamento valem mais  quando estão envolvidos os interesses da  emissora de tv.

Alega a emissora que o Fluminense , no momento, garante mais visibilidade motivo pelo qual o jogo foi para domingo e terá transmissão ao vivo em tv aberta, no caso a tv globo, com restos e  migalhas para a tv bandeirantes.

E o estatuto do torcedor, deve estar se perguntando o caro leitor.

E o planejamento dos clubes, já que participam de outras competições e as de cisões da Taça Rio serão na cidade de Volta Redonda, o que exige deslocamento, hospedagem, logística de treinamento, etc... ?

Já o Botafogo, time que venceu o primeiro turno ,a Taça Guanabara, e já garantiu vaga nas finais do campeonato carioca com o vencedor do segundo turno, e que fez a melhor campanha do segundo turno com 100% de aproveitamento , não terá a devida visibilidade  pois seu jogo foi transferido para sábado com transmissão apenas de tv fechada.

O clube faz um investimento, é bem sucedido técnicamente na competição, e na hora de maior visibilidade e retorno financeiro é excluido, prejudicando o clube e  as empresas que investiram no clube como patrocinadores.

Tudo isso está acontecendo porque a tv globo está focada apenas na sua audiência.

Cabe lembrar que o Botafogo foi prejudicado pela emissora durante a competição com poucos jogos transmitidos em tv aberta.

Em uma competição que já vem estruturada de forma errada de longa data com um número excessivo de equipes participantes, ainda sofre todo o tipo de ingerência de uma emissora de tv, que visa apenas seus lucros.

Cabe ainda lembrar que os jogos transmitidos pela tv globo acontecem apenas, as quartas-feiras às 22 horas e aos domingos às 16 horas, como se fossem parte da grade de programação da emissora.

Jogos em outros dias , ou mesmo nos mesmos dias mas em horários diferentes , não existem para a emissora, pois a transmissão iria alterar a grade de seus programas, ofuscando ex-bbb 's atrizes de novelas , e outras celebridades dos folhetins que sempre apresentam como personagens principais personalidades e caráteres violentos, cruéis  e psicopatas.

Com isso, o torcedor que gosta de ir aos estádios, é obrigado a assistir uma partida de futebol em uma quarta-feira as 10 horas da noite, com término por volta da meia -noite .

Impossível para o trabalhador.

Mesmo em casa,  assistindo pela tv, o horário de  término das partidas é  tarde para quem acorda por volta de 5 , 6 horas da manhã.

Tudo bem, mas o lucro da emissora é o que importa.

E mais, os comentaristas esportivos da emissora são proibidos de fazer quaisquer comentários críticos sobre os dias e horários das partidas de futebol, pois a tv globo  alega que o horário dos jogos não é um assunto técnico e esportivo, e sim comercial, impondo desta forma uma censura aos comentaristas.

Com uma quadrilha dominando federações e a CBF, os clubes afundam cada vez mais, o público some dos estádios de futebol, e um bando de palhaços engravatados, , transmite e comenta os jogos para o respeitável público, tudo isso  em duelos épicos com imagens polêmicas dos jogos, imagens, obviamente, que não são do agrado da emissora no tocante a contrariar a audiência torcedora.

Se não bastasse, a imprensa esportiva, principalmente a radiofônica, mas não a única, através de comentaristas idiotas ainda alega que a tv globo está nos seus direitos ao manipular e controlar negativamente o futebol no Brasil, isso em emissoras concorrentes das emissoras dos organizações globo.

O futebol do Rio de Janeiro, e também dos outros estados do país ,deve, com urgência , rever a fórmula de disputa dos campeonatos regionais e também a participação das emissoras de tv no tocante aos direitos de transmissão dos jogos.

É inadmissível  a exclusividade desses direitos, para o bem do esporte e até mesmo da sobrevivências dos clubes de menor investimento , que tem nos campeonatos estaduais uma janela de visibilidade para apresentarem possíveis talentos que poderão gerar divisas para esses clubes.

Desses clubes, já saíram grandes jogadores do futebol brasileiro e muitos são referência na formação de talentos.

Cabe ressaltar a experiência na Argentina, que depois de uma intervenção do governo federal  no futebol, pelo menos garantiu ao telespectador a transmissão das partidas, em praticamente todos os dias da semana , em diferentes horários e  em tv aberta.

Independente de outras questões sobre o futebol no país vizinho, que vai muito bem nas eliminatórias sulamericanas para a copa de 14 no Brasil sendo considerado inclusive como um dos favoritos para vencer a competição, cabe ressaltar que o cidadão argentino teve garantido o direito de assistir , pela tv aberta, partidas de futebol sem a exclusidade e a interferência de apenas uma emissora de tv.

Na Argentina até mesmo a tv pública transmite os jogos em igualdade de condições com as tv's privadas.

As federações e a CBF são entidades de caráter privado, porém o futebol é um patrimônio do povo brasileiro e não pode mais ficar nas mãos apenas de empresas e de uma emissora de tv que ainda tem o agravante de não representar a cultura  do povo brasileiro.

No congresso nacional, temos parlamentares que já foram atletas e jogadores de futebol e que conhecem bem as entranhas do meio.

É importante que eles assumam a bandeira de democratizar o futebol e as transmissões em tv aberta, caso contrário, os palhaços engravatados da tv globo continuarão comandando o espetáculo para o respeitável público.

Tem goiabada ?

Tem, sim senhor.

Tem marmelada ?

Tem, sim senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário