sexta-feira, 22 de março de 2013

Só Carolina Não Viu

Incapacidade I

Após vexame de Christina Rocha, SBT anuncia fim de "Quem Convence Ganha Mais"

22/03/2013 - 07h20
DE SÃO PAULO
O programa "Quem Convence Ganha Mais" (SBT) vai acabar.
A atração, que herda audiência das novelas mexicanas em alta, vem perdendo muito ibope. Em seu lugar entrará o "Casos de Família".
O SBT diz que a saída do "Quem Convence Ganha Mais" já estava prevista, uma vez que trata-se de um programa de temporadas.
A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha desta sexta-feira (22).
Na segunda-feira (18), a apresentadora Christina Rocha se exaltou com uma convidada.
O tema do programa era "Os filhos são seus e quem tem que cuidar sou eu? Vai se ferrar!" e contava com a participação de uma adolescente que reclamava que a mãe só se divertia e deixava a obrigação de cuidar dos irmãos para a ela, impendido a garota de estudar ou sair.
"Por que você faz isso com uma menina tão bacana?", perguntou Christina para a mãe que respondeu em tom de ironia: "Ela é tão bacana que me trouxe num lugar desses, numa baixaria."
Após esta resposta, a apresentadora perdeu a cabeça e começou a brigar com a mãe até o momento que ela pede para que a mulher seja retirada do programa. 


 Incapacidade II

O vídeo que a Globo não mostra: pra que serve o BBB?

redacaoemConversa Afiada - Há 23 horas
Vídeo já tem mais de 5 milhões de visualizações.


Os dois casos, tratados por mim como incapacidades I e II,são reveladores.

Aconteceram por esses dias, em emissoras diferentes, e dizem muito sobre o momento por que passa a grande mída nacional, incluído aí, também, a imprensa.

Em ambos os casos o condutor do programa, apresentadora ou repórter, se viu diante de opinões contrárias e críticas sobre o programa em questão.

No primeira incapacidade, a apresentadora do SBT se descontrolou ao ouvir de um participante do programa que aquele programa era uma baixaria.
Verdade ou não, mesmo porque não é esse o foco deste comentário, o que se emitiu foi uma opinião, e, no ano de 2013 da era cristã espera-se que diferentes opiniões possam ser apresentadas , debatidas e aceitas enquanto opções, visões e percepções variadas das situações que se apresentam para todos nós , reles seres mortais.
Não foi o que aconteceu.
A apresentadora, em momento de fúria democrática malufista, simplesmente expulsou do programa a "audaciosa e ousada" mulher que se atreveu a dizer o que pensava sobre o programa. 
Lamentável, vexatório e ridículo .

Na segunda incapacidade, um repórter da tv globo que atende pelo nome, de Vinícius Valverde, abordou um suposto consumidor; sim, consumidor pois a abordagem foi em um shopping center, perguntando o que o ele, o consumidor, pensava sobre o "grande programa" da tv globo que recebe o nome de big brother brasil, ou bbb para os íntimos alienados. O entrevistado, conforme pode ser visto no vídeo, emitiu sua opinião.
Foi um massacre. Reduziu o programa da globo ao que de pior pode ser oferecido às pessoas na rubrica do entretenimento na tv.
O repórter, sempre saltitante e sorridente em suas entradas na tela e também em suas abordagens. mudou radicalmente sua aparência.
Talvez não esperasse tal resposta.Se for o caso , revela-se um repórter limitado, pois todas as opções e visões devem ser consideradas quando de uma abordagem. O que ,entretanto, repercute nas redes sociais ( o vídeo da entrevista já foi assistido por 5 milhões de pessoas ) foi a censura da emissora quanto a opinião do entrevistado.

O caro leitor já deve ter percebido que em ambos os caos o contraditório não foi aceito.

Cabe ainda lembrar, e o caro leitor sabe, que em um passado próximo, lá pelo início da década passada o SBT lançava seu reality show com o nome de Casa do Artista. Em uma das edições do programa, a produção do SBT convidou para pariticipar um artista da periferia da cidade de São Paulo, que, entre ouras coisas, se caracterizava como um ferrenho crítico da cultura burguesa, das emissoras de tv, dos ricos e , até mesmo de Silvio Santos, dono da emissora. Durante entradas em que Silvio conversava com os confinados da casa, por diversas vezes dialogou com o artista. Claro que sem a perfeição de seu sorriso padrão, mas o sorriso estava lá e Silvio encarou assuntos espinhosos e críticos, assim como o artista.
O epsódio não faz de Silvio um democrata radical, mas revela , em parte, o status que ostenta como um grande comunicador da tv brasileira.

Voltando as incapacidades, é revelador que as opiniões tenham partido de pessoas que, supostamente, teriam o perfil de consumidores dos programas em questão. Não foram críticas de uma crítica intelectualizada. No primeiro caso a mulher que descontrolou Cristina Rocha, a apresentadora do programa,  participava diretamente do programa.
No segundo caso, o crítico, foi uma pessoa abordada em um shopping center, templo do consumo, e  suposto reduto de telespectadores do programa da tv globo. Ou seja, as críticas partiram  de dentro .

Isso não me autoriza a afirmar que a sociedade brasileira tenha desenvolvido e evoluído para uma visão crítica acerca dos produtos de entretenimento oferecidos pela mídia, uma vez que para tal, seriam necessárias avaliações sobre outras variáveis, o que não é o objetivo deste texto. Entretanto, me parece claro que há um descompasso na grande imprensa e no seu aparato midiático no que concerne ao entendimento da realidade atual do país.
Acostumados com o monopólio da opinião, da informação e do entretenimento, a tv e a imprensa ainda não perceberam, ou não querem perceber, que as novas tecnologias da informação vem amplificando vozes e difundindo informações que , certamente, tem contribuído para a formação de uma ainda embrionária visão crítica  na sociedade.

As incapacidades, revelam, de forma implacável, o caráter antidemocrático dos meios de comunicação e da imprensa brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário