quarta-feira, 13 de março de 2013

Multiplicação dos Peixes



Doze toneladas de peixes são recolhidos da Lagoa Rodrigo de Freitas




A coleta dos peixes está sendo feita desde o início da manhã por garis da Comlurb, inclusive no entorno da Lagoa. O mesmo problema aconteceu no mesmo período do ano passado.


Mortandade de peixes impressionou cariocas nesta quarta-feira (13)
Mortandade de peixes impressionou cariocas nesta quarta-feira (13)
Prefeitura diz que causa são as chuvas
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente(SMAC) informou, em nota, que a Lagoa Rodrigo de Freitas é monitorada 24 horas por dia. Segundo o órgão, a cada hora, a boia que fica no meio da lagoa emite boletins que são analisados em tempo real. De acordo com a secretaria, a população tem acesso às informações diariamente, no site do órgão e na própria lagoa, onde bandeiras de cores verde, amarela e vermelha, indicativas de qualidade, são hasteadas.
Sobre a mortandade desta semana, a secretaria esclarece que as fortes chuvas causaram o problema. O temporal provocou o desague de águas pluviais que levaram matéria orgânica para a Lagoa. Esta matéria orgânica, para se decompor, usa o oxigênio dissolvido, levando a zero e causando mortandade. A secretaria de Meio Ambiente informa que ainda estamos com zero de oxigênio neste momento.


Inadimissível que um cartão postal da cidade do Rio de Janeiro, ainda sofra com essas constantes mortantades de peixes.
Isso revela o que já venho afirmando que o ecossistema da Lagoa é frágil, extremamanete frágil, e quase sem vida.
Um espelho d'água, apenas, que ilude as pessoas pela beleza que de fato proporciona, mas que por baixo, é um depósito de lixo e lama, resultado de décadas de descaso e de despejo de merdas de todas as modalidades e origens.
Ao espetáculo lamentável de toneladas de peixes mortos boiando por falta de oxigênio, acrescente-se o mau cheiro insuportável devido a decomposição dos animais e também do efeito proporcionado pelos ventos que removem o fundo da lagoa.
O simples fato de rios que desaguam na Lagoa serem os responsáveis pela mortandade dos peixes, devido as forte chuvas, revela o estado assustador  desses rios quanto a poluição que agregam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário