sexta-feira, 8 de março de 2013

Globo e Violência. Tudo a ver

VIOLÊNCIA NO FUTEBOL

Espectro de manipulação ronda o 'Fantástico'

Por Mauro Malin em 07/03/2013 na edição 736

Os participantes do Observatório da Imprensa na TV de terça-feira (5/3) – Alberto Dines, Jorge Luiz Rodrigues, Maurício Murad e Tim Vickery – fizeram vigorosa denúncia da inépcia policial e da cumplicidade de dirigentes de clubes com torcidas organizadas como a Gaviões da Fiel (leia aqui reportagem sobre o programa). Como se sabe, em Oruro, na Bolívia, no fevereiro, um adolescente foi morto por um sinalizador náutico disparado por um integrante da Gaviões.
A leniência da mídia jornalística diante do comportamento dos cartolas foi criticada. Os jornalistas expuseram também sua contrariedade diante da tentativa de proteger integrantes da torcida presos na Bolívia mediante suposta farsa de incriminação de um menor, que usou o Fantástico, da TV Globo, como canal para uma confissão que caberia à polícia ouvir.
O papel do Fantástico nesse episódio precisa ser analisado com grande atenção. Com relativa frequência, o jornalismo do programa sai dos limites do que o senso comum – traduzido ou não em legislação – admite ser comportamento lícito, legítimo e ético.
Caso se comprove que a autoincriminação do menor foi uma farsa, é inverossímil que a Globo tenha aceitado se comportar como braço midiático da mais notória facção corintiana. Mas, nesse caso, ela terá sido instrumento de manipulação. A manipulação é um dos grandes inimigos do jornalismo profissional independente.


O jornalismo de mentiras que incita a irracionalidade


Historicamente o programa Fantástico, da tv globo,  tem um grande repertório de matérias falsas e manipulações.
 
Devido ao seu formato de revista de variedades ( revista eletrônica) abre espaço para toda sorte de construções, principalmente quando os assuntos abordados são temas do jornalismo.

Se utilizando de uma linguagem de entretenimento, onde sempre apostou no carisma de seus apresentadores, o programa é uma usina de mentiras.

Com o passar do tempo, a mudanças dos apresentadores, o esgotamento do formato, a consciência do público telespectador, e a queda de audiência de todos os programas da tv globo, o fantástico, atualmente, é um deserto de idéias, um abismo cultural, que se presta apenas para sintetizar falsas notícias em sua linha de produção de mentiras.

O caso do acidente com a torcida do Corinthians em um jogo de futebol na cidade de Oruro na Bolívia recebeu uma atenção imediata e reparadora por parte do Tv globo, se utilizando para isso não só o programa Fantástico, mas opiniões de seus narradores esportivos e comentaristas esportivos, ao longo do domingo na programação esportiva da emissora e antes da apresentação do programa a noite.

Parecia que todos estavam preparando o terreno da opinião pública para apresentar, como de fato ocorreu, a versão apresentada pela torcida do Corinthians envolvida no acidente.

O que fica , hoje, para espanto de alguns, mas não desse blogue, é o envolvimento da tv globo com a torcida organizada do Corinthians.

A tv globo aceitou com estranha facilidade a tese apresentada pela torcida , enquanto toda a opinião pública, no dia seguinte de mais um papelão do fantástico, questionava a tese da torcida. 

Enquanto a violência de torcidas organizadas cria raízes em todo o Brasil, uma emissora de tv se apresenta ao lado da violência.

Não foram poucas as vezes que em programas esportivos da tv globo, e mesmo em outros como o fantástico, os "jornalistas" e apresentadores da emissora se referiram de forma poética e glamourizada sobre a torcida do Corinthians como um bando de loucos, induzindo o telespectador a uma visão romântica e até mesmo bonita sobre o comportamento da torcida. 
Aliás, isso é uma regra que vale para todas as torcidas de times de futebol quando citadas pelos apresentadores da tv globo.

Na tentativa de conquistar cada vez mais audiência a tv globo tenta seduzir os telespectadores enaltecendo o comportamento das torcidas de times de futebol.

O caso da torcida do Cornthians é revelador e escancarou os interesses envolvidos .

Nenhum comentário:

Postar um comentário