quarta-feira, 20 de março de 2013

Falha da Globo

Globo diz que falha em "Jornal Nacional" foi causada por múltiplos fatores

20/03/2013 - 07h28
DE SÃO PAULO
Já está entre os vídeos mais vistos no YouTube e comentados do Twitter a falha técnica no "Jornal Nacional" (Globo) de segunda-feira (18), durante a escalada de notícias (resumo das manchetes do dia).
A escalada, que é gravada minutos antes de o "JN" entrar no ar, teve a sua edição "engasgada" no início do noticiário. Procurada, a Globo diz que a falha foi causada por múltiplos fatores, que estão sendo apurados.
A informação é da coluna Outro Canal, assinada por Keila Jimenez e publicada na Folha de SP desta quarta-feira (20).


Só rindo

Uma falha como outra qualquer que pode ocorrer em qualquer empresa a qualquer momento.
Quem já estudou matemática, estatística e probabilidade certamente já tomou conhecimento da teoria dos erros.
Segundo a teoria, quando  um acidente de grande proporções acontece vários outros acidentes ou falhas menores já vem acontecendo, sem que se tome medidas preventivas.
Isso não só vale para empresas como vale para a vida das pessoas.
A tragédia da boate Kiss na cidade de Santa Maria, no RS, aconteceu  porque inúmeros outros acidentes, não apenas na mesma boate, indicavam a possibilidade de uma tragédia.
As mortes que se repetem todos os anos por causa das chuvas poderiam ser evitadas se os pequenos acidentes fossem corrigidos.
Os atropelamentos constantes de ciclistas, por automóveis conduzidos  em alta velocidade e por vezes com pessoas embriagadas, podem ser reduzidos ao mínimo se erros anteriores e condições favoráveis aos erros , fossem eliminadas.
Um acidente de grandes proporções , segundo a teoria dos erros, é apenas a ponta de um iceberg, ou seja, a parte visível de um conjunto de erros que acontecem  ao longo do tempo e  que ganhou notoriedade com o erro maior.
Quanto a tv globo, questionada a explicar o vexame do jornal nacional, não errou quando disse que o erro foi causado por múltiplos fatores. 
Entretanto, o caro leitor deve estar se perguntando se os profisssionais da tv globo sabiam do que estavam falando, ou foi mais uma de suas padronizadas respostas que nada informam sobre assuntos em que a emissora é questionada. 
Me inclino a ficar com a segunda hipótese, mesmo porque nenhum erro ocorre sem a influência de múltiplos fatores, do presente ou do passado.
A solução para evitar grandes erros é não permitir que um erro pequeno, simples e banal, seja tratado como obra do acaso e devido a isso seja negligenciado sem que se pesquise os vários fatores que contribuiram para aquele pequeno erro e que se tome medidas para evitá-lo, ou minimizar a  chance de repetição.
Infelizmente a compreensão sobre erros e acidentes é limitada e pontual, o que contribuiu para a reincidência de erros graves.
Uma pessoa que dirige seu automóvel em alta velocidade e ainda estando embriagada  atropela e mata, ou mutila, uma outra pessoa é tratado como uma fatalidade, ainda mais se o atropelador não tiver antecedentes criminais e for de família endinheirada. 
Mesmo estando envolvido e proporcionado um acidente grave, é impossível que o atropelador não tenha cometido outros erros ou infrações menores , em que ninguém morreu ou ficou sem braço e que consequentemente não teve visibilidade nem registro policial. 
Isso em se tratanto do atropelador, apenas. 
Porém, o atropelador e o acidente em que se envolveu e foi o responsável estão inseridos em um comportamento social onde erros similares, maiores ou menores proliferam.
Um estudo da Agência Internacional de Energia Atômica - IAEA - disponível para o público, atesta que 90% dos erros e acidentes, pequenos ou não, em centrais nucleares geradoras de energia elétrica acontecem por falta de definições claras das interfaces entre diferentes unidades organizacionais e empresas envolvidas durante as fases de projeto da central. Isso mesmo, caro leitor, a falha  em uma bomba d'água na central nuclear X, pode ter sua origem lá no início quando se elaborava o projeto da central. 
Falamos de centrais nucleares, onde os requisitos de segurança são levados ao extremo para evitar acidentes, mas mesmo assim eles acontecem.
O atropelador endinheirado e sem antecendentes criminais não é uma ilha na sociedade, e o seu ato é fruto de falta de decisões corretivas lá no passado próximo, independente se tais ações não fossem de responsabilidade dele.
Imagine então, caro leitor, situações, comportamentos sociais, processos industriais em que a segurança não leva em conta erros menores e  aspectos de prevenção, ou quando leva são apenas superficiais. 
O resultado é conhecido.
Come-se carne de cavalo achando que é carne de boi, bebe-se soda cáustica em lugar de bebida de soja, encontra-se cabelo dentro do molho de tomate, encontra-se esperma humano em refrigerante, encontra-se dente humano dentro de um queijo e outras coisas mais.
E assim se multiplicam os acidentes de trânsito, acidentes industriais e tragédias com a da boate Kiss.
Já a tv globo disse, corretamente, que a falha no jornal nacional foi causada por múltiplos fatores.
De fato, não é de hoje que a audiência dos programas da tv globo vem em queda livre, perdendendo mais e mais telespectadores.
Não é de hoje que o jornalismo da tv globo, e também das empresas globo, vem desabando mais e mais na credibilidade. 
Não é de hoje que profissionais da tv globo vem intimidando a blogosfera com ações judicias que tem apenas por objetivo cercear a liberdade de expressão e opinião de uma parcela da população brasileira ativa e atuante na produção de conteúdos informativos e opinativos com uma visão crírtica dos fatos.
Não é de hoje que as empresas globo vem tentando demonstrar para a população brasileira, através de todas suas mídias, um país a beira do caos onde tudo é péssimo, nutrindo a desesperança  e a tristeza, quando a realidade das pessoas revela o oposto.
Não é de hoje que as empresas globo atacam diariamente o governo popular e democrático do PT, e , enquanto isso, a aceitação, aprovação e popularidade de seus governantes não para de subir. 
Chega a ser cômico.
Assim sendo , caro leitor, o vexame de Poeta é resultado de uma infinidade de erros, ou como disse a tv globo corretamente mas sem ter a consciência de que respondia certo e acreditando que estava lançando mais uma de suas habituais e corriqueiras dissimulaçõe e mentiras; o erro se deu por múltiplos fatores.
Só rindo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário