quarta-feira, 13 de março de 2013

Detergente

Comercial da Coca parece ter mensagem subliminar com imagem de Cháves

Fusão de dois rostos gera as mesmas características físicas do ex-presidente da Venezuela; agasalho azul e branco listrado com brasão também é semelhante
12/03/2013

José Francisco Neto e Michelle Amaral,
da Redação                                                                                                                                                                                                                
Reprodução dos frames do vídeo da propaganda e foto de Hugo Chávez
Em um comercial da Coca-Cola, feito para a Copa do Mundo no Brasil em 2014, a fusão da imagem de uma mulher com a de um homem (após mais de 20 rostos mostrados anteriormente) parece gerar as mesmas características físicas do ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez. É quase imperceptível, mas aos 0:44 segundos do vídeo, após uma sequência de frames (frações de imagens) de dezenas de pessoas, é possível identificar a mescla entre o sorriso e o nariz de uma mulher muito semelhantes aos de Chávez com o rosto de um homem também muito similar ao dele.
O homem  também aparece vestido com uma blusa azul e branca listrada com um tipo de brasão estampado do lado esquerdo do peito (lembrando em muito o agasalho que Chávez usou em suas últimas aparições antes da cirurgia). Coincidência ou não, o homem é o último a aparecer nos frames, fazendo com que o seu rosto fique mais destacado e mais fácil de ficar armazenado na memória.
Mas será que qualquer semelhança é mera coincidência? Para Silvio Mieli, doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), as características da técnica utilizada no comercial poderiam ser consideradas um caso de propaganda subliminar. “Mas a pergunta que emerge é a seguinte: qual o interesse em relacionar a Copa no Brasil com Hugo Chávez, especificamente nessa campanha cheia de clichês?”, questiona.
Vale lembrar que as imagens de Che Guevara, Fidel Castro e Evo Morales tomando Coca-Cola já foram utilizadas por adversários para mostrar que seriam "hipócritas", estando em contradição com o que defendem. Daí que incluir Chávez na propaganda poderia ser uma estratégia no mesmo sentido, uma forma de chancela, já que até inimigos declarados beberiam Coca-Cola.
Imagens de Che, Evo e Fidel tomando Coca já foram utilizadas para que fossem chamados de  "hipócritas"
O mesmo foi tentado por uma repórter da revista Veja, anos atrás, em relação a João Pedro Stédile, do MST. Durante a construção de uma reportagem que visava manchar a imagem de Stédile, ela queria a confirmação de que o líder do movimento sem-terra também bebia Coca-Cola.
O vídeo tem a duração de 1 minuto e é narrado pelo cantor popular Tom Zé. “É por isso que a gente vai fazer uma Copa de todo mundo, feita por todo mundo [...] uma coisa é verdade: onde cabe mais um, cabem mais 200 milhões”. É exatamente nesse trecho narrado por Tom Zé que a imagem do homem parecido com Chávez aparece rapidamente.
Em tempo, uma mensagem subliminar é aquela que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não identifique essa absorção da informação, o subconsciente capta e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente.
Bandeira adulterada
O comercial da Coca-Cola também está sendo avaliado pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por ter utilizado a bandeira do Brasil adulterada com o logotipo da empresa. Segundo a lei nº 5.700, é proibido "mudar a forma, as cores, as proporções, o dístico [letreiro] ou acrescentar outras inscrições" à bandeira nacional. (com colaboração de Aline Scarso).


Se em algum dia  Che, Fidel e Evo beberam o refrigerante não significa que bebiam com frequência ou mesmo que gostem dessa "bebida".
A coca-cola, enquanto um alimento,  não existe.
Sua composição é um aglomerado de substâncias artificiais, de péssimo valor nutricional.
Ainda no tocante aquilo que se propõe, ser um refrigerante para amenizar a sede e o calor, a coca-cola é uma farsa.
Com excesso de sódio em sua formulação, e também de muito açúcar, produz uma sensação de refrescância metálica na boca quando ingerida em temperaturas mais baixas, aliás as únicas temperaturas em que pode ser ingerida, iludindo o consumidor quanto ao fato de saciar a sede.
É o efeito do sódio, que significa sal , o mesmo sal de cozinha que o caro leitor usa.
Tão logo essa sensação metálica e refrescante produzida pelo sal desaparesce, e isso é em poucos minutos, vem a tona todo o açucar do refrigerante fazendo que o consumidor queira consumir mais para saciar a sede. 
Não é por acaso, que cartazes que atualmente podem ser vistos em estabelecimentos comerciais aqui da cidade do Rio de Janeiro, trazem os seguintes dizeres;
"coca-cola, beba sem parar" 
Isso é criminoso. 
Beber o refrigerante em excesso é garantia de se adquirir sérios problemas de saúde. 
Cabe citar, ainda, que a propaganda é sempre voltada para o público jovem, que ainda não dispõs dos filtros necessários para escolha correta quanto aos seus hábitos de nutrição.
Associar o refrigerante a figura de Hugo Chavez, no momento, é  de um oportunismo sujo e revoltante e também, ao mesmo tempo, um reconhecimento do valor do ex comandante assim como a grandeza de suas idéias e ideais. 
Se estivesse vivo Chávez, certamente,  iria sugerir , assim como fez Evo Morales, que seu povo escolhesse  entre hábitos importados e nocivos a saúde , o caso de consumir coca-cola, ou o consumo de suas bebidas locais, como o refrigerante a base de pêssego que é uma unanimidade na Bolívia.
Nos últimos dez anos a única vez em que comprei e usei uma latinha de coca-cola, foi para limpar e desinfetar o vaso sanitário do banheiro de minha casa, já que no comércio local onde residia estavam em falta produtos para esse fim e sabemos todos, que a coca -cola pode ser utilizada com sucesso para essa finalidade.
Aliás, nos supermercados, o refrigetante deveria estar na prateleira dos produtos de limpeza.
Leia o texto abaixo.

 Se você puser um osso em uma tigela com Coca-cola ele se dissolverá em dois dias.

Para limpar privadas despeje uma lata de Coca-cola dentro do vaso e deixe a "coisa" decantar por uma hora e então dê descarga, o ácido cítrico na Coca-cola remove manchas na louça do vaso.

Para remover pontos de ferrugem dos pára-choques cromados de automóveis esfregue o um chumaço de papel de alumínio umedecido com coca-cola.

Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis despeje uma lata de Coca-cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.

Para soltar um parafuso emperrado por corrosão aplique um pano encharcado com Coca-cola sobre o parafuso enferrujado por vários minutos.

Para remover manchas de graxa das roupas: despeje uma lata de Coca-cola dentro do tanque com as roupas com graxa, adicione detergente e bata em ritmo regular, a Coca-cola ajudará a remover as manchas de graxa. 

A Coca-cola também ajuda a limpar o embasamento do pára-brisa do seu carro.

Para a sua informação o ingrediente ativo da Coca-cola é o ácido fosfórico. 
Seu PH é 2.8. 
Para você ter uma idéia ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias. 
O ácido fosfórico também “rouba” cálcio dos ossos e é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose. 
Há alguns anos fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir de 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: excesso de Coca-cola e falta de orientação dos pais. 

Para transportar o xarope de Coca-cola, os caminhões comerciais devem ser identificados com a placa de Material Perigoso que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.

Muitas destas experiências, foram testadas no laboratório da faculdade, e aprovadas.

Agora imagine o que ela causa no organismo do ser humano!

Você gostaria de um copo de água ou um copo de Coca-cola?


Nenhum comentário:

Postar um comentário