Comercial da Coca parece ter mensagem subliminar com imagem de Cháves
12/03/2013
José Francisco Neto e Michelle Amaral,
da Redação
Reprodução dos frames do vídeo da propaganda e foto de Hugo Chávez |
O homem também aparece vestido com uma blusa azul e branca listrada com um tipo de brasão estampado do lado esquerdo do peito (lembrando em muito o agasalho que Chávez usou em suas últimas aparições antes da cirurgia). Coincidência ou não, o homem é o último a aparecer nos frames, fazendo com que o seu rosto fique mais destacado e mais fácil de ficar armazenado na memória.
Mas será que qualquer semelhança é mera coincidência? Para Silvio Mieli, doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), as características da técnica utilizada no comercial poderiam ser consideradas um caso de propaganda subliminar. “Mas a pergunta que emerge é a seguinte: qual o interesse em relacionar a Copa no Brasil com Hugo Chávez, especificamente nessa campanha cheia de clichês?”, questiona.
Vale lembrar que as imagens de Che Guevara, Fidel Castro e Evo Morales tomando Coca-Cola já foram utilizadas por adversários para mostrar que seriam "hipócritas", estando em contradição com o que defendem. Daí que incluir Chávez na propaganda poderia ser uma estratégia no mesmo sentido, uma forma de chancela, já que até inimigos declarados beberiam Coca-Cola.
Imagens de Che, Evo e Fidel tomando Coca já foram utilizadas para que fossem chamados de "hipócritas" |
O vídeo tem a duração de 1 minuto e é narrado pelo cantor popular Tom Zé. “É por isso que a gente vai fazer uma Copa de todo mundo, feita por todo mundo [...] uma coisa é verdade: onde cabe mais um, cabem mais 200 milhões”. É exatamente nesse trecho narrado por Tom Zé que a imagem do homem parecido com Chávez aparece rapidamente.
Em tempo, uma mensagem subliminar é aquela que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não identifique essa absorção da informação, o subconsciente capta e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente.
Bandeira adulterada
O comercial da Coca-Cola também está sendo avaliado pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) por ter utilizado a bandeira do Brasil adulterada com o logotipo da empresa. Segundo a lei nº 5.700, é proibido "mudar a forma, as cores, as proporções, o dístico [letreiro] ou acrescentar outras inscrições" à bandeira nacional. (com colaboração de Aline Scarso).
Se em algum dia Che, Fidel e Evo beberam o refrigerante não significa que bebiam com frequência ou mesmo que gostem dessa "bebida".
A coca-cola, enquanto um alimento, não existe.
Sua composição é um aglomerado de substâncias artificiais, de péssimo valor nutricional.
Ainda no tocante aquilo que se propõe, ser um refrigerante para amenizar a sede e o calor, a coca-cola é uma farsa.
Com excesso de sódio em sua formulação, e também de muito açúcar, produz uma sensação de refrescância metálica na boca quando ingerida em temperaturas mais baixas, aliás as únicas temperaturas em que pode ser ingerida, iludindo o consumidor quanto ao fato de saciar a sede.
É o efeito do sódio, que significa sal , o mesmo sal de cozinha que o caro leitor usa.
Tão logo essa sensação metálica e refrescante produzida pelo sal desaparesce, e isso é em poucos minutos, vem a tona todo o açucar do refrigerante fazendo que o consumidor queira consumir mais para saciar a sede.
Não é por acaso, que cartazes que atualmente podem ser vistos em estabelecimentos comerciais aqui da cidade do Rio de Janeiro, trazem os seguintes dizeres;
"coca-cola, beba sem parar"
Isso é criminoso.
Beber o refrigerante em excesso é garantia de se adquirir sérios problemas de saúde.
Cabe citar, ainda, que a propaganda é sempre voltada para o público jovem, que ainda não dispõs dos filtros necessários para escolha correta quanto aos seus hábitos de nutrição.
Associar o refrigerante a figura de Hugo Chavez, no momento, é de um oportunismo sujo e revoltante e também, ao mesmo tempo, um reconhecimento do valor do ex comandante assim como a grandeza de suas idéias e ideais.
Se estivesse vivo Chávez, certamente, iria sugerir , assim como fez Evo Morales, que seu povo escolhesse entre hábitos importados e nocivos a saúde , o caso de consumir coca-cola, ou o consumo de suas bebidas locais, como o refrigerante a base de pêssego que é uma unanimidade na Bolívia.
Nos últimos dez anos a única vez em que comprei e usei uma latinha de coca-cola, foi para limpar e desinfetar o vaso sanitário do banheiro de minha casa, já que no comércio local onde residia estavam em falta produtos para esse fim e sabemos todos, que a coca -cola pode ser utilizada com sucesso para essa finalidade.
Aliás, nos supermercados, o refrigetante deveria estar na prateleira dos produtos de limpeza.
Leia o texto abaixo.
Se você puser um osso em uma tigela com Coca-cola ele se dissolverá em dois dias.
Para limpar privadas despeje uma lata de Coca-cola dentro do vaso e deixe a "coisa" decantar por uma hora e então dê descarga, o ácido cítrico na Coca-cola remove manchas na louça do vaso.
Para remover pontos de ferrugem dos pára-choques cromados de automóveis esfregue o um chumaço de papel de alumínio umedecido com coca-cola.
Para limpar corrosão dos terminais de baterias de automóveis despeje uma lata de Coca-cola sobre os terminais e deixe efervescer sobre a corrosão.
Para soltar um parafuso emperrado por corrosão aplique um pano encharcado com Coca-cola sobre o parafuso enferrujado por vários minutos.
Para remover manchas de graxa das roupas: despeje uma lata de Coca-cola dentro do tanque com as roupas com graxa, adicione detergente e bata em ritmo regular, a Coca-cola ajudará a remover as manchas de graxa.
A Coca-cola também ajuda a limpar o embasamento do pára-brisa do seu carro.
Para a sua informação o ingrediente ativo da Coca-cola é o ácido fosfórico.
Seu PH é 2.8.
Para você ter uma idéia ele dissolve uma unha em cerca de 4 dias.
O ácido fosfórico também “rouba” cálcio dos ossos e é o maior contribuinte para o aumento da osteoporose.
Há alguns anos fizeram uma pesquisa na Alemanha para detectar o porquê do aparecimento de osteoporose em crianças a partir de 10 anos (pré-adolescentes). Resultado: excesso de Coca-cola e falta de orientação dos pais.
Para transportar o xarope de Coca-cola, os caminhões comerciais devem ser identificados com a placa de Material Perigoso que é reservado para o transporte de materiais altamente corrosivos.
Muitas destas experiências, foram testadas no laboratório da faculdade, e aprovadas.
Agora imagine o que ela causa no organismo do ser humano!
Você gostaria de um copo de água ou um copo de Coca-cola?
Nenhum comentário:
Postar um comentário