quinta-feira, 21 de março de 2013

A Famíglia

O dia em que Roberto Marinho, Murdoch e Merval viraram parceiros
Encontro ocorreu em setembro de 1995 no Rio de Janeiro e selava a ofensiva de Rupert Murdoch, dono da News Corporation e hoje envolvido em escândalos no Reino Unido, sobre o mercado de tevê por assinatura no Brasil.

Oito anos depois desse "espetacular" encontro, precisamente em 2003, a imprensa mundial reproduzia uma das maiores mentiras da História.

A invasão do Iraque.

Depois das mentiras em massa, ainda naquele ano, Roberto Marinho morria.

As mentiras continuam em massa, Murdoch não morreu mas foi atropelado por conta de seu jornalismo criminoso.

Com isso a Inglaterra já terá uma nova lei para a imprensa, que evitará excessos assim como os de Murdochs e Marinhos.

Merval foi eleito para a Academia Brasileira de Letras  e, hoje, além de imortal, é o maior mentiroso do texto elegante na imprensa dos marinhos.

Trabalha ativamente para criar as condições necessárias para um golpe de estado contra os governos populares e democráticos do PT.

O Brasil ainda não tem uma nova lei para a imprensa, mas, pelo menos, o assunto tem sido amplamente debatido nas redes sociais e movimentos sociais.

O jornal o globo continua mentindo como em 1995 e a História não acabou, como desejavam os marinhos.

A América do Sul de FHC, Menem, Perez e outros, que distribuiam sorrisos mas levavam dor as populações, não existe mais.

A noite neoliberal dos anos da década de 1990, que trouxe tristeza , desesperança e desempego ao continente, foi substituída por dias luminosos e gloriosos onde governos populares e democráticos dos países da América do Sul misturaram as cores vivas da Pátria Grande.

Galvão Bueno continua falando asneiras nas transmissões esportivas da tv globo e Pedro Bial saiu da cobertura jornalística da guerra da Bósnia para virar idiota apresentador idiota de reality show.
Luciano Huck, que em 1995 trabalhava na Bandeirantes e tinha um programa com o nome de H,em que tinha um quadro em que uma mulher torturava um homem com direito a chicotadas e tudo mais, hoje é funcionaŕio da tv globo e palhaço das tardes de sábado da emissora.

Casou-se , e não se tem mais notícias de envolvimento seu, ou quadros de programas de tv com chicotadas.

Em 1995 Faustão era bem gordo, assim como a audiência de seu programa domingão. Hoje, ele está bem magro, depois de operação para reduzir seu gigantesco estômago. Coincidentemente a audiência de seu programa também emagreceu muito.

Em 1995, Xuxa, entrevistada no programa do Faustão, disse que estava trabalhando duro e firme para engravidar. O "trabalho" deu resultado e hoje ela é mãe de uma menina.

Em 1995 Cesar Maia era o prefeito do Rio e esburacou a cidade inteira, em parceria com a tv globo, para poder passar os cabos de tv por assinatura da emissora dos Marinhos.

A farsa teve o nome de Rio Cidade.
Hoje o prefeito do Rio é Eduardo Paes , e a cidade continua esburacada por conta de outras parcerias, que levam nomes pomposos como Porto Maravilha e etc...
Em 1995 o Fluminense foi campeão carioca com um gol de barriga e o Botafogo foi o campeão brasileiro.

Este ano o Botafogo ganhou a Taça Guanabara e já está na final do campeonato carioca enquanto o Fluminene apresenta um futebol que parece que os jogadores estão de barriga cheia.
!995 foi o ano véspera de explosão nacional do Grupo É o Tchan.

Depois das convulsões pélvicas artísticas o Brasil nunca mais foi o mesmo.
Também foi ano véspera do aparecimento nacional de mãe Dinah.
A internte engatinhava no Brasil e os aparelhos de telefones celulares eram exibidos bregamente de todas as maneiras pelos usuários, apesar da dificuldade de sinal.

Hoje a internete é uma realidade para o ativismo social e local de uma mídia alternativa e crítica,enquanto os celulares continuam com problemas de sinal.
Assim como hoje, em 1995 o transporte coletivo da cidade do Rio de Janeiro apresentava inúmeros problemas
.
Em 1995, dois mil e quinhentos cientistas consultados pelo Painel Internacional sobre Mudanças Climáticas da ONU, o IPCC , concluiram, por unanimidade que a Terra estava em acelerado processo de aquecimento de sua temperatura média.

Afirmaram, ainda, que o aquecimento se devia, prioritáriamente, a  atividade humana.

Hoje, o planeta continua aquecendo mas muito pouco se fez e se faz para reverter esse quadro.

Em 1995 a França, berço do humanismo, explodia mais uma de suas bombas nucleares na Polinésia Francesa. 
Hoje, não se explodem mais bombas por lá e a população das ilhas está contaminada e sofrendo de diferentes tipos de cancer. 
A fauna e a flora também sofreram. 

Depois de 1995 bombas de urânio empobrecido tem sido jogadas atualmente , e regularmente, sobre populações no oriente médio, o arsenal de armas nucleares continua o mesmo e uma central nuclear do Japão explodiu, recentemente, contaminando pessoas e o meio ambiente.

Em 1995 os "analistas" e comentaristas de nossa imprensa, com destaques para as empresas globo, alardeavam pelos quatro cantos que o mundo, e também o Brasil, entravam em uma nova era , onde o neoliberalismo era hegemônico. Afirmavam, com certeza absoluta, que se inicava uma era de riqueza, progresso, desenvolvimento, emprego e felicidade. Também diziam, que estava em  curso um processo modernizante e civilizatório no mundo.

Hoje a tal era trouxe, principalmente para os EUA e os países da Europa, desemprego em massa, crises financeiras e total falta de esperança e perspectivas para os jovens, além da violência e guerras.  Os países no mundo que hoje desfrutam de sucesso vem se descolando progressivamente do ideário neoliberal.

O processo que seria modernizante e civilizatório se revela hoje, claramente,  ultrapassado e selvagem,

Nenhum comentário:

Postar um comentário