quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Ô muié globofaia chegou....

Altamiro Borges: audiência da TV Globo está definhando



A jornalista Keila Jimenez, da coluna “Outro Canal” da Folha, publicou hoje mais uma notícia que confirma a queda de audiência da TV Globo. A emissora perdeu 20% do seu público matinal em dois anos.

Por Altamiro Borges*, em seu blog



O artigo deveria ser analisado com cuidado pela Secretaria de Comunicação (Secom) da presidenta Dilma, que continua garantindo milionários anúncios publicitários oficiais para a famiglia Marinho com base na chamada “mídia técnica”. A audiência definha, mas o governo ajuda a manter o faturamento das Organizações Globo.


Segundo Keila Jimenez, “em 2010, a média de audiência anual da TV Globo das 7h ao meio-dia foi de 8,2 pontos no Ibope. Cada ponto equivale a 62 mil domicílios na Grande SP. Em 2011, esse número caiu para 7,6 pontos. Em 2012, veio o tão esperado ‘Encontro com Fátima Bernardes’. Mas a grande aposta da emissora não estancou a queda de ibope pela manhã. A atração registrou menos audiência que os desenhos que a antecediam na faixa, e a Globo encerrou o ano com média de 6,6 pontos”.

Ainda segundo a jornalista, diante da persistente queda da audiência, a direção da Rede Globo pretende fazer novas mudanças na sua programação matinal – já que as implantadas em 2012 “não surtiram o efeito desejado. Pelo contrário, fizeram a rede perder público no horário”. Um em cada cinco telespectadores abandonou a programação matinal do canal. A nova reforma, porém, também pode dar zebra. Há uma acelerada queda de audiência da TV aberta no país, decorrente da sua péssima qualidade, do crescimento da tevê por assinatura e da chamada revolução da internet.

Outras emissoras também sentem os efeitos desta nova realidade, mas de forma menos dolorosa. Em 2010, por exemplo, a TV Record registrou uma média de 5,6 pontos no Ibope na faixa da manhã; em 2012, ela baixou para 5,4; já o SBT caiu de 4,5 para 4,3% pontos de média. Os telespectadores, principalmente os mais jovens, estão fugindo das telinhas. Segundo recente estudo do Ibope, o número de televisores ligados aos domingos na Grande São Paulo despencou de 46,3%, em 2002, para 41,5%, no ano passado.

No caso da TV Globo, a situação é ainda mais dramática. Ela perdeu quase metade da sua audiência aos domingos. “Em 2002, a média diária (das 7h à meia-noite) dos domingos na Globo foi de 20,3 pontos. Em 2011, esse índice caiu para 14,6 pontos. Em 2012, foi para 12,9 pontos”, relata Keila Jimenez em outra reportagem. Para o desespero da famiglia Marinho, a rival TV Record até que se saiu melhor. Em 2002, ela marcou 4,3 pontos aos domingos; subiu para 8,9 em 2009; e ficou em 7,3 pontos no ano passado.

*Altamiro Borges é jornalista, secretário nacional de Questão da Mídia do PCdoB e presidente do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé.


É uma queda sem fim, lenta, dolorosa.

O conceito de entretenimento mudou e a informação está disponível  na internete.

A tv globo continua no passado
.
Sua grade é ultrapassada e seu jornalismo produz  ficções sobre a realidade.

Neste carnaval produziu mais uma de suas pérolas.

Defensora incondicional das escolas de samba- circo-espetáculo- ilusionismo, foi obrigada a seguir o público da passarela do samba Darcy Ribeiro que escolheu como melhor escola a Mangueira.

E o que fez a Mangueira no desfile ?
Desfilou com uma bateria com 500 ritmistas ( o normal são 250 ) e não seguiu a "tendência" dos espetáculos de ilusionismo e ginástica que invadem as escolas de samba.
Também não utilizou o modernoso conceito de lâmpadas lead nas alegorias e fantasias, que produzem baianas multicoloridas, iluminadas, que piscam o tempo todo como as decorações do período natalino, por exemplo.
A proposta da mangueira foi simples e direta:
Meu negócio é samba.
Com essa proposta, onde os integrantes da escola cantavam, sambavam ao som da bateria a Mangueira foi uma escola de samba, de fato, sem exibições de ginástica, ilusionismos e outras coisas que  não fazem parte do universo do samba, motivo das escolas.
O público foi ao delírio, enquanto a tv globo defende o movimento contrário.

A audiência continua caindo
.
É uma queda sem fim, lenta , dolorosa
.
Para o bem da cultura popular é necessário e urgente que a tv globo seja afastada das transmissões de desfiles de escolas de samba e,  nas transmissões de futebol, que no mínimo se tenha uma outra emissora transmitindo.

A queda continua, apesar de encontros bregas pelas manhãs
.
É uma queda sem fim, lenta, dolorosa
.
Talvez o que possa melhor definir o desespero da emissora da famiglia Marinho em sua queda, seja a campanha de ataques que vem promovendo contra blogueiros da internete.

Em sua queda sem fim. lenta e dolorosa, sutilmente já sugere o assassinato de blogueiros.

É o desespero.

Ps. o próximo encontro da tv globo será com malafaia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário