sábado, 16 de fevereiro de 2013

Na tela da tv no meio desse povo a gente escuta o samba pelo rádio



Sobre Rede Globo, Carnaval e desrespeito ao telespectador brasileiro

O tratamento mercantil dado à maior festa popular do país subestima a inteligência do público


Jornal do BrasilPor Pedro Willmersdorf



Um slogan torto. Assim pode ser definida a frase 'Globo: a gente vê por aqui'. Pelo menos quando o assunto é Carnaval o famoso slogan da emissora mais poderosa do país poderia ser adaptado para 'Globo: a gente vê mais ou menos por aqui'. Em pauta, o desfile das escolas campeãs do Carnaval de São Paulo e do Rio de Janeiro.
Dona dos direitos de transmissão, a Rede Globo, tradicionalmente, cede o sábado pós-desfiles oficiais para que uma concorrente faça o serviço de levar ao telespectador brasileiro a festa das grandes vencedoras do maior espetáculo visual criado pelo homem na face da Terra. Rede Manchete, Band, SBT: por anos os amantes dos desfiles que não puderam, por algum motivo (seja geográfico ou financeiro), curtir de pertinho a alegria das melhores escolas do ano pelo menos tiveram o privilégio de saborear a euforia alheia do conforto do seu sofá. Este ano, nem isso.


Ao telespectador amante do Carnaval e sem fundos para curtir o Desfile das Campeãs na Sapucaí, resta acompanhar o 'Zorra total' na noite de sábado: Globo não cedeu direitos de transmissão da festa
Ao telespectador amante do Carnaval e sem fundos para curtir o Desfile das Campeãs na Sapucaí, resta acompanhar o 'Zorra total' na noite de sábado: Globo não cedeu direitos de transmissão da festa
Sem qualquer justificativa plausível dirigida a seu telespectador, a Rede Globo não somente cortou a cessão dos direitos de transmissão a terceiros como também não incluiu o Desfile das Campeãs em sua programação. Inviável sequer debater motivos, já que a emissora, em momento algum, se posicionou publicamente sobre a escolha de ignorar a festa final do Grupo Especial, tanto em São Paulo como Rio. E, cá entre nós, temos a total certeza que a necessidade de levar ao ar programas do quilate qualitativo de um 'Zorra total' não seria uma desculpa admirável.
O que está em pauta aqui é o completo descaso com seu telespectador, privado desta grande festa diante de interesses sombrios. O que a Rede Globo não entende é a esquizofrenia entre o discurso de seu 'padrão de qualidade' o tratamento mercantil e desprezível dado a determinados momentos da expressão cultural. O que só demonstra o total despreparo da emissora diante da construção da memória coletiva. No fim das contas, o slogan correto, caro leitor, deveria ser: 'Globo: a gente vê por aqui (o que for do nosso interesse, não do seu)'. Um erro grosseiro e excludente que subestima a inteligência do telespectador brasileiro.
Por Pedro Willmersdorf

 ATRAVESSOU

O que teria motivado a tv globo para não transmitir nem ceder os direitos de transmissão  para outra emissora ?
Todos os anos a rede globo adquire os direitos de transmissão de todos os desfiles das escolas de samba daqui do Rio de janeiro. Grupo especial,, Série A e desfiles das campeãs que acontece no sabado depois do carnaval.
Também todos os anos a rede globo cede os direitos de transmissão da atual Série A e dos desfile das campeãs para uma outra emissora  e transmite , apenas, o desfile das escolas do grupo especial.
Neste ano fez o mesmo, ou seja adquiriu o direito de transmissão de tudo, mas não vai transmitir nem ceder os direitos para a transmissão do desfile das campeãs. 
Trata-se de um evento, um grandioso evento, de celebração do elemento mais importante da cultura popular do país, o samba.
E o que faz a rede globo ?
Ignora a importância do evento e dá as costas para a nossa cultura popular.
A rede globo foi ao supermercado e comprou todo o estoque de alimentos. Jogou fora todos os alimentos e deixou a população com fome.
O que quer a rede globo ?
Transmitir a chatice de corridas de fórmula - 1 , de interresse do narrador do evento ?
O leitor atento deve estar se perguntando se não existem mecanismos legais para punir a emissora, já que o evento é inquestionávelmente de interesse público, e o público está sendo impedido de receber as imagens por tv aberta.
Qual o motivo da tv globo ?
Medo que a emissora que poderia transmitir apresentasse uma linguagem diferente para a tomada de imagens ?
Medo de comentaristas inteligentes e conhecedores do assunto que fizessem comentários diferentes dos comentários do desfile de carnaval ?
Medo de enquadramentos que não ocorreram durante o desfile de carnaval ?
Medo de apresentar as imagens que a rede globo censurou em desfiles, como o caso da escola Nenê da Vila Matilde , em São Paulo ? Talvez por isso tenha censurado ?
Medo que seus artistas e protegidos que desfilam nas escolas não tivessem a visibilidade que tiveram durante o desfile de carnaval ?
Medo que as pessoas não assistissem a zorra mediocre da zorra total ?
A resposta fica para o caro leitor debater , refletir e repercutir o assunto.
Enquanto isso me lembro do evento realizado e organizado pela FIFA, aqui no Rio de Janeiro na Marina da Glória, poucos anos atrás, em que foram apresentadas as cidades que irão sediar os jogos da copa do mundo em 14 aqui no Brasil.  O caro leitor deve se lembrar, que durante o evento, ocorreram apresentações de artistas da nossa música. Cabe lembrar que toda a parte artística foi organizada e implementada pela tv globo, assim como a geração de imagens para o Brasil e o mundo. Não apareceu o samba nem nenhuam mulata daquelas que não estão no mapa sambando. Foi tudo ao estilo mauricinho comportado jazzistico, com direito a um filme de Frank Sinatra cantando Garota de Ipanema em inglês. A maior agitação, no tocante a apresentação de artistas, ficou por conta da apresentaçãode Ivete Sangalo, mesmo assim contida e discreta, em comparação com seu estilo de se apresentar.
Pela primeira vez o público da tv aberta não terá a trasnmissão do desfile das escolas campeãs, um ótimo aperitivo para a noite de sábado. 
A passarela do samba Darcy Ribeiro, certamente estará lotada com mais de 75 mil pessoas, mas isso não é justificativa para transmitir o evento, segundo os padrões da tv globo.
Ainda antes do carnaval, quando questionada pelos motivos de não transmitir o desfiles das campeãs. a rede globo, arrogantemente, se limitou a dizer:
" a marquês de sapucaí é nossa" em uma referência ao fato de ter adquirido todos os direitos de transmissão.
Ao adquirir o direito de transmissão a rede globo tem o direito de não transmitir algo de interesse público  que ainda é vendido a rede globo para ser transmitido ao público ?
Que o povo e as autoridades tomem as medidas cabíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário