sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Globo papa crianças

Kleber Mendonça: Globo Filmes faz mal à cultura e adestra o público

“O valor de um filme, ou de um artista, não deveria residir única e exclusivamente nos número$”


Saiu na Folha:

Globo Filmes faz mal à cultura e adestra público, diz diretor de “O Som ao Redor”


O diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho, de “O Som ao Redor”, disse que o sistema Globo Filmes “faz mal à idéia de cultura no Brasil, atrofia o conceito de diversidade no cinema brasileiro e adestra um público cada vez mais dopado para reagir a um cinema institucional e morto”.

A declaração foi dada numa carta aberta em resposta ao diretor-executivo da Globo Filmes, Cadu Rodrigues, que “desafiou” Mendonça a fazer um filme de sucesso.



Amor estranho amor


Não apenas o sistema globo de filmes que faz mal à idéia de cultura no Brasil.
Toda a produção globo , seja de filmes, novelas e outros programas de suas grades de entretenimento e informação são nocivas à cultura brasileira e não refletem a realidade dos fatos.

Os programas voltados para o público adolescente são aberrações  de violência e sexo, onde hedonismo e disputa nas relações pessoais são apresentados como valores e práticas desejáveis na sociedade.

Não se deseja com isso  que tais programas rertratem uma realidade pura e inocente, mas que se sejam educativos, dentro da realidade ,  e atuem na formação de cidadãos.

Não é o que acontece com os programas da tv globo.

A novela malhação, destinada ao público adolescente, chegou inclusive a ser notificada pelos órgãos de fiscalização para modificar a classificação indicativa, devido as cenas de sexo e violência que habitam com frequência as tramas, onde crianças são os personagens principais.

No mesmo horário, na TV Brasil, uma variedade de programas voltados para o público adolescente é disponibilizada diariamente.

Em todos os programas da TV Brasil, a realidade atual não é descartada ou omitida, e os jovens são abordados como pessoas em formação, não necessariamente idiotas ou alienados como nas novelas da tv globo.

Nos programas da TV Brasil  uma constante investigação e discussão sobre valores é abordada diariamente, sempre com exemplos proativos e de uma sociabilidade saudável.

No caso das novelas, de horários mais avançados, a tv globo insiste obsessivamente em valorização de personagens psicopatas, onde o domínio pela força e articulações de crueldade extrema e violência , são os traços mais marcantes dos personagens principais.

A apologia de patologias destrutivas.

A força, a violência e o sexo, enquanto poderes dominantes, são uma constante nas novelas que , de alguma forma, permeiam o imaginário da público telespectador.

Ao tratar e trabalhar com subjetividades, ao longo desses anos a tv globo tem sido bem explícita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário