sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Coice Mijado






Do UOL, em São Paulo
A rede de restaurantes Burger King admitiu que um de seus fornecedores utilizou carne de cavalo na fabricação de hambúrgueres. A empresa disse que testes feitos com a carne produzida em fábrica, e utilizada nas lanchonetes do grupo, possuíam "traços muito pequenos" de dna do animal. O Burger King acusa uma fornecedora irlandesa de ter quebrado contrato e ter agido sem o seu conhecimento. Na semana passada, a rede de fast-food já havia anunciado o cancelamento do contrato com a empresa acusada. Porém, testes feitos pelo próprio Burger King não acusaram a presença de carne de cavalo em produtos de suas lojas . "Nossos resultados independentes sobre o produto retirado de restaurantes foram negativos para qualquer tipo de carne de cavalo", disse, em nota. Investigação revelou presença de carne de cavalo Uma investigação realizada pelas autoridades irlandesas revelou recentemente a presença de DNA de cavalo na carne de hambúrgueres na Grã-Bretanha e Irlanda. Uma das três fábricas incriminadas, Silvercrest, fornecedora do Burger King, reconheceu a adulteração da carne em um comunicado. "Por precaução, decidimos no último fim de semana substituir todos os produtos Silvercrest no Reino Unido e Irlanda pelos de um outro fornecedor aprovado por Burger King", indicou o grupo, ressaltando tratar-se de uma medida voluntária. A Autoridade de Segurança Alimentar da Irlanda (FSAI) havia testado 27 hambúrgueres que diziam ser exclusivamente a base de carne de boi e encontrou traços de DNA de cavalo em 10 amostras e de porco em 23. Em sua maioria foi encontrado pouca carne de cavalo, menos em uma amostra vendida em um supermercado Tesco, no qual havia 29%. Mesmo se os hambúrgueres adulterados não representem perigo à saúde humana, o caso provocou um escândalo no Reino Unido e na Irlanda, dois países onde comer carne de cavalo se tornou um tabu. O primeiro-ministro britânico David Cameron considerou o caso como "extremamente grave".  



Sanduba de Cavalo



Em 22.12.12 publiquei um texto, neste blogue, com o título "O Sanduba Mijado"

Na ocasião o texto foi um comentário sobre um artigo que acusava os 
hamburguers do Mac Donad's de  utilizarem a substância hidróxido de amônio
na preparação da carne moída e prensada, que o caro leitor conhece como 
hamburguer. 

Na ocasião expliquei  que  a substância hidróxido de amônio tem um o dor semelhante ao da urina humana, daí o título do artigo.

Hoje, quarenta dias após o sanduba mijado, aparece mais uma denúncia  sobre
a carne utilizada nos produtos vendidos em cadeias fast food. 

Agora é o concorrente do Mac Donald's a rede de lanchonetes Burguer King, que, conforme o texto acima, estaria comercializando, na Inglaterra, por enquanto, hamburguers de carne bovina misturados com carnes de cavalo e também de porco. 

Um zoológico na composição da carne. 

Consta, ainda, que se não bastasse a mistura de outras fontes de carne animal na preparação do hamburguer, a carne de cavalo estaria contaminada.

A rede Burguer King alega que a culpa é do fornecedor de hamburguers. 

Isso é ridículo.

É o mesmo que comprar um automóvel com os pneus defeituosos e a montadora colocar a culpa no fabricante de pneus.

A rede Burguer King é a principal responsável por todos os produtos adquiridos em outros fornecedores que venham a compor o produto que a rede vende em suas lojas.

Será que a Burguer King não tem um sistema de testes e ensaios, para avaliar os produtos que compra de terceiros ?

Um sistema de controle de qualidade no recebimento, se utilizando de métodos estatísticos confiáveis  já em algo bem antigo no mundo corporativo. 

Atualmente os sistemas de garantia de qualidade compreendem os ensaios e teste durante a fabricação dos produtos, na instalação dos fornecedores, com pessoal capacitado da Burguer King, por exemplo. 

Claro que tudo isso representa um custo. 

Um custo de qualidade e segurança para seus produtos.

Nesses tempos de capitalismo cavalar , tais custos são tidos como desnecessários.

E tudo isso acontece no Reino Unido, local onde surgiu a doença da vaca louca, e que é tido como um excelente exemplo de fiscalização em assuntos sanitários. 

Fica a preocupação do que poderia existir em muita marcas de hamburgues  e também nos produtos comercializados pelas redes de lanchonetes fast food.

Que outras carnes poderiam estar sendo utilizadas ? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário