sábado, 5 de janeiro de 2013

Pagodinho Agiu. Huck Procura Vantagens

 Pagodinho Agiu.  Huck Procura Vantagens

Por O Escritor
Via site do Nassif
A marota forma de ajuda de Luciano Huck
Sinceramente, não sei o que pensar sobre isso. Peço ajuda.
Luciano Huck é sócio do Peixe Urbano, um site de compras coletivas. Em dezembro último, o apresentador da Globo usou o Twitter para tentar bater o recorde de vendas de cupons no site:
“O apresentador Luciano Huck – agora sócio do site de compras coletivas Peixe Urbano – usou pela primeira vez o Twitter para impulsionar a venda de cupons de desconto – e quase conseguiu o que queria: superar o recorde de vendas do site.”
http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/08/luciano-huck-ja-usa-o-twitter-para-vender-seu-peixe/
Ontem, ele postou esta mensagem no Twitter:
Luciano Huck
“Quer ajudar, e muito, as vítimas da serra carioca [sic]. Via @PeixeUrbano, vc compra um cupom e a doação esta feita. http://pes.ca/gZ2Ibb
http://twitter.com/#!/huckluciano/status/26377814122962944
A compra dos cupons, segundo o site, reverterá em benefício de duas ONGs que estão ajudando as vítimas das enchentes. Parece bonito, mas não é.
Primeiro, é necessário ir ao site do negócio de Luciano.
Depois, é preciso se cadastrar no site. E então comprar um ou mais cupons de R$10,00.
Ganha Luciano porque divulga o seu negócio (mais de 7.000 RTs até agora), cadastra milhares de novos usuários em todo o Brasil, familiariza esses usuários com os procedimentos do site, incentiva o retorno e aumenta absurdamente o número de cupons vendidos – alavancando o Peixe Urbano comercial, financeira e mercadologicamente. Além do ganho de imagem por estar fazendo um serviço público (li vários elogios nos RTs).
Sabe-se lá como será contabilizado ou fiscalizado o total recebido como doação e repassado para as duas organizações parceiras. O usuário não tem nem terá acesso a esses dados internos.
Supondo que todo o montante arrecadado chegue às vítimas, se for mesmo o que estou entendendo, trata-se da mais sórdida exploração da desgraça alheia que já presenciei em toda a minha vida.
As pessoas que estão doando seu dinheiro, seus produtos, seu tempo, suas habilidades e sua atenção aos desabrigados e às vítimas não estão pedindo nada por isso, não estão ganhando nada com seu gesto de solidariedade, não estão usando essa tragédia para obter nenhuma forma de lucro pessoal. Fazem o bem porque são humanas, ficaram chocadas com as imagens e as informações, se sensibilizaram com o sofrimento alheio. Ajudam por solidariedade, empatia e até por desespero.
E a maioria delas não tem quase nada na vida, em comparação com o apresentador da Globo.
De todas as iniciativas já divulgadas até o momento, só a de Luciano Huck visa primeiramente ao lucro pessoal, para depois, secundariamente, resultar numa ajuda social.
Quando um tsunami matou 200 mil pessoas no sudeste da Ásia, em 2004, recebi um e-mail de um escritor inglês pouco conhecido, no qual se fazia a oferta: “Compre um dos meus livros, e eu doarei 30% do valor para as vítimas da tragédia”. Saí da lista do explorador barato na hora, mas a favor dele contava o número reduzido de destinatários da mensagem.
Luciano Huck tem 2.600.000 seguidores no Twitter: é este o público-alvo do seu apelo interesseiro. Pode não bater o recorde de cupons, desta vez, mas temo que tenha batido o recorde da safadeza. Aceito argumentos que me provem o equívoco dessa suspeita.
Depois dos R$24 milhões entregues pelo Estado à Fundação Roberto Marinho, dinheiro originalmente destinado à contenção de encostas e às obras de drenagem, mais esta. Turma da Globo, vocês pensam que estão apenas lucrando com as águas, mas na verdade podem estar brincando com fogo.


O tempo Como Revelador


Todas as campanhas e iniciativas oriundas da tv globo e parte de seus funcionários, tem um caminho complexo, estranho e nem sempre claro. Talvez seja proposital, para alimentar e obter alguma vantagem, pois assim se expressa a tv dos marinhos. No jornalismo, tudo é preparado para omitir, iludir, manipular, perseguir, editar e até mesmo criar notícias. A técnica sempre segue uma linha onde qualquer questionamento pode ser rebatido pela emissora, e o entendimento das notícias como armações é atribuido a supostas paranóias ou perseguições de adversários da tv globo. Tudo tem pelo menos dois sentidos, duas oportunidades, várias justificativas. Com pouco tempo fica difícil acusar a emissora, mas com o passar dos anos e as frequentes repetições o modus operandi das armações revela, pelo menos, uma linha de atuação que se repete. O programa Criança Esperança, independente da boa fé de seu principal personagem, foi acusado de ter sido  usado pela emissora como um caminho ilegal para sonegar o imposto de renda.  Os programas onde existem pesquisas de opinião através de telespectadores, com ligações telefônicas com um custo, encobrem outros objetivos e ainda o resultado de tais pesquisas seguem sempre os intereses da emissora. Agora surge uma denúncia, envolvendo o "ético" Luciano Huck, que supostamente estaria se aproveitando de uma tragédia  para obter, pelo menos, vantagens futuras. O modo de operação é o mesmo em que outras denúncias foram feitas. É provável inclusive, que em sua defesa, quando emparedada, a tv dos marinhos jamais se considere em operações e práticas ilegais, antéticas ou imorais , podendo até mesmo admitir que sua conduta seja amoral, mas jamais imoral ou ilegal. Caminhando por uma linha que separa dois caminhos sólidos e seguros, a tv globo, em função das circustâncias se desloca para um dos lados, ficando sempre do lado "correto" , mas correndo o risco de um dia cair feio. A repetição de inúmeras mentiras diárias que a tv globo, por anos,  destila para perseguir seus adversários, também revela outros aspectos da cultura organizacional da emissora e seus valores. A repetição também tem a outra face, que expõe as armações das empresas globo. É lamentável, e motivo de nojo, que um funcionário da emissora queira auferir vantagens pessoais por conta de uma tragédia que choca o país. Que fizesse o que fez o cantor Zeca, saindo em ajuda dos necessitados e disponibilizando a própria residência para desabrigados. Ou  organizando, diretamente, uma central no local da tragédia para receber donativos, previamente especificados e que não fossem em dinheiro, que seriam imediatamente destinados aos necessitados.  Agora, pedir doação, em dinheiro, em site de sua propriedade, cadastrando os doadores em benefício próprio e ainda envolvendo outras organizações para efetuar a compra de mantimentos necessários, que depois serão transportados para os necessitados, não me parece o caminho mais racional para quem , de fato, se sensibiliza com a tragédia e deseja ajudar . Acrescente-se a tudo isso o fato de Luciano Huck  ser funcionário de uma empresa que dispõe de recursos suficientes para  montar uma estrutura , mesmo de campanha, para ajuda aos necessitados das enchentes. Esses caminhos tortuosos, estranhos, obscuros, sempre se repetem em muitas ações da tv globo, assim como as mentiras diárias para perseguir seus adversários. O tempo é o maior revelador.

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