sábado, 12 de janeiro de 2013

Jabor: Palhaço e Patife

Jabor : Palhaço e Patife

 

Altamiro Borges: Venezuela rechaça patifaria de Jabor



No Jornal da Globo de ontem à noite, o "calunista" Arnaldo Jabor voltou a destilar seu ódio teatral contra o governo da Venezuela. Acusou Hugo Chávez de ser um "Mussolini tropical" e disse que com a sua morte se instalará de vez uma "ditadura radical" no país vizinho.

Por Altamiro Borges*, em seu Blog


De forma irresponsável e criminosa, ele garantiu que "a milícia boliviarana tem 50 mil soldados prontos para a guerra" e outros "60 mil expedicionários cubanos armados" para derrotar a oposição. Num total desrespeito ao povo venezuelano e à democracia, disse ainda que Chávez se sustenta graças à "ignorância popular" e à "distribuição de porções de esmola".

Num linguagem típica dos serviçais da CIA, o "calunista" da famiglia Marinho não poupou os governos da América Latina que manifestaram sua solidariedade ao presidente Hugo Chávez e defenderam a estabilidade democrática na Venezuela. Sobre o Brasil, Jabor novamente atacou o assessor Marco Aurélio Garcia, que "recebe ordens de Cuba". As mentiras difundidas numa concessão pública da televisão mereceriam uma rápida resposta do poder concedente. Mas, no Brasil, Jabor e outros tralhas esbravejam suas patifarias sem qualquer responsabilidade. A única manifestação contra as bravatas de Jabor coube à corajosa embaixada da Venezuela no Brasil.

Reproduzo a íntegra da sua nota divulgada nesta sexta-feira (11):
Além de desrespeitar os venezuelanos, povo irmão do Brasil, e de proferir acusações sem base nos fatos reais, o comentário de Arnaldo Jabor nesta quinta-feira, 10 de janeiro, no Jornal da Globo, demonstra total desconhecimento sobre a realidade de nosso país.

Existe hoje na Venezuela, graças à decisão de um povo que escolheu ser soberano, um sistema político democrático participativo com amplo respaldo popular, comprovado pela alta participação da população toda vez que é convocada a votar em candidatos a governantes ou a decidir sobre temas importantes para o país. Desde que Hugo Chávez chegou ao poder, o governo já se submeteu a 16 processos democráticos de consulta popular – entre referendos, eleições ou plebiscitos.

Não nos parece ignorante ou despolitizado um povo que opta por dar continuidade a um projeto político que diminuiu a pobreza extrema pela metade, erradicou o analfabetismo, democratizou o acesso aos meios de comunicação e que combina crescimento econômico com distribuição de renda. Esse povo consciente de seus direitos não se deixa manipular pelas mentiras veiculadas por um setor da mídia corporativa – essa que circula livremente também na Venezuela.

Considerando o alto grau de organização e conscientização da população venezuelana, não são nada menos do que absurdas as acusações feitas por Jabor da existência de um aparato repressor contra o livre pensamento. Na Venezuela, civis e militares caminham juntos no objetivo de garantir a defesa, a segurança e o desenvolvimento da nação. É importante lembrar que se trata do mesmo comentarista que em 11 de abril de 2002, quando a Venezuela sofreu um golpe de Estado que sequestrou seu presidente durante 48 horas, saudou e comemorou este ato antidemocrático, durante comentário feito na mesma emissora, a Rede Globo.
* Altamiro Borges é jornalista, secretário de Questão da Mídia do PCdoB e presidente do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé.


jabor jabosta


Arnaldo Jabor, assim como Marcelo Madureira ( casseta&palneta), Nelson Mota, Marcelo Tas (cqc)
é a parte artistica e cômica entre os integrantes do mega reacionário de direita Instituto Mileniuun.

Essa direita, onde também se situa a maioria da grande imprensa ( emissoras de tv, rádio, jornais e revistas) incorporou um comportamento que deve se radicalizar, ainda mais, até as eleições de 2014.

O caro leitor , antenado com os movimentos políticos do país, sabe que a direita não suporta mais derrotas e mais derrotas, e aí não falo apenas de eleições, mas de todos embates onde o seu projeto neoliberal, e também o seu projeto de poder, de alguma forma, saem derrotados. E tem sido muitas as derrotas nos últimos dez anos.

Imagine o caro leitor, torcedor do Internacional, ou do Flamengo, ou do Palmeiras, ou do Bahia ou do Sport, ver seu time ser sucessivamente derrotado pelo maior rival, Grêmio, Fluminense, Corinthians, Vitória  e Náutico, respectivamente.

Com o tempo, o caro leitor,  que também é torcedor, vai acumulando um sentimento de querer vencer de qualquer maneira, influencinado até mesmo os atletas de seu time. Muitas vezes essa obsessão em derrotar o adversário acaba se transformando em um trunfo para o adversário. O leitor sabe disso.

É o que está acontecendo com a oposição de direita no Brasil , mas não necessáriamente com os partidos políticos e sim com setores da sociedade, no caso algumas elites e principalmente a grande mídia.

O desespero da grande mídia ( globo, folha, estadão, veja, band, rede tv, sbt e até mesmo alguns programas da grade da EBC ) chegou no custe o que custar , no que diz respeito em tentar mudar  o panorama político do Brasil.

O leitor, que acompanha esses movimentos, pode fazer um exercício de rastreabilidade e se lembrar do comportamento da grande mídia desde 2002 até os dias atuais.
Verá, certamente, uma onda crescente de desespero, ódio, calúnia e, atualmente, um movimento de "vai ser assim mesmo", que se danem os fatos",  invento mentiras, e daí? ". Ou seja, o confronto escancarado.
Mas não o bom combate, o bom confronto, o que assistimos é o desespero do vale tudo, contra a razão. 
Muito bom o comportamento do governo federal em não bater boca com a grande mídia. Para isso, nós, eu e o caro leitor, além da sociedade civil organizada, aqui estamos.

O cômico Arnaldo Jabor, que em seu íntimo gostaria de ser Glauber Rocha,  aprontou um papelão , através do mega reacionário jornal da globo da tv globo, com direito até de intervenção da diplomacia, pois com seu  violento e agressivio desejo de atacar Hugo Chavez a vitoriosa e bem sucedida revolução bolivariana,acabou atacando todo um povo e um país importante nas relações comerciais com o Brasil.

O botequim e as conversas  na esquina hoje estão nas redações, nos programas de tv, nas rádios, principalmente no seu linguajar, na exacerbação de conteúdos emocionais, na certeza de uma verdade absoluta. Jabor é mais um, neste pobre jornalismo teatral, neste folhetim de péssimo gosto.

No tocante ao "conteúdo" de seu arroto, uma das maiores besteiras e inversões dos fatos. O teatral comentarista chamou o povo venezuelano , principalmente o eleitor de Chavez, de ingnorante por aceitar  esmolas, em referência aos programas sociais de Chavez.

O caro leitor sabe muito bem, que a ideologia de jabor, e da direita brasileira, no caso o neliberalismo ortodoxo,  criou no Brasil, e cria pelo mundo um violento apartheid social, onde políticas sociais praticamente não existem,incentivando um modelo de civilização do salve-se quem puder.
O bolivarianismo na Venezuela, assim como os governos populares e democráticos da América latina, se não romperam, pelo menos estagnaram, em graus diferentes, esse ciclo de barbárie.
E o povo, assim como o caro leitor, percebeu isso. Através do voto e na vivência diária da última década.
Pois então, você, caro leitor, e eu, por votarmos pela diminuição da desigualdade social, e com isso ganhamos em qualidade de vida, somos ignorantes. Com todo respeito ao povos de nossa América, mas a ignorãncia está, exatamente, ao escolher governos , como Capriles ou Serra  e seus respectivos projetos de poder, já que certamente as pessoas pobres e de classe média não serão atentidas pelos programas desses governos.
Entretanto,e infelizmente, ainda se vê pessoas pobres escolhendo, através do voto, representantes que nada farão por eles. Essas pessoas assim o fazem não por serem estúpidas ou analfabetas, mas por ainda serem influenciadas por veículos de mídia , ou comentaristas teatrais,que alí estão para distorcer os fatos e enganar o povo.
Aqui no Brasil  pessoas extremamente carentes, pobres, necessitadas, que jamais serão atentidas por governos que a mídia defende ( PSDB e outros) votam nos representantes desses partidos.
Se você, meu caro leitor de classe média, por diferentes motivos ou questões de foro íntimo não gosta dos governos populares  (que irão beneficiarvocê), não vote no  oposto destes pois você,caso eles vençam será profundamente prejudicado em sua vida, devido as políticas de apartheid que eles irão implementar.
Que o caro leitor permaneça atento e saiba identificar, assim como tem feito até hoje, aqueles políticos e projetos de governo que irão contribuir para o crescimento do país, para  a redução das desigualdades sociais ( importante para a segurança e a convivência diária ) e também para o seu crescimento pessoal.
A grande batalha , que o caro leitor deve lutar, é a de superar de vez o neoliberalismo no Brasil e na América Latina. Para isso, derrotar a  grande imprensa, como fazemos diariamente é um ótimo exercício de cidadania.
Participe !

Nenhum comentário:

Postar um comentário