quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

A Grande Injustiça

 A  Grande  Injustiça

 

 

Expectativas de Dirceu

Compartilhe: Twitter
O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu tem dito aos amigos que nem mesmo da prisão deixará de fazer política. Um dos caminhos é assegurar o direito de continuar escrevendo em seu blog na internet. Os amigos do ex-ministro garantem ainda que ele estará, sim, disposto a receber visitas para falar sobre trabalho.
Dirceu foi condenado a 10 anos e 1o meses de prisão no processo de mensalão. Acredita-se que cumprirá pouco mais de um ano e meio da pena em regime fechado. Mas seus advogados ainda trabalham exaustivamente na elaboração de recursos. Aliados do ministro dizem que ele está otimista quanto à possibilidade de reverter a pena para o regime semiaberto


 PT SEMPRE


O texto acima copiei, hoje, 17.01.13, do Portal IG, da seção Poder Online.
O Portal IG, pertencente ao grupo onde também estão os jornais O Dia e o rasteiro vulgar Meia Hora, além das rádios FM O Dia e MPB FM, esta última destinada apenas a execução de música brasileira, desde que pague o jabá na emissora, é claro. 
Aliás, a MPB FM deixa muito a desejar na reprodução da boa música popular brasileira, sendo repetitiva ao extremo com medalhões consagrados, e ignorando a boa música que se renova todos os dias. 
Ninguém mais aguenta ligar a MPB FM e ouvir Rita Lee cantando Ovelha Negra. 
A emissora poderia destinar um horário apenas  para as canções consagradas e saudosismos.

Entretanto, o objetivo do meu texto não é a MPB, nem as mediocridades dos jornais do grupo.

Fico com o comentário que avalia as expectativas de José Dirceu, caso seja preso em penitenciária.


Todos noś, bem informados, sabemos que o julgamento da ação penal 470 seguiu trilhas políticas, influenciadas por uma enorme pressão dos meios de comunicação para que os membros do PT fossem considerados culpados e condenados. 

Passados alguns dias, e o tempo nessas questões é fundamental, começam a surgir declarações, inclusive de magistrados envolvidos no julgamento, de que José Dirceu e outros membros do PT foram condenados sem nenhuma prova concreta e objetiva de que tenham cometidos crimes.

A medida que as nuvens do julgamento se dissipam, as manchetes dos grandes jornais miram os céus, e ignorantes colunistas atacam o povo venezuelano, uma enorme injustiça parece ficar claro para todos nós no tocante a condenação dos réus da ação penal 470, incluido, claro, Jose Dirceu.

E o que ainda faz a imprensa ? 

Assim como o texto extraído do portal IG, não se ocupa em divulgar e repercutir a injustiça, mas tendo o fato como consumado, explora, até mesmo cinicamente, o que fará Jose Dirceu na prisão.

Para essa imprensa pequena lembro alguns fatos emblemáticos, onde a injustiça acabou por incentivar o surgimento ou mesmo a consolidação de grande líderes e movimentos:
- Hugo Chavez, presidente da República Bolivariana da Venezuela, que hoje        trava a mais importante de suas batalhas, esteve preso no início da década de 1990 por liderar uma levante armado contra o saque generalizado que seu país sofria, e também pelas péssimas condições que a maioria do povo venezuelano vivia. Saiu da prisão , foi eleito presidente e hoje lidera uma revolução impensável para as oligarquias e elites da região, com desdobramentos em toda a América Latina e no Caribe.

- Alvaro Garcia Linera, vice presidente da Bolívia, foi preso político por um longo período e durante seu tempo de prisão revisitou, dialeticamente, toda a obra de Marx, criando assim as bases para o sucesso da eleição de Evo Morales, e a consolidação do projeto boliviano de BemViver.

- Nelson Mandela, o mais emblemático de todos. Preso por lutar contra o apartheid, ficou 28 anos na prisão, e mesmo detido se transformou no maior símbolo da luta de um povo. Saiu da prisão, foi eleito presidente da África do Sul sem abndonar em nenhum momento seus ideais. Ainda deu uma lição de civilidade e dignidade aqueles que o perseguiram e, por não dizer , ao mundo.

Grandes injustiças, como o caso da prisão de Jose Dirceu, podem produzir  reações inimagináveis no consciente coletivo já que a perseverança e comprometimento com seus ideais, por parte dos detidos, em muitos casos é assimilada pelo povo.

Para autora do texto e para a grande imprensa que se preocupa com o que Dirceu fará na prisão fica uma pergunta:

O que vocês farão quando conseguirem se libertar de suas ignorâncias ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário