segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Celebridades e Endinheirados Comendo Feijoada. Que Horror !




 Celebridades e Endinheirados Comendo Feijoada. Que Horror !

 

 

Famosos vão a ensaio da Vila Isabel





A Vila Isabel cantará na Sapucaí, no Carnaval 2103, o enredo "Brasil celeiro do mundo - Água no feijão que chegou mais um", uma homenagem ao homem do campo em desenvolvimento, da carnavalesca Rosa Magalhães.
Menos de 24h após deixar a quadra escola, onde havia sambando horas à frente da bateria, Sabrina participou do ensaio de rua da agremiação que tomou a Avenida 28 de Setembro.






 Os Oportunistas do Samba


Foi a partir da década de 1960 que a classe média e a burguesia carioca começavam a frequentar os ensaios das escolas de samba.

O samba, até então restrito as suas origens, com a chegada da televisão viu , também , a chegada de novos  rostos, ou melhor, novas caras.

Foi também , na década, que a indústria fonográfica começava a vender, em grande escala, discos de samba, principalmente com Martinho da Vila.

A visibilidade  que as escolas de samba começavam a ganhar, logo chamou a 
atenção daqueles que não perdem uma oportunidade em aparecer. 
E na burguesia eles são muitos
.
Incapazes de produzir ou criar conteúdos que ganhem relevância na sociedade , e em sendo ricos e até mesmo milionários, acreditam que pelo fato de serem ricos devem ser importantes.

Infelizmente esse comportamento, com contornos de esquisitice e exarcebação de  práticas mediocres, é muito comum na sociedade da  cidade fundada por Estácio de Sá e abençoada por São Sebastião, apesar da concorrência de Jorge. 

Com o passar dos anos e a chegada da tv a cores, na década de 1970, os desfiles das escolas de samba passavam a ser produzidos para gerar um enquadramento ideal na telinha.

Joãozinho Trinta, com sua genialidade, foi o primeiro a perceber o efeito tv e "celebridades" nos desfiles, e com isso fez da escola onde trabalhava, BeijaFlor, vencedora de vários carnavais.

Esse movimento desagradava profundamente muitos sambistas, não por serem contrários a evolução , mas , principalmente, por  retirar do espetáculo, ou minimizar a importância, do principal personagem, o sambista, já que as "importantes celebridades" recebiam generosos destaques na tela da tv.

Já na década de 1980, através de um samba antológico, considerado por muitos como o maior de todos os sambas de enredo, colocou o dedo na ferida através de sua letra que diz assim;
' escola de samba S/A, super alegoria, escondendo gente bamba, que covardia..." Tratava-se  de  Bum bum praticundum prucurundum, o genial samba da Império Serrano
.
Com a construção da Passarela do Samba Darcy Ribeiro, vulgarmente conhecida como sambódromo, ou marquês de sapucaí, isso em 1984, os desfiles das escolas de samba só cresceram.

Cresceram em importância, em espetáculo, em arte, em divisas para a cidade, em geração de empregos, na formação de profissionais, em cultura, em estilo de vida, na gastronomia do sambista, e outros mais.

Considerado o maior espetáculo em céu aberto de todo o mundo, o samba, também, se tornou patrimônio imaterial do país.

Claro que esse crescimento atraiu as "importantes celebridades"  e as "pessoas importantes da burguesia" de plantão, pois os desfiles são  uma ótima oportunidade para que "importantes caras" possam apresentar seus atributos, mesmo que sejam jóias penduradas pelo corpo, e com isso escalar os degraus para receber a  devida importância que tanto julgam merecer.

Atualmente, e já por algumas décadas, com o monopólio da transmissão dos desfiles com a tv globo, uma enxurrada de artistas da tv globo, celebridades e subcelebridades, tomou conta das escolas de samba, a ponto de termos de tempo em tempo , uma determinada escola que fica conhecida como a escola onde desfilam os artistas  e "pessoas importantes", tamanha é a quantidade deles nas escolas.
Isso não seria nada de grotesco e bizarro, se a maioria alí estivesse por identificação com o elemento mais forte de nossa cultura popular, mas não é caso. A própria tv globo não tem identificação com a cultura popular. 
Alguns endinheirados, da nossa burguesia esquisita, chegam a pagar vultosas quantias para as escolas para que sejam homenageados através de enredos.

"Vá ser brega e mediocre assim lá na burguesia", disse um sambista com seu cirúrgico comentário.

Outro fato lamentável, é que a emissora detentora dos direitos de transmissão, a tv globo, vem, sutilmente, transformando os desfiles em um programa de sua grade, seguindo o padrão dos programas na emissora. 

Na emissora, todos os programas, com execeção, claro ,dos filmes americanos diariamente exibidos, os artistas e funcionários da emissora circulam por todos os programas da grade, com o objetivo de reforçar a  visibilidade e audiência. 
A tv globo vem fazendo isso com os desfiles das escolas de samba. 
Seus funcionários, "comentam" o desfile e estão presentes em várias escolas, para que, como diz a vinheta da emissora, " na tela da tv no meio desse povo, a gente vai se ver na globo", ou seja você telespectador vai ver seus artistas no desfile e os endinheirados serão vistos, pela tv, por outros endinheirados da burguesia esquisita.

A maioria esmagadora de celebridades, subcelebridades, artistas, e "pessoas importantes " que desfilam nas escolas de samba , não tem nehuma identificação com as escolas e com a cultura do samba, e só se aproximam das escolas no período do carnaval, muito, inclusive incentivados ou patrocinados pela emissora detentora dos direitos de transmissão.

Isso é lamentável, se não fosse medíocre. 

Já é hora de repensar a exclusividade de transmissão por tv dos desfiles de escolas de samba. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário