segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Um Bom Roteiro

Um Bom Roteiro

 

Glória Perez chama Guilherme de Pádua de 'michê vagabundo'

E se ele fosse ator ?


Portal Terra

A autora Glória Perez comentou no Twitter a entrevista do ator Guilherme de Pádua, condenado pelo assassinato da filha dela, a atriz Daniella Perez, ocorrido em 1992, veiculada neste domingo no programa Domingo Espetacular, da Rede Record. A escritora postou uma foto da filha morta argumentando que, antes do crime, Daniella levou um soco no rosto. 
"Quem quiser saber porque esse michê vagabundo foi condenado, aqui está o processo", escreveu, disponibilizando um link para um site pessoal, que ficou fora do ar logo depois.
"Esse FDP pq estava sendo reduzido na novela vingou-se: emboscou Daniela, desacordou com um soco, deu 18 estocadas e foi abraçar nossa família", postou a escritora. Na entrevista, Guilherme assumiu que participou do crime, mas afirmou que os golpes de tesoura que ocasionaram a morte de Daniella foram dados por Paula Thomaz, sua mulher na época.
Segundo o ator, Paula golpeou a atriz, já desacordada, com uma tesoura para criar um falso álibi. "Eu perguntei por que ela tinha feito, e ela disse: 'Isso é para eles pensarem que foi algum fã maluco, porque fãs malucos fazem isso'", contou. Ambos foram condenados a 18 anos de reclusão pelo assassinato. A pena já foi cumprida.
A autora da atual novela das 21h Salve Jorge, da TV Globo, também retuitou mensagens de vários internautas que criticaram a Rede Record por exibir a entrevista. "A Record tá com raiva pq tá perdendo audiência pra novela da @gloriafperez agora querendo 'atacar' ela... vergonha hein Rede Record!", diz uma das mensagens, disponibilizada pela autora para todos os seus seguidores no microblog. "Revoltada com essa emissora ser tão cruel", escreveu outra internauta.
Na entrevista, o jornalista Marcelo Rezende perguntou o que Guilherme falaria para Glória Perez. "É tanta coisa, não sei, não sei. Eu pediria perdão só. Não tem como fazer nada por ela, eu não tenho esse poder. Eu sou a pessoa que fez mal a ela", respondeu o ator. Ele também disse que a primeira ligação que recebeu após o crime foi de um amigo, depois foi da autora, perguntando se ele sabia de algo. "Eu nunca encontrei a Glória (depois do crime), jamais encontrei", disse.


Não vejo problema algum a TV Record apresentar entrevista sobre um caso que chocou o país. Os assassinos foram detidos, julgados, condenados, presos e cumpriram pena. 
Muitos filmes e novelas, de sucesso, basearam-se em histórias reais com esta envolvendo o casal Pádua e a filha da escritora Gória Perez. É compreensível a dor , ainda hoje, da mãe que teve sua filha brutalmente assassinada , daí os xingamentos  proferidos pela escritora. Entretanto, cabe lembrar, que por ocasião do crime, o assunto despertou muitos comentários, nem sempre assimiladas e repercutidos pela emissora de tv, no caso tv globo, sobre outras implicações da tragédia. 
É prática na emissora a contratação de profissionais, para a área de teledramturgia , sem nenhuma formação profissional para a função.  A emissora aposta em rostos e corpos bonitos, baratos e descartáveis, não priorizando a formação e com isso garantindo lucro fácil. 
Ocorre que em novelas , o produto dos "atores" é a emoção, e não corpos e rostos. Trabalhando diariamente com diferentes emoções em função dos personagenes, a função de ator requer uma formação específica. 
São comuns os relatos de atores experientes, formados e consagrados, que necessitaram até mesmo de auxílo psicoterapêutico para que conseguissem se livrar de seus personagens, tamano o envolvimento adquirido. 
O ator, junto com a mulher, mergulharam em um grande surto psicótico levando a morte da atriz , filha da escritora. Cabe lembrar que tanto o ator e a atriz  assassinada estavam envolvidos, como personagens, em uma trama em uma novela da tv globo por ocasião do asaassinato. 
Nada disso que escrevi exclui a culpa do ator  como autor dos crimes, porém não se pode encobrir outros aspectos que se tivessem um tratamento profissional, sério e competente, por parte da tv globo, minimizariam a ocorrência de crimes como este. 
O assunto abre possibilidades para um roteiro sobre filme, ou mesmo novela, onde profissionais sem qualificação, emissora de tv buscando lucro fácil e rápido, pessoas em surto psicótico e até garotos de programa, envolvidos em uma produção para televisão termina em morte de um dos envolvidos, com toda a espetacularização presente na mídia e também toda a omissão de outros aspectos que contribuiram para o crime.
 Uma novela sobre a verdade de uma trágica novela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário