sábado, 8 de dezembro de 2012

Tv Globo Mamando em Todas as Tetas

TV Globo Mamando em Todas as Tetas

 

Reality da Globo contradiz orientações da OMC sobre amamentação


O MPF-SP (Ministério Público Federal de São Paulo) através da PRDC (Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão) enviou, nesta sexta-feira (7), um documento ao diretor-geral da Rede Globo, Carlos Henrique Schroder, solicitando à emissora que veicule em rede nacional as recomendações do Ministério da Saúde e da OMS (Organização Mundial de Saúde) a respeito do aleitamento materno . A Rede Globo tem três dias para dar uma resposta ao MPF.


O Ministério Público tomou a decisão após uma edição do quadro “Game Hipoglós Amêndoas” do programa "Mais Você", no qual foi abordado a questão do tempo de duração do aleitamento materno.

“Eu acho que, pelo fato deles [os bebês] estarem todos andando [é melhor] vocês acelerarem essa questão do desmame”, afirmou o educador Marcelo Bueno às mães que participavam do reality show.

“Sinto a vontade de falar: desmama, por que não existe essa função principal na alimentação”, continuou o educador. Ele ainda lembrou das recomendações da OMS a respeito do aleitamento materno até os dois anos de idade. No entanto, Bueno afirmou que “a questão não é a alimentação, mas deixar as crianças crescerem”.


Ana Maria Braga entrevista Marcelo Bueno durante o quadro Game Hipoglós Amêndoas sobre amamentação

Por conta da relevância pública do tema, o MPF recomenta que a Rede Globo veicule a recomentação no mesmo programa e quadro com igual duração, de 9 minutos e 41 segundos, em que o tema foi abordado no "Mais Você".

“O MPF-SP recomendou à Rede Globo veicular a informação correta sobre amamentação, pois no programa o educador Marcelo Bueno transmitiu informações equivocadas sobre amamentação”, diz Fabíola Cassab, advogada, membro da ONG Matrice e diretora da ONG IBFAN (Sigla em inglês da Rede Internacional do Direito de Amamentar)

Conforme o documento do Ministério Público, assinado pelo procurador regional dos Direitos do Cidadão, Jefferson Aparecido Dias, e pelas procuradoras da República, Ana Previtalli e Luciana Costa Pinto, a publicação oficial do Ministério da Saúde “Dez passos para uma alimentação saudável – guia alimentar para crianças menores de dois anos” preconiza a amamentação “até dois anos ou mais”. A mesma recomendação é feita pela OMS e pela Sociedade Brasileira de Pediatria. A OMS e o Ministério da Saúde também recomendam que as crianças com até 6 meses de idade sejam amamentadas exclusivamente com o leite materno.

Cassab lembra que a recomendação do MPF-SP não trata da necessidade de retratação do educador pela informação equivocada passada as mães, mas também pede entrevista com profissional especializado em aleitamento materno. O documento também afirma que “não só o MPF-SP, mas qualquer cidadão ou grupo pode pedir um inquérito civil” sobre eventual negativa da emissora.

O MPF-SP ainda afirmou que é necessário informar às mães participantes do reality show “Game Hipoglós Amêndoas” a respeito do equívoco na recomendação sobre desmame que receberam de Bueno e que elas tenham acesso às informações do Ministério da Saúde.

O Última Instância entrou em contato com a emissora e sua assessoria de imprensa respondeu por e-mail que "A TV Globo recebeu ofício do Ministério Público de São Paulo, está analisando o seu teor e responderá dentro do prazo indicado".
Leia aqui a íntegra das recomendações do MPF para a Rede Globo.

Fonte: Última Instância



O Seios Como Obsessão Estética



Mais uma desinformação nas sinistras manhãs dos programas da tv globo. 
Bem estar, Mais Você e Encontro são usinas de desinformação, omissão e defesa dos principais patrocinadores da tv globo, Isso é um crime contra a população.
O assunto acima fala da questão do desmame de crianças. O suposto educador , entrevistado por Braga, defende uma tese absurda onde estabelece o desmane com o fato da criança começar a andar, alegando que as crianças crescem mais rápido.
 E por que as crianças necessitam de uma maior velocidade de crescimento ?
 O tempo natural não é suficiente ?
 Todos nós sabemos que por trás de tais teses existem os interesses de grande corporações do setor de laticínios, que em parceria com o setor de estética, incentivam o uso de leite em pó até mesmo para recém nascidos. Seguindo essa linha, os adeptos de tais teses também defendem as cesarianas, com objetivos estéticos.
 Na década de 1960, a multinacional Nestlé, resolveu introduzir o leite em pó no mercado africano, onde tradionalmente as crianças são alimentadas pelo leite materno por um bom tempo.
O resultado foi desastroso.
 Em países com pessoas extremamente pobres o leite em pó era economizado pelas pessoas com diluições cada vez mais pobres, isso sem contar o fato de que a transnacional e governos locais não orientaram corretamente a população no tocante a diluição correta. O resultado foi o crescimento acentuado da mortalidade infantil, em níveis tão elevados  que a Nestlê foi processada e condenada por  crimes contra a humanidade.
Ainda, do ponto de vista da terapia reichiana, a amamentação e o desmane são etapas cruciais para o desenvolvimento da criança. Doenças como miopías, por exemplo, podem ser contraídas no momento da amamentação, em que a criança mamando busca o contato, através dos olhos, com os olhos da mãe para estabelecer um dialógo de expressões sobre as sensações vividas  no ato de mamar. Se a mãe ignora a criança , ela desesperada busca o seu olhar, exigindo demais de um sistema visual ainda em formação.
 O desmame é o mais crítico. De uma  meneira geral a criança não deseja encerrar a amamentação, e esse proceeso deve ser bem trabalhado pela mãe, para evitar  que um desmame brusco e inadequado possa trazer problemas de agressividade da criança com a mãe, em todas as etapas da vida. Grande parte da agressividade filho- mãe decorre de um desmame inadequado.
 Diante dos fatos a tv globo, mais uma vez, no mais você, fez menos de você, veiculando informações erradas e carregadas de interesses comerciais. Isso foi feito para recém nascidos e crianças. Os crimes de informação na tv globo estão cada vez mais hediondos. 
 Ana Maria Braga é míope ?
Vale ainda lembrar que na mesma semana, a novela salve jorge, da tv globo, exibiu uma cena em que uma mulher com um corpo perfeito para os padrões de estética midiáticos, foi aprersentada sendo vendida em um leilão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário