sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O Jornalismo Teatral e o Teatro do Jornalismo

O Jornalismo Teatral e o Teatro do Jornalismo


Datena: “Valério fez o que fez e a mídia ainda lhe dá moral”


Na edição da última quarta-feira (12) do programa da TV Bandeirantes “Brasil Urgente”, o jornalista e apresentador José Luiz Datena defendeu Lula e atacou a mídia de forma indignada. A abordagem que fez, aliás, talvez seja a mais perfeita que se fez, até aqui, para esse processo de verdadeira caça ao ex-presidente.

Por Eduardo Guimarães, no Blog da Cidadania


Confira, abaixo, as palavras textuais do jornalista:

“Marcos Valério tenta manchar a vida de Lula, o presidente de maior aceitação desse país. Valério não tem moral. Quem é Marcos Valério para acusar Lula? Acho até que Lula deve se defender com mais veemência; gostei da resposta do governo… Valério fez o que fez e a mídia ainda dá moral pra um bandido desse?”

Esse é o ponto. Datena, na mesma argumentação, falou em “inversão de valores”. A qualquer um que não viva no Brasil e que não acompanhe sua política, será difícil explicar o clima que se criou na mídia contra um presidente que deixou o poder aprovado por 80% dos brasileiros.

O estrangeiro desinformado sobre a realidade pátria por certo inferiria que aquele homem que está sendo apresentado nas primeiras páginas dos jornais como culpado das acusações que lhe faz um escroque que transitou por todos os partidos com seus esquemas de corrupção, os quais distribuiu absolutamente sem preconceitos de ideologia ou orientação política, certamente foi um governante muito malsucedido.

Se você explicar ao neófito em política tupiniquim que, muito ao contrário, durante os oito anos de Lula o Brasil se tornou uma potência emergente, pagou a dívida externa, descobriu uma das maiores reservas de petróleo do planeta, viu a renda de sua população disparar, o desemprego praticamente sumir, a pobreza e a concentração de renda finalmente refluírem como nunca antes na história desse país, aí é que o observador alienígena entrará em parafuso.

Por fim, você dará o golpe de misericórdia na vítima desavisada da politicagem à brasileira: dirá que esse homem que há menos de dois anos elegeu candidata que escolheu monocraticamente e que, há pouco, bancou outro “poste” e o elegeu de forma brilhante no maior colégio eleitoral do país, está sendo acusado por um criminoso condenado.

Um detalhezinho aos que dirão que o PT participou dos esquemas desse escroque: os políticos que esses caras-de-pau apoiam, os do PSDB, envolveram-se com Marcos Valério da mesma forma que tantos outros. Se os esquemas de Valério não enlameiam todos os tucanos, tampouco enlameiam todos os petistas.

Datena está coberto de razão, pois. É bom essa gente ir tratando de respeitar essa maioria esmagadora que continua apoiando o ex-presidente Lula, dando-lhe enorme aprovação inclusive em pesquisas recentes em que aparece como favorito para disputar a sucessão de Dilma ou só perdendo para aquela que ele mesmo, afinal, foi quem indicou aos brasileiros.


MUDOU DE LADO ?



O que Datena falou é a pura verdade.


Mas seria realmente o que Datena pensa ?


Essa é a questão.


Datena é apresentador de um programa , Brasil Urgente, da tv bandeirantes, no horário vespertino, onde explora , basicamente, a crônica policial.


O programa aborda perseguições policiais a bandidos, usuários de drogas, traficantes e os repetitivos problemas do trânsito na grande São Paulo, além de eventuais acidentes como incêndios, atropelamentos, sequestros e outros. Um programa sensacionalista, de pouco conteúdo informativo, com alguma prestação de serviço, onde o apresentador representa o papel de um intransigente defensor da ordem , da moral e da justiça.


Abusando do teatral e do sensacionalismo, Datena tornou-se referência nos programas do gênero.


Seu programa faz poucas, ou quase nenhuma, citações sobre o panorama político e econômico da país, salvo em épocas de eleições onde, inclusive, entrevista candidatos e foi responsável por um furo de reportagem quando conduziu o então candidato Serra a assumir que seria candidato nas eleições de 2010. Seu furo, inclusive, valeu uma vaga no programa Canal Livre , da emissora, onde os assuntos políticos e econômicos são abordados pelo satff editorial da emissora.


Vale lembrar, ainda, que durante a campanha de 2010, Datena, seguindo a pauta da grande imprensa, destilou preconceitos contra as mulheres com o intuito de atacar a então candidata Dilma.

Vale também citar, que por mais de uma vez, em programas da emissora, Datena se disse um admirador do ex-presidente Lula.


Em seu programa , Datena explora, repetidamente e a exaustão, supostas pesquisas de opinião em tempo real, sobre a aprovação de pena de morte no país e redução da idade penal. Cabe lembrar que tais pesquisas são sempre produzidas sob forte impacto de notícias sobre crimes brutais, onde o apresentador induz o telespectador a necessidade da aprovação de tais propostas.


A audiência de Datena abraça uma grande parcela de eleitores do PT e de Lula.


Datena é funcionário da tv bandeirantes, grupo extremamente conservador, provinciano, aliado do agronegócio e de cepa tucana. O jornalismo da emissora segue a pauta dos assuntos lançados pelo núcleo reacionário e golpista da grande imprensa, dando pouco, ou nenhum espaço para o contraditório.


Fica a dúvida. Datena falou a pura verdade, mas essa é a a verdade de Datena ?


A grande imprensa, onde se encontra a tv bandeirantes, é assumidamente de oposição intransigente , agressiva e violenta aos governos do PT e principalmente ao ex-presidente Lula.

Recentemente, talvez próximo do dia da declaração de Datena, pesquisas de opinião desfilaram pela grande imprensa apontando um índice de aprovação recorde de Dilma e seu governo e ainda indicarm que Dilma e Lula venceriam com facilidade as próximas eleiçoes presidenciais. Cabe lembrar que tais pesquisas foram coletadas logo após o julgamento da ação penal 470, denúncias de corrupção envolvendo Lula e outras denúncias , exaustivamente exploradas pela grande imprensa, e mesmo assim Lula, Dilma e o PT receberam expressivos índices de aprovação da população brasileira.


Datena criticou o bandido Valério e a grande imprensa.

É a verdade de Datena ou teria o apresentador apenas jogado para a torcida, no caso a audiência, tendo em vista a irrelevância da grande imprensa em alterar a opinião pública ?

Cabe lembrar, ainda, que tudo aconteceu depois de fortes críticas que a imprensa vem recebendo nas redes sociais.

A resposta é sua, caro leitor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário