sábado, 29 de dezembro de 2012

Bonner & Poeta - Patati & Patatá

Bonner & Poeta  -  Patati & Patatá


TV manipula notícia sobre criação de empregos


Por Fernando Branquinho em 24/12/2012 na edição 726


Na quarta-feira (19/12), no Jornal Nacional, o gráfico atrás da apresentadora Patrícia Poeta mostrava a criação de 1,77 milhão de empregos até agora, em 2012. Considerada a pindaíba econômica do mundo ocidental, qualquer cidadão de outro país olharia com inveja para cá. Mas na Globo não é assim: toda notícia que venha do governo tem que ser “negativada”.
Foi o que fizeram. Este foi o texto lido pela apresentadora:
“A criação de empregos com carteira assinada, este ano, foi 23% menor do que em 2011. É o pior resultado desde 2009. Mas, isoladamente, os números de novembro mostram um aumento de quase 8% no emprego formal.”
Quem estivesse jantando nessa hora sem olhar para a TV não veria o gráfico e faria juízo sobre a informação apenas com o que estivesse ouvindo. Desta vez mudaram a técnica: deram a notícia positiva de forma negativa, e no fim veio o “mas” positivando parcialmente os fatos. Isso é democracia, liberdade de expressão e tudo o mais que eles dizem quando se quer acabar com o oligopólio da mídia? O nome disso é partidarismo de mídia através de manipulação da notícia.
Paranoia? Perseguição à Globo? Coisa de esquerdista, de petista, de lulista, brizolista? Confira aqui mais essa vergonha. Agora veja a notícia por outro ângulo: “Brasil cria 1,77 milhão de empregos com carteira assinada em 2012”.
Os dados do Caged
De janeiro a novembro deste ano, foram abertos 1.771.576 postos de trabalho com carteira assinada no Brasil, o que representa uma expansão de 4,67% no nível de emprego comparado com o final de 2011, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado na quarta-feira (19/12) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Os dados de novembro, segundo o MTE, mostram continuidade à tendência de crescimento do emprego no Brasil, que registrou pela terceira vez em 2012 um saldo superior ao do ano anterior. Foram declaradas 1.624.306 admissões e 1.578.211 desligamentos no referido mês. Como resultado, o saldo do mês foi de 46.095 novos empregos com carteira assinada no Brasil, correspondentes ao crescimento de 0,12% em relação ao registrado no mês anterior.
Segundo o Caged, apresentaram desempenho positivo no mês o comércio, com 109.617 postos (1,27%), sendo o terceiro melhor saldo para o período; e serviços, com 41.538 postos (0,26%). Por outro lado, alguns setores apresentaram desempenhos negativos. A construção civil teve baixa de 41.567 postos (-1,34%), decorrente de atividades relacionadas à construção de edifícios (-15.577 postos) e construção de rodovias e ferrovias (-8.803 postos), associados a términos de contratos e a condições climáticas.
Complexo sucroalcooleiro puxa emprego para baixo
Na agricultura, houve retração de 32.733 postos (-1,98%), devido à presença de fatores sazonais negativos. A indústria de transformação teve perda de 26.110 postos (-0,31%), proveniente dos ajustes da demanda das festas do fim do ano, queda menor que a ocorrida em novembro de 2011 (-54.306 postos ou -0,65%).
O emprego cresceu em três das cinco grandes regiões, sendo a Sul, com 29.562 postos (0,41%); Sudeste, com 17.946 vagas (0,08%), e Nordeste, com 17.067 empregos (0,28%). As exceções ficaram por conta da região Centro-Oeste (-14.820 postos ou -0,50%), cuja redução deu-se ao desempenho negativo da agricultura (-9.130 postos); da construção civil (-6.393 postos) e da indústria de transformação (-5.929 postos); e da região Norte (- 3.660 postos ou -0,21%), onde a construção civil (-3.371 postos) e a indústria e transformação (-2.084 postos) foram os principais setores responsáveis pela queda no mês.
Por unidade da federação, dezesseis tiveram expansão do emprego. Os destaques foram Rio Grande do Sul (+15.759 postos ou 0,61%); Rio de Janeiro (+13.233 postos ou 0,36%); Santa Catarina: (+8.046 postos ou 0,42%); São Paulo (+7.203 postos ou 0,06%); Paraná (+5.757 postos ou 0,22%) e Bahia (+5.695 postos ou 0,34%). Os estados que demonstraram as maiores quedas no nível de emprego foram: Goiás (-8.649 postos ou -0,75%), devido, principalmente, às atividades relacionadas ao complexo sucroalcooleiro, e Mato Grosso (-5.910 postos ou -0,97%), por causa do desempenho negativo do setor agrícola (-4.798 postos) [ver aqui].
***
[Fernando Branquinho é jornalista, Brasília, DF]

Quando a ética e a moral se tranformam em instrumentos de retórica


Para todos nós que acompanhamos a grande imprensa desde outras décadas, não é novidade o que fez, faz e fará o jornal nacional da tv globo.
Também não é a única mídia a agir assim.
Todos os telejornais da mídia privada, os impressos e as emissoras de rádio tem o mesmo comportamento.
As notícias são escolhidas e passadas para o público em uma operação coordenada.
Os analistas, cronistas  e outros são cuidadosamente escolhidos, em dia , mes e assunto , para que possam destilar suas idéias.
Omitir a realidade, os avanços conseguidos pelos governos democráticos e populares do PT, é a estratégia da grande imprensa.
Amplificar, ao máximo, as fragilidades e deficiências do governo também é parte da estratégia.
Sair em defesa da moral, e dos bons costumes, principalmente agora por causa do julgamento da ação penal 470, também pega bem nas tintas e nos decibéis dos arautos da moralidade.
Quem diria, hein,  a direita corrupta, suja, que sempre roubou o país e o povo, que sempre se enriqueceu as custas de governantes aliados , hoje se apresenta com vestes moralistas e éticas.
Entende-se, afinal a direita, onde se situa encastelada a imprensa, foi durante muitas décadas acusada, corretamente, pela esquerda e pelo povo, como corrupta, incentivadora e realizadora de inúmeros e escandalosos malfeitos com a coisa pública, mentora e executora do maior processo de esfacelamento do estado brasileiro em toda a história que proprocionou o enriquecimento de pessoas , instituições e organizações acomodadas na eterna órbita de corrupção e favorecimento de benesses por parte dos governos, principalmente na década de 1990, onde as privatizações do patrimônio público proporcionaram o surgimento de uma nossa classe de milionários.
Apesar de todos os esforços da esquerda para que tais fatos fossem apurados, nada foi feito até hoje. O governo dos tucanos, com o amplo apoio da imprensa, blindou toda e qulaquer iniciativa de apuração de desvios de quantias milionárias para os aliados daquele governo.
Também, na época, o Supremo Tribunal Federal, com seus respectivos membros, não tinha o status que tem atualmente de mega celebridades togadas, trabalhando assiduamente na defesa dos interesses do país e do povo. Talvez o povo , ou grande parcela dele, não soubesse sequer da existência do STF, para o bem dos governos, governantes e a imprensa da década.
Entende-se a fúria da imprensa contra o governo do PT e a cruzada moralista e ética.
Uma questão de vingança. Algo do tipo: " você agora é governo e chegou a minha vez de denunciar"
" quero ver você no governo com o discurso de oposição" " quero ver você defendendo a ética em um sistema onde a corrupçaõ está na raiz", agora você vai ver o que é bom ", etc...
Essa é a realidade do momento que vivemos no tocante ao comportamento da imprensa em defesa da ética e da moral. Tudo passa ,apenas, pelo jogo do poder. O objetivo da oposição e da direita, cantado diariamente através de suas mídias e seus escribas, é a retomada do poder. Para isso , vale tudo, até mesmo o ladrão denunciar atos de corrupção., ao melhor estilo japonês kamikaze da segunda guerra mundial, ou mais recente, os terroristas que explodem bombas presas em seus corpos.
Como exemplo do ódio e fúria contra os partidos de esquerda defensores de total transparências nas ações de governos, pode-se citar a gestão da Luiza Erundina, quando prefeita da cidade de São Paulo pelo PT, no final da década de 1980 e início da década de 1990.
Impecável com a tranparência das ações de seu governo do PT na prefeitura, em sintonia com uma das bandeiras do partido, Erundina , após o término de seu mandato, sofreu uma minuciosa e profunda auditoria do Tribunal de Contas do Município, que trabalhou em sintonia com a gritaria da imprensa, com o claro objetivo de identificar desvios nos anos de gestão na prefeitura do PT. É dever do TCM, aprovar as contas de uma gestão, mas esse dever pode ser mais ou menos rigoroso em funçaõ do cenário político da cidade, estado ou mesmo do governo federal e também por outros interesses que possam afetar os interesses de uma máquina onde a corrupção está entranhada em todas as veias. A auditoria do TCM encontrou desvios de recursos , que poderiam corresponder quase ao prreço de um imóvel de dois dormitórios , de classe média, na cidade de São Paulo.
O valor correspondia ao patrimônio de Luiza Erundina, um apartamento de dois dormitórios da cidade de São Paulo, que se não fosse pela ajuda de amigos teria que vender seu únicó imóvel para pagar a quantia encontrada pela sanha hipocritamente moralista da auditoria do TCM.
A história agora se repete, colocando em cena os mesmos atores, PT, Direita e Imprensa, porém em escala nacional, na esfera federal.
Imagine, meu caro leitor, se na gestão de Erundina o TCM encontrasse as falcatruas do funcionário da prefeitura de São Paulo que atende pelo nome de Aref.
O Sr, Aref, na gestão Kassab, foi flagrado em atos de corrupção e ainda descobriu-se que seu patrimônio ultrapassa a casa de 30 milhões de reais, issso para um reles funcionário público. O prefeito Kassab, como de costume, disse não sabia de nada e que não poderia se responsabilizar por ações isoladas de um funcionário.
A imprensa, timidamente defendeu seu aliado, o prefeito, e o domímino do fato, a responsabilidade maior por malfeitos, aplicada a Erundina, não valeu para Kassab. Cabe ainda ressaltar que a auditoria do TCM na gestão Erundina, avaliou todo o trabalho da prefeita durante quatro anos, e o Sr. Aref, em apenas um flagrante da gestão Kassab, colocou em cena valores absurdos
A moral e a ética quando interessam
Assim sendo, meu caro leitor, o jornal nacional escondendo notícia e manipulando um feito importante para o povo tornou-se uma prática corriqueira, imoral, amoral  e totalmente desprovida de qualquer conteúdo ético, pois o que está em jogo é a destruição de do PT e principalmente de Lula, que depois de fazer mais das suas , elegendo o até então desconhecido Haddad para  a prefeitura da maior cidade do país, mostrou sua pujança política e sua força no cenário que se desenha para 2014.
Diante do fato, a imprensa passou a vomitar resíduos sólidos de fúria contra o PT, Dilma e Lula, pois a vitória da PT na prefeitura de São Paulo também foi mais uma humilhante derrota, dentre muitas ,nos últimos dez anos, sofrida pela oposição de direita e pela imprensa
Enquanto Bonner e Poeta, no sofrível, medíocre e irrelevante jornal nacional da tv globo, escondem e manipulam as notícias, o povo brasileiro vivencia a realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário