sexta-feira, 30 de novembro de 2012

O Poste Que Fez Xixi No Cachorro

O Poste Que Fez Xixi no Cachorro

O apresentador José Luiz Datena voltou a falar do sequestro que negociou ao vivo no "Brasil Urgente", da Band, nesta quinta-feira (29).


O programa exibiu uma reportagem sobre a repercussão do caso pela CNN, rede internacional de notícias, que acabou servindo para endossar a versão da história sustentada pela Band. Ou seja, de que o pedido para Datena intermediar o diálogo partiu da polícia.

A assessoria de imprensa da Polícia Militar de São Paulo informou que vai "apurar as circunstâncias" e ressaltou que "o mais importante é preservar vidas".

O editor internacional para América Latina da CNN falou que Datena é uma "celebridade muito conhecida no Brasil" e estava ao vivo nesta quarta quando recebeu telefonema pedindo que negociasse com um homem que ameaçava a mãe e a irmã com uma faca.

O âncora do canal internacional se espantou ao saber que o brasileiro disse ter se arrependido após o encerramento da transmissão, porque suspeitava que a audiência crescera com o caso.

De fato, o "Brasil Urgente" chegou ao seu pico no Ibope no momento em que o sequestrador se entregou, encerrando o caso sem nenhuma vítima.

Datena deixou o resto do comando da atração com Marcio Campos, dizendo estar "emocionalmente abalado". 

obs. texto publicado no Folha online de 30.11.12


Realmente a Segurança Pública de São Paulo está caótica, sem direção, sem rumo.

A cidade de São Paulo e também algumas cidades do estado estão mergulhadas em uma onda sem fim de crimes e violência.  Os números de vítimas de crimes , assassinatos, roubos, roubos com morte, etc  apresentados diariamente são alarmantes.
A Faixa de Gaza é aqui, cantaria Caetano Veloso , isso se o velho compositor não resolvesse dizer que os crimes não existem e que  são apenas invensões de petistas.

A situação é muito grave e o governo federal deveria intervir em São Paulo para garantir a ordem e a civilidade, já que o governo estadual está a deriva em perfeita harmonia com todo o ideário político e econômico defendido e aplicado pelos barões de alta plumagem durante longos anos em São Paulo.

O apresentador da tv bandeirantes afirmar que recebeu um pedido da polícia para atuar como negociador de um sequestro é o mesmo que um poste fazer xixi em um cachorro. O surrealismo invadiu São Paulo em uma triste, assustadora e crônica bienal em céu aberto, revelando a falência da segurança pública.

O trabalho de negociar com bandidos  em situações de sequestro exige pessoas treinadas e capacitadas para tal, como se espera das polícias. Não é o caso do apresentador, que se utilizou do pedido policial para alavancar índices de audiência  e, com isso , colocando todos os envolvidos no sequestro em alto risco.
A obsessão por índices de audiência na tv aberta brasileira já levou o mesmo apresentador da tv bandeirantes  a se esconder em sua residência por conta de uma criminosa armação produzida por concorrente seu, em que um suposto bandido armado aparecia no vídeo ameaçando de morte o apresentador da tv bandeirantes. Tudo isso para aumentar índices de audiência.
Recentemente a apresentadora Xuxa disparou contra um concorrente seu que estaria a sua frente na audiência. O detalhe que o concorrente era um pássaro, personagem principal de uma animação. Mais uma vez um poste fez xixi no cachorro.
Cabe lembrar que acontecimento semelhante ocorreu no programa de Sônia Abrão , da rede tv, em um passado bem próximo. Um repórter da emissora, entrou ao vivo no programa de Soninha, com imagens de um sequestro com ameaça de morte. Não satisfeitos, o intrépido repórter e a apresentadora , concordaram que o repórter deveria conversar com o sequestrador para negociar uma solução pacífica, tudo isso ao vivo, em horário vespertino.  Na ocasião a trapalhada jornalística foi duramente criticada em todas as mídias e também pelos órgãos de Segurança Pública da cidade de São Paulo.

Os programas da tarde nas tv brasileiras, em sua maioria, são de péssima qualidade, sensacionalistas, explorando o crime e a barbárie, independente se são veiculados na rede tv, bandeirantes, record, e outros. Aos apresentadores desses programas espera-se que fiquem restritos, já que os programas continuam,  a apresentação das barbaridades diárias, falando suas asneiras costumeiras, e que a segurança pública não misture atribuições e cumpra com eficácia suas funções.

Quanto a tv brasileira, diante dos casos citados , ficam as perguntas :

-  ancorado em liberdade de expressão, um apresentador de um programa pode    inventar uma falsa entrevista em que um suposto bandido ameaça de morte um colega seu de profissão ? Se é ilegal tal comportamento não deveria existir punição para os envolvidos, inclusive a emissora ?

- ancorado em liberdade de expressão, pode um apresentador, ao vivo, participar como negociador em um sequestro mesmo não tendo qualificação para tal ? 

- ancorado em liberdade de expressão pode a animação de um pássaro sofrer agressões de concorrente ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário