sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Dona Lindalva e a Novela do Mensalão


 Dona Lindalva e a Novela do Mensalão





Devemos respeitar as decisões dos tribunais ? Sim. Mas isso não significa que devemos concordar ou ficar calados com tais decisões. Quando não concordamos, devemos botar a boca no trombone. O caso da ação penal 470, que o globo de hoje se refere aos condenados como mensaleiros, tem gerado um grande debate. Nunca dantes na História desse país vi a suprema corte tão empenhada em um julgamento, por outro lado, que também pode ser o mesmo, nunca vi a imprensa disponibilizar tanto assunto sobre um julgamento. Considerando que a condenação dos réus envolveu uma tese, com poucas provas concretas, cuidadosamente construída pelo STF com apoio da mídia, coloco dúvidas quanto a lisura deste processo. Isso não é afronta, Sr. ministro, trata-se de domínio dos fatos como eles se apresentam para o povo. Também me questiono e coloco a questão se os demais julgamentos envolvendo políticos e empresários do país terão a mesma visibilidade nos grandes meios de comunicação e o mesmo empenho do STF. Até mesmo para os inocentes do Leblon, fica claro que um forte viés político comanda o julgamento. Dona Lindalva, dedicada dona de casa que mora em Copacabana e que também assiste diariamente todas as novelas da tv globo, com execeção de malhação pois , segundo a anciã, tem muita saliência e indecência com meninos e meninas adolescentes, também torceu o nariz com a enxurrada de notícias sobre o julgamento da ação penal 470.
- tem coisa estranha aí, meu velho, disse a anciã para Jovelino, o marido. Nunca vi tanto barulho e tanta notícia por causa de corrupção. Tem bandido de gravata que não acaba mais, e a gente sabe deles e nunca vi nenhum ser preso.
- é coisa política, mulé, disse Jovelino segurando seu cachimbo. O que está em jogo não é acabar com os crimes de corrupção. O que a globo quer é atacar o governo e os amigos do nosso Lula
- ihhhhh ! se mexer com Lula vai ter que mexer comigo também, disse Lindalva.
O povo, que de uma forma ou de outra, acompanha as notícias sobre o julgamento, sabe que se trata de uma armação política assim como sabe que os grandes corruptos e ladrões estão livres e raramente são indiciados em ações e quando isso acontece a grande imprensa trata de protegê-los, pois todos são cúmplices e responsáveis pelo verdadeiro custo Brasil, ou como dizia nosso saudoso Brizola , das perdas internacionais. Pedir o passaporte dos condenados no julgamento da ação penal 470, pode ser entendido como um factóide político, ou uma intelecção emocional, no caso por uma raiva racionalizada togada, ou ambos , com o objetivo de atingir o adversário político em questão. Um populismo jurídico, depois de tanta visibilidade, também pode ser considerado como mais um ingridiente da receita política. Teremos algemas ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário